Edmilson Teixeira
Chã Preta
Ao longo de quatro dias ( de quarta a sábado da última semana) , a cidade de Chã Preta/AL no Vale do Paraíba, comemorou em grande estilo, seus 58 anos de emancipação política; numa festa que transcorreu paralela ao 26ª Festival da Cultura. Presenças das bandas Garota Sertaneja, Luiz Henrique e Carlinhos Baby Som, Pedrinho Pegação e Manoelzinho, cuja Prefeitura contou com o apoio do Governo do Estado, a fim de consolidar um evento que já faz parte do calendário turístico de Alagoas.
Atrações
Na quarta-feira, por exemplo, a prefeita Rita Tenório (PMN) recebeu o vice-governador Luciano Barbosa, que na condição de Secretário de Educação, reinaugurou uma escola estadual. “Inauguramos duas praças, o canteiro central do Conjunto Manoel Tenório; além de um Parque Infantil; e na sexta-feira, foi à vez da inauguração de uma creche, com capacidade para manter cerca de 300 crianças; essa creche por sinal estava com sua obra inacabada e abandonada, pois refizemos todo projeto, para assim garantir um produto de qualidade para o povo de Chã Preta”, comentou orgulhosa Rita Tenório.
Campanha
O que se sabe é que a prefeita está a todo vapor trabalhando visando a sua reeleição, sobretudo com o apoio do marido, o deputado estadual Francisco Tenório (PMN). “Alcançar outro mandato à frente da Prefeitura, faz parte de um projeto de trabalho do nosso grupo; que acima de tudo visa alavancar o progresso do nosso município, garantindo estrada, moradia, educação, saúde e a geração de emprego e renda” disse Rita Tenório
Duelo
Quanto ao clima de campanha política, a prefeita Rita Tenório afirma que os opositores estão desesperados, onde buscam ressuscitar notícias “fantasiosas” temperadas com o sensacionalismo da mentira. “Nesta segunda-feira, por exemplo, está circulando uma matéria ligada ao TCU, de maneira que o órgão federal cita unicamente a cobrança de uma multa de 10 mil reais relacionada a um evento no final de 2009, quando da nossa primeira gestão. Essa decisão por sinal, foi proferida pelo TCU há três anos, cuja questão estamos ainda tratando junto a Justiça; lógico para não pagar, pois exatamente nesse ano de eleição, os opositores agora vêm explorar um fato bobo de tamanha natureza” comentou.
Efeito do vírus
A Prefeitura de Olho D’Água Grande informa que, seguindo a orientação do Governo do Estado em relação ao coronavírus, de não realizar eventos com grande público - e, em consenso com integrantes da Paróquia, decidiu pelo cancelamento do show artístico que seria realizado nesta quarta-feira, nas festividades do Padroeiro São José.
Justificativa
O prefeito Zé Adelson destaca que o momento requer cautela, e que a prioridade absoluta da sua administração é o bem estar e a saúde da população. O cancelamento do show é uma das medidas preventivas que serão adotadas nos próximos dias, visando evitar a possível circulação do vírus no município. “Agradecemos a compreensão de todos. Cada um fazendo a sua parte, certamente vamos passar mais rapidamente por esta dificuldade que o mundo inteiro enfrenta!”
Mata Grande
O público que estava se programando para ir à cidade sertaneja de Mata Grande/AL, a fim de prestigiar Mano Walter, Peruano, Jr Moral e Luiz Henrique, como grande atrações musicais das festividades do 183 anos de emancipação política daquele município nesta quarta,18, agora tem que esperar uma outra data. É que a Prefeitura na manhã desta segunda-feira cancelou a festa; como parte de uma preocupação com a proliferação do novo coronavírus.
Mata Grande II
A medida segundo o prefeito Erivaldo Mandu foi recomendada pela Secretaria Municipal de Saúde, sobretudo para evitar aglomeração com mais de 500 pessoas, que certamente seria bem maior. “Na realidade a orientação faz parte de uma determinação do Ministério da Saúde, por conta do grande avanço da proliferação do novo coronavírus” disse o gestor.
Argumento
“É nosso dever enquanto gestores, mesmo lamentando por não estarmos comemorando a nossa emancipação na data correta, preservar a saúde da população; que entenderá a nossa posição com o adiamento da festa de aniversário da nossa querida Mata Grande”. diz a nota em nome do prefeito Erivaldo Mandu. Ainda segundo a Nota, a nova data para a realização do evento só será anunciada quando o surto de coronavírus estiver controlado e o risco de contaminação diminuir.
Senac
O Senac abre 595 vagas em cursos gratuitos, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), para Maceió (para o bairro de Guaxuma), Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Maragogi e União dos Palmares. O programa é destinado a pessoas de baixa renda – cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse 2 salários mínimos federais.Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011