Alisson Barreto

O CORAÇÃO, DOIS PÉS E UM RECOMEÇO DE 366 PÁGINAS

Alisson Barreto 02 de janeiro de 2020
O CORAÇÃO, DOIS PÉS E UM RECOMEÇO DE 366 PÁGINAS
Reprodução - Foto: Assessoria
O CORAÇÃO, DOIS PÉS E UM RECOMEÇO DE 366 PÁGINAS Por Alisson Barreto Publicado em 02/01/2020 [embed]https://youtu.be/19Q2pF0SaY8[/embed] Um novo ano se inicia, aonde teu coração deseja ir? Aonde teus pés te levarão? Eis que é um ano bissexto (366 dias) e todos terão um dia a mais para realizar. O que será feito com as novas oportunidades? Sonhos e oportunidades no ar.

366 dias neste ano se inicia,

o coração bombeia...

E aonde teus pés irão?

Bem se sabe que nem sempre surgem as oportunidades que se espera ou deseja, mas também pode ser que apareçam outras que despercebidas. Eis uma necessidade de vigilância diferenciada! O irônico é que muitos olham para fora, mas as maiores oportunidades são aquelas que se ocultam nos próprios corações. Oportunidades de crescer, de amar mais e melhor; oportunidades de se aprofundar e de viver o amor. Chances de estudar mais, de procurar trabalhos melhores, de fazer realidades superiores.

Pés não andam se os sangue não lhes chega.

Qual o vigor dos teus sonhos?

O que te move e o que carregas?

O ano novo é uma ocasião para se perguntar sobre como se está em termos de virtudes, quais os propósitos para o intelecto e como se cuidará do próprio corpo. Tempo de analisar como tratou o outro, como sonhará com o amanhã e como fazer a ponte da realidade à realização do sonho. Antropologicamente, é iminência de rito de passagem: um ano se foi e logo exsurgiu outro.

A lua se oculta em alguns dias,

Mas o Sol sempre está lá!

Nem sempre se o vê acolá. O que farás ou farias?

O coração é um mundo a conquistar.

É tempo de reinventar-se ou, simplesmente, trabalhar-se à virtude, em cada dia. O que fazer para não terminar o ano que se inicia querendo livrar-se dele? Quando se passa ano após ano ansiando pelo ano vindouro, o tempo passa mais rápido; pois quer-se logo despedir-se de um ano para começar o outro. E o tempo passa, as roupas mudam, mas as situações se repetem. É preciso amar, é necessário amar-se, é fundamental buscar e importantíssimo planejar e realizar. O que buscas?

Dia após dia os segundos passam.

O Sol brilha, taças tilintam.

As virtudes não são acidentes pontuais,

Brilham em seres que não passam.

Ano novo pede vida nova, renovação dos ânimos, o reacender da esperança. Esperança virtuosa não é inerte, move-se e move. E hoje, mais que ontem, é crucial esperançar! São Bernardo do Campo – SP, 30/12/2019 (texto) e Maceió -AL, 02/01/2020 (poesia).

Alisson Francisco Rodrigues Barreto*

* Alisson Francisco Rodrigues Barreto é poeta, filósofo; bacharel em Direito, pós-graduado. Autor do blog A Palavra em palavras, na Tribuna desde 2011, e também do livro “Pensando com poesia”.