O ex-prefeito de Palmeiras dos Índios, James Ribeiro, divulgou um vídeo no último domingo, 3, em suas redes sociais, onde afirmou que Júlio Cezar deu calote de 1 milhão na empresa gestora da UPA do município.
o ex-prefeito lamenta o grave problema que atravessa a UPA que foi construída na sua gestão.
Sem condições
James disse que a atual gestão não tem condições de gerir um posto de saúde, imagine uma UPA. E lamentou o grave problema que vivencia a Saúde Pública de Palmeira dos Índios, que segundo ele, falta medicamentos nos postos e unidades básicas e que ninguém consegue marcar nem ao mesmo um exame de sangue.
Sérios problemas
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios vem nos últimos meses enfrentando sérios e graves problemas no que diz respeito ao atendimento à população, na gestão do prefeito Júlio Cezar (PSB) e no comando na pasta municipal de saúde. o médico e vice-prefeito Márcio Henrique.
Fim da gestão
Mais polêmica: No sábado (02), a empresa gestora da UPA emitiu uma nota anunciando o fim da gestão entre o órgão e a Prefeitura de Palmeira dos Índios.
"Em respeito à transparência, como princípio basilar das ações desenvolvidas pelo Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB) na gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Dra. Helenilda Veloso Pimentel Canales, no município de Palmeira dos Índios/AL, serve a presente, para esclarecer a toda sociedade que encerrará as atividades de gestão na referida unidade”.
Período de transição
“A partir de 04 de novembro de 2019, os colaboradores do Instituto que executam suas atividades na unidade cumprirão o período de aviso prévio, o que guarnecerá ao município o período de transição, com o fito de evitar a solução de continuidade dos serviços de saúde ofertados naquela Unidade de Saúde. Ressaltamos que tal decisão foi necessária, pois a Gestão Municipal/Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, não tem conseguido cumprir com repasse financeiro na sua totalidade, conforme previsto em contrato".
Gestão própria
No mesmo dia (02), após o anuncio a Prefeitura de Palmeira dos Índios emitiu uma nota anunciando que a fará a gestão própria da UPA e contradiz a empresa gestora. "A Prefeitura de Palmeira dos Índios por meio da Secretaria de Saúde esclarece que está retomando a administração direta da UPA a partir das próximas semanas.
Ocorre que o valor do contrato com a empresa foge da capacidade financeira municipal devido quedas na receita, inclusive sem qualquer chance de reajuste como já foi antecipado pelo IDAB, responsável pela gestão."
Relatório
O maior hospital público do interior de Alagoas, o Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, registrou 482 atendimentos de sexta-feira (01) até a noite de domingo (3). Os acidentes no trânsito foram responsáveis por 150 atendimentos e as colisões somaram 141 assistências.
O hospital contabilizou 67 atendimentos a vítimas de quedas da própria altura. Houve um registro de atendimento por agressão com arma de fogo e uma assistência à vítima de agressão por arma branca (faca/facão).
Estrupo de vulnerável
Um vigilante foi preso em flagrante no último sábado (2), após abusar de uma criança dentro de uma creche localizada no município de Mata Grande, no Alto Sertão de Alagoas. De acordo com a denúncia relatada pela mãe da menor, a filha estava brincando juntamente com outras crianças nas proximidades da creche e teria ido até o estabelecimento de educação para tomar água.
Em seguida, o vigilante, identificado como José Gomes da Silva, 68, popularmente chamado de “Zé Careca”, chamou a criança para um lugar afastado e teria apalpado os seios e nádegas da menor.
Penedo
Uma família viveu momentos de pânico com o afogamento de uma criança, o caso aconteceu no domingo (03), em um local popularmente chamado de Prainha do Rio São Francisco, em Penedo. O Corpo de Bombeiros foi acionado.
De acordo com o 6º Grupamento de Bombeiros Militar (6º GBM), assim que receberam o chamado rapidamente se dirigiram até o local para socorrer a criança, que chegou a ficar mais de dois minutos sem respirar.
... Estão abertas as inscrições para diversos cursos inseridos no Programa Senac de gratuidade. Na unidade de Arapiraca estão sendo ofertados gratuitamente cursos de Assistente Administrativo, Informática Básica, Salgadero, Depilador, Manicure e Pedicure, Técnico em Logística entre outros.
... Ampliando o seu viés social, o Senac dedica-se, de forma intensa, às necessidades do trabalhador brasileiro e oferta o Programa Senac de Gratuidade (PSG) que se destina a pessoas de baixa renda, cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse 2 salários mínimos federais.
... Na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.