Roberto Baia
Membro da Acala
O vereador Léo Saturnino recebeu, na noite de quarta-feira, 18, o título de membro da Academia Arapiraquense de Filosofia, Ciências, Letras e Artes (Acala). O título foi entregue ao parlamentar durante a última reunião da ACALA, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do bairro Santa Edwiges. A solenidade empossou novos membros efetivos, beneméritos, honorários e correspondentes da ACALA.
Reconhecimento
Léo Saturnino recebeu o título de membro Honorário, uma forma de reconhecimento pelo seu relevante serviço em prol da cultura e da literatura. O vereador parabenizou os novos membros e desejou bastante sucesso na nova gestão da entidade. Além de afirmar que sentiu honrado em receber o título. Agradecimentos
“Com este reconhecimento por uma entidade formada por importantes literários de Arapiraca, isso é mais um marco em nossa vida, como homem público. O reconhecimento nos mostra que trabalho está no caminho certo. Aproveito a oportunidade para agradecer a presidente da Acala, a professora Carla Emanuelle Messias de Farias, por esse reconhecimento”, disse o vereador.(Com Assessoria).
Solicitação a SMTT
Fabiano Leão (MDB) solicitou à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a colocação de toldos nos pontos de taxis da Praça Manoel André, como também banheiros químicos para os motoristas e transeuntes. Em sua justificativa, o vereador classificou como vergonhosa a
situação das praças de táxis em Arapiraca, que não oferecerem nenhuma condição para esses profissionais que ficam expostos ao sol e a chuva sem o local adequado.
Ponto organizado
“Quando não há uma cobertura, as pessoas passam e nem percebem que naquele local existe um ponto de táxi. Apenas a placa da prefeitura, sinalizando o ponto, não é suficiente. Outro fator importante é que o faturamento do taxista aumenta com um ponto de táxi organizado e bonito”, disse.
Conforto Segundo Fabiano Leão, os taxistas só têm a ganhar quando instalam uma cobertura em seus pontos. Além disso, disse o vereador, a identificação do ponto de táxi é muito importante.
“O conforto que um ponto de táxi coberto possui também é indiscutível. Os taxistas, muitas vezes, passam mais tempo no ponto do que em suas próprias casas, e devem ter um lugar para tomar um copo de água, uma lixeira, banheiro químico e tudo isso pode ser contemplado em uma cobertura moderna e eficiente. Os passageiros também ganham, porque não precisarão esperar um táxi na chuva ou sol forte, se houver uma cobertura no local”, concluiu Fabiano. (Com Paulo Marcello).
Arapiraca
Intersetorial das escolas públicas com as áreas de educação, saúde, segurança pública, assistência social, justiça e outras envolvidas com o desenvolvimento das políticas públicas, Arapiraca foi um dos 10 municípios do Brasil, único de Alagoas, a participar do curso “Saúde e Segurança na Escola”. O curso é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz-Brasília e com a Universidade de
Brasília (UnB), com o apoio dos Ministérios da Educação e da Saúde (via Programa Saúde na Escola).
Construção de estratégias
A capacitação é realizada na modalidade semipresencial e propõe a construção de estratégias de prevenção da violência, abuso de álcool e outras drogas e a construção de uma rede intersetorial. Na quarta-feira, 18, foi realizada a cerimônia de encerramento do curso. A solenidade, que aconteceu no auditório do CRIA, contou com a presença dos cursistas, além de representantes dos órgãos participantes e da secretária de Articulação Política de Arapiraca, a Professora Graça Lisboa. (Com Assessoria).
Revogação da prisão
O juiz da 8ª vara criminal de Arapiraca, Geneir Marques de Carvalho Filho, determinou esta semana, a revogação da prisão de Wallaph Magno de Almeida, 25 anos, suspeito de matar por asfixia a enteada Maria Lorrany dos Santos, de 7 meses. O crime ocorreu no dia 06 de novembro de 2019, no bairro Primavera, em Arapiraca.
Caso
No dia do crime, Wallaph Magno de Almeida, alegou que a enteada caiu da cama, mas o laudo do Instituto Médico Legal (IML) atestou que a vítima foi morta por asfixia. A soltura de Wallaph Magno foi um pedido da Defensoria Pública de Alagoas, que levou em consideração o excesso de prazo para conclusão das investigações.
... Com auditório da Casa da Cultura lotado, a Prefeitura, através do Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca (CCPAR), promoveu, na quarta-feira (18), a entrega de 220 certificados de cursos do Capacita Arapiraca, programa em andamento no município e que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas através de cursos e workshops.
... Os certificados entregues são referentes aos cursos de Informática Básica, Primeiros Socorros Infantis (Lei Lucas), NR20, sendo esses dois últimos realizados através de parceria com o Comando de Treinamentos.
... Também foram desenvolvidos outros curtos no Programa Capacita Arapiraca, como o workshop de Fotografia, Oficina do Emprego, Oficinas de Fuxico, Crochê, Laços Infantis e Tiaras. Os participantes também participaram de palestra sobre Princípios de Segurança no Trabalho, ministrada pela D Proteção.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.