Alisson Barreto

ESPERANDO O MENINO JESUS

Alisson Barreto 10 de dezembro de 2019

ESPERANDO O MENINO JESUS

Por Alisson Barreto Publicado em 10/12/2019 [embed]https://youtu.be/Yxbozq8xgTU[/embed]

É fim de ano e o tempo de comemorarmos a chegada do Menino Jesus está cada vez mais próximo. Chegou o Advento, oportunidade maravilhosa de preparação para o Natal

Que venha Aquele que há de vir!

Uma bela estrela aponta para a luz.

Vinde, Senhor Jesus!

É chance de olhar para dentro de si e pensar como se preparar melhor para esperar Aquele que há de vir, ou seja, como preparar o coração para receber Nosso Senhor Jesus Cristo. “Jesus, manso e humilde de coração, fazei de nosso coração semelhante ao Vosso”.

Um ano litúrgico se iniciou e o civil há de chegar.

Neste tempo, preparamos o coração

Pois o Menino Deus a nós virá!

Tempo de se perguntar sobre o que se pode fazer para melhorar na prontidão, na disponibilidade às missões que Deus nos lança? Como se preparar para dizer a Deus “venha a nós o Vosso Reino”?

É hora de levantar a cabeça,

Levando o joelho ao chão.

Que o coração não pereça.

Só o amor dignifica a emoção.

Ora, com o Reino de Deus em meio a nós, apreciamos o cálice do coração transbordar de felicidade, o sorriso espalhar-se nos rostos, a paz brilhar nas famílias. É preciso abrir o coração para espalhar o amor, achar aquele tesouro escondido em nós que nos faz lançarmos olhares luminosos a quem nos circunda. Receber o Reino do Menino Deus é exalar o brilho estrelar do amor.

Quando Deus Se faz presente,

Aprendemos a melhor presentear.

Apresentando-nos com amor no coração,

A generosidade se nos vem a apresentar.

Que o Advento nos prepare para tirar de nós tudo o que nos afaste do amor plenamente unido a Deus! Que o Advento nos leve a vencer o pecado e mergulhar na graça! E a fé - que nos anima a viver a alegria do amor na esperança certa da chegada do Menino Deus - seja estrela a brilhar, entusiasmada e perseverantemente, nos corações, começando pelos nossos próprios.

Não ao pecado. Longe de nós, desamor!

Não retrocederemos em espírito,

O Deus verdadeiro é o Deus do Amor.

Vinde, Senhor Jesus, nós te esperamos. Vinde e iluminai os nossos lares com a luz do Vosso Amor! Que os exemplos da Sagrada Família, da simplicidade dos pastorinhos, da sabedoria dos reis magos e do reconhecimento dos animais nos motivem a sermos melhores, a acolhermos melhores, a recebermos melhor o Menino Jesus!

Ó Deus, que nos leva a amar!

Ó Senhor, que nos ajuda a sonhar!

Lançai sobre nós o Vosso olhar.

Convosco está o bem viver.

Que, preparando-nos para Ele, Nosso Senhor nos conceda um abençoado Natal! Somos gratos, Senhor, por terdes vindo a nós e nos permitido fazermos parte de Vós por meio da Santíssima Eucaristia. E é nesse sentido de unidade que elevamos nossos olhares para o alto e, agradecidos, dizemos: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.

A vera gratidão é nos prepararmos,

Bem apresentarmo-nos ao Menino Deus!

O Natal está chegando,

Alegremo-nos com os Seus.

E também agradecidos por Deus nos ter dado uma mãe, dizemos: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Nos céus, temos Pai e Mãe sem iguais.

Hoje, preparamo-nos para o Natal,

No amor que nos dignifica, sempre mais.

Maceió, 09 de dezembro de 2019, publicado em 10/12/2019, baseado em texto dedicado ao apostolado da Oração em 0/12/2019.

Alisson Francisco Rodrigues Barreto1

1 Alisson Francisco Rodrigues Barreto é poeta, filósofo; bacharel em Direito, pós-graduado. Autor do blog A Palavra em palavras, na Tribuna desde 2011, e também do livro “Pensando com poesia”.