O prefeito Rogério Teófilo anunciou, na noite de quinta-feira (7), em vídeo publicado nas suas redes sociais (Instagram e Facebook), uma decisão da Justiça Federal autorizando o acordo e, consequentemente, rateio de recursos do Fundef para os professores da Rede Municipal de Educação. Durante seu pronunciamento, Teófilo ratificou seu compromisso com os professores, principalmente no tocante ao rateio dos 60% dos precatórios do Fundef, e relembrou lei sancionada por ele que permite o acordo para que quase R$ 20 milhões possam ser divididos entre os professores.
Decisão
“A Justiça suspendeu os efeitos da Lei, mas nós recorremos. Agora a pouco recebi a notícia que a Justiça Federal acatou nosso recurso e a possibilidade de acordo voltou a vigorar”, disse ele.
Apesar da decisão não ser definitiva, o prefeito está confiante. “O entendimento da Justiça a nosso favor é um importante passo para que, em breve, consigamos garantir o rateio do Fundef, o que, no meu entendimento, é um direito dos professores”, finalizou, ratificando o compromisso
Importante papel
O presidente Jário Barros disse que a Câmara Municipal teve um importante papel na votação do acordo sobre a divisão do precatório do rateio dos recursos oriundos do Fundef. Ao tomar conhecimento da decisão da Justiça Federal, através do prefeito Rogério Teófilo, que usou as redes sociais para falar sobre a decisão da justiça, acatando o recurso da prefeitura de Arapiraca para o pagamento dos 60% dos precatórios para os professores da rede municipal de ensino de Arapiraca.
Projeto aprovado
O vereador Jário Barros ressaltou a importância do Poder Legislativo, que aprovou o projeto, e do prefeito Rogério Teófilo, que sancionou a lei autorizando que a prefeitura formalizasse o acordo sobre a divisão do precatório do rateio dos recursos oriundos do saldo remanescente do precatório, referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), antigo Fundeb.
Sonho antigo
“Era um sonho antigo dos profissionais da educação municipal, que agora se torna realidade, onde o Projeto de Lei (PL), que autorizou a prefeitura a formalizar o acordo sobre a divisão do precatório, recebeu a votação unânime dos 17 vereadores arapiraquenses”, garantiu Jario Barros. "Nenhum deles mediu esforços para aprovar o projeto", concluiu
Novembro Roxo
Com objetivo do desenvolvimento do bebê e da formação do vínculo afetivo familiar, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, realizou nesta semana uma ação preparativa para o Novembro Roxo – que marca a importância da conscientização e a luta para prevenir o parto prematuro.
Roda de conversa
Na ação, mães e bebês internados na UCI Canguru participaram de momentos de descontração e interação. Na oportunidade, houve caminhada no binômio, banho de sol e roda de conversa sobre a importância do método Canguru. A atividade foi acompanhada pelas enfermeira Andrade, as psicólogas Morgana Lúcio e Emylia Ferreira, e Andréa Lima, coordenadora do Complexo Neo, que fez questão de destacar a iniciativa. “Esses são momentos afetivos, que estimulados a partir da maternidade geram mais ligação entre mães e filhos”, falou Lima.
Semana Prematuridade
Para celebrar o Novembro Roxo, o Hospital Regional estará promovendo a Semana Prematuridade, a partir da segunda-feira, dia 11. As ações acontecerão no Complexo Neonatal e UCI Canguru e serão realizadas até a sexta-feira, 15. Na programação, momentos de terapia e dança, orientação sobre banhos, alimentação e cuidados com o bebê; rodas de conversas com avós e pais, sessão de fotos de bebês “super-heróis”, depoimentos, palestras e sessão de alongamentos.
Caminhada
No dia 17, o Hospital promoverá também a 1ª Caminhada de Conscientização da Prematuridade. O trajeto acontecerá no Bosque das Arapiracas, com saída da área próxima a Fonte, a partir das 16h. Entres os convidados, profissionais e mães com bebês que nasceram prematuros e estiveram internados dos no Complexo Neonatal. “Será um evento simbólico e está sendo organizado de forma muito carinhosa e cheia de cuidados”, afirmou a Coordenadora do Núcleo de Humanização, Eliane Félix.
Operação
Na manhã de sexta-feira, 8, foi desencadeada uma operação integrada entre a Polícia Civil e Militar de Arapiraca, em cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão.
A ação aconteceu logo nas primeiras horas da manhã. A operação, sob coordenação do Delegado. Mário Jorge juntamente com o comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) já conduziu duas pessoas para a Delegacia Central de Polícia Civil, no bairro Baixão.
Helicóptero também está sendo usado em rondas pelo centro e outras localidades do município.
... O ASA de Arapiraca está sendo representado pelo advogado Victor Alves Pinto na 1ª Conferência de Futebol do Nordeste (Confut), que está acontecendo no Recife (PE). O evento discute a profissionalização do futebol.
... Victor Pinto representa o jurídico do ASA e está observando as novidades sobre a profissionalização do esporte no Nordeste.
... A Conferência tem a participação de dez palestrantes, 28 debatedores e seis mediadores, que estão reunidos no JCPM, no bairro do Pina, na capital pernambucana.
... “A presença do ASA neste evento é de suma importância para que tenhamos uma visão atual da profissionalização do futebol, principalmente na nossa região”, afirmou o presidente executivo do clube, Moisés Machado. (Com Assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.