O prefeito de Traipu, Cavalcante, afirmou que reeleição é uma consequência natural de um trabalho voltado para o desenvolvimento do município Cavalcante disse ainda que agora é o momento de continuar focado na execução das obras e ações em andamento, beneficiando a população de forma permanente. O prefeito destaca, por exemplo, o projeto de bolsa para os músicos. De autoria do Poder Executivo, o projeto de bolsas prevê remuneração para setenta músicos e um maestro. “O objetivo fundamental deste projeto é fortalecer o principal traço cultural de Traipu, conhecida em toda Alagoas como cidade dos músicos”, destacou o prefeito.
Planejamento
Para o prefeito Cavalcante, tão importante quanto uma provável reeleição, é a execução de todo planejamento já realizado e atualmente em andamento, voltado para atender as demandas da população de Traipu. “Construção e reforma de praças, postos de Saúde, reforma de escolas, recuperação de estradas, pagamento de salário, implantação de projetos na Agricultura, entre outras ações, são a prioridade número um”, disse.
Recursos próprios
O prefeito disse ainda que, mesmo com quase nenhum recurso do Governo Federal, obras importantes e reivindicadas há anos pela população estão sendo executadas, como a construção de uma grande praça no povoado Vila São José. “Com planejamento e recursos próprios, estamos construindo obras estruturantes e permanentes como praça na Vila São José, que é uma das maiores do município, parece mais um calçadão”, disse o prefeito, acrescentando que ouvir a população e realizar os
investimentos para atender ao maior número de pessoas é a missão que vem cumprindo.
Novos aliados
Como todo político, Cavalcante disse que vem conversando com aliados e estudando a possibilidades de futuras alianças. "Nossa aliança será realizada com pessoas de bem, que tenham projetos voltados para melhorar a vida das pessoas”, disse.
Prisão domiciliar
O prefeito de Maribondo, Leopoldo Pedrosa, deixa Sistema Prisional com tornozeleira eletrônica. O desembargador presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airam, decidiu substituir a prisão preventiva do prefeito por outras medidas cautelares. O alvará de soltura chegou por volta das 18 horas da terça-feira, 24.
Suposto homicídio
Em relação ao suposto homicídio ocorrido na cidade de São Miguel dos Campos, o plantão criminal, em sede de segundo grau, revogou a prisão temporária, sob o argumento da violação ao princípio da atualidade das cautelares, tendo em vista que o referido crime teria ocorrido no ano de 2015 e não haveria, em 2019, qualquer fato novo que ensejasse a decretação de uma custódia processual, defendeu o advogado Rodrigo Monteiro. Já sobre a acusação de tráfico de drogas, ponderou a sua intervenção para aplicar o monitoramento eletrônico em sede domiciliar.
Relatório
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, registrou 289 atendimentos na terça-feira (24), e na quarta-feira (25). Conforme relatório divulgado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), os casos que
mais chamaram a atenção foram os atendimentos a 69 vítimas de acidentes no trânsito, sendo 63 pacientes de quedas e colisões com motos.
Atendimento
O hospital ainda registrou 45 atendimentos a vítimas de quedas da própria altura; três pacientes sofreram agressão com arma branca (faca/facão) e foram registradas três assistências a vítimas de agressão com arma de fogo. Também foram contabilizados 11 atendimentos a pessoas com corpo estranho no olho, nove atendimentos a vítimas de agressão física e 11 assistências a pacientes com picadas de escorpião e mordidas de cachorro. (Com Assessoria).
Violência
A noite de Natal foi marcada por uma tragédia em uma família de Penedo. Após ser brutalmente espancado, um homem morreu. Ele ainda conseguiu pedir ajuda a sua mãe, no entanto, ela é muito idosa e nada pode fazer para ajudá-lo. O fato aconteceu na noite de terça-feira (24), no bairro Dom Constantino, em Penedo. (Com Diário Arapiraca).
Natal solidário
Em parceria com diversas instituições e empresas de Arapiraca, o Procon municipal deu início a entrega das doações arrecadadas durante o Natal Solidário 2019, promovido pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, através do órgão de fiscalização. As doações do primeiro ponto de coleta, no Senac, foram entregues a três instituições filantrópicas. São elas: Abrigo Anjo Letícia, Lar São Domingos Sávio e Alberque Monsenhor José Neto. Nesta primeira etapa de entrega, foram destinados para as instituições citadas mais de 200 quilos de alimentos, cerca de 200 kits de higiene pessoal, além de roupas e calçados novos.
... Em novembro, a Prefeitura de Arapiraca implantou o programa Saúde na Hora e estendeu o horário de funcionamento em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passaram a atender à população em horário especial, das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira.
... Após um mês da sua implantação, o Município já identifica, através dos números fornecidos pela Secretaria de Saúde, o alcance e benefícios para os usuários.
... Somente durante o horário especial, das 12h às 14h e das 17h às 20h, quando as sete UBS habilitadas no Saúde na Hora permanecem de portas abertas, o Município registrou cerca de 2.500 atendimentos, somente em 30 dias. Além dos 6.500 usuários – somando atendimento médico e de enfermagem – no período comercial. (Com Assessoria)
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.