Alisson Barreto

O valor do silêncio em diálogos inúteis

Alisson Barreto 12 de novembro de 2019
O valor do silêncio em diálogos inúteis
Reprodução - Foto: Assessoria
O valor do silêncio em diálogos inúteis Por Alisson Barreto Publicado em 12/11/2019

Vivemos uma época de polarização, onde as pessoas escolhem, passionalmente, posicionamentos e trocam argumentos por xingamentos, agressões e falseamento de notícias. Num mundo amoral, onde tentam justificar os meios pelos fins, como lidar com essas paixões?

Em meio a tantos radicais, como ficam as argumentações?

Quando as paixões são o motivo do falar

Qual o destino dos cidadãos?

Quando uma pessoa resolve escolher uma cor para torcer pelo lado A ou B, os argumentos se perdem em meio ao barulho passional. Nesse tipo de situação, tal pessoa pode até argumentar, mas não visa à busca da verdade da coisa e sim à defesa de sua paixão. Logo, quem contra-argumentar não se deparará com uma dialética válida: estará tão-somente diante de uma disputa de lados.

Argumentar ao inflamado é dar flores aos leões

Que como cães enraivecidos querem de ti alimentar-se.

Ocupar-se com argumentos ali é enganar-se.

É perder-se na cegueira de falar a surdos cegos.

Não entre na disputa por lados, foque na busca pela retidão, pelo direito, pela justiça e verdade. Lembram-se da resposta de Jesus, quando Pilatos lhe perguntou o que é a verdade? Ela foi o silêncio; afinal, Jesus já havia dito que Ele é a Verdade, o Caminho e a Vida. Note que às vezes a opção do outro por não ouvir não é percebida por quem deseja falar. Mas a capacidade de perceber o momento de silenciar é um dom que pode solucionar muitas situações indesejáveis.

Nem todo que pergunta quer resposta.

Nem todo que fala quer ouvir.

E nem tudo do alimento vira o que se gosta.

É preciso desenvolver a inteligência emocional que proporciona enxergar quando se está diante de um passional e saber refrear o ímpeto argumentativo. É preciso saber se o passional não somos nós mesmos. Falar ou não falar, eis o ponto de correção!

Com Sócrates encontrei, da sabedoria, a humildade.

Com Santo Agostinho, a sinceridade.

Com São Tomás, a dialética.

E no silêncio, a verdade.

Maceió, 11 de novembro de 2019 (publicação no dia subsequente).

Alisson Francisco Rodrigues Barreto1

[embed]https://youtu.be/kBELHzSWHD4[/embed]

1Alisson Francisco Rodrigues Barreto é poeta, filósofo, bacharel em Direito (Universidade Federal de Alagoas), pós-graduado (Escola Superior de Magistratura de Alagoas), autor do livro “Pensando com Poesia” e do blog “A Palavra em palavras”. Este, desde 2011, na Tribuna (TribuaHoje.com).