Com pouco mais de 26 mil habitantes, sendo que cerca de 17 mil pessoas estão aptas a votar, Craíbas já vive o clima das eleições 2020. Na cidade situada na região do Agreste alagoano, o empresário e agropecuarista Teófilo Pereira fala sobre a atual gestão do governo municipal e o apelo popular sobre sua pré-candidatura.
“Muitas pessoas estão pedindo para que eu me candidate novamente, no ano que vem, ao cargo de prefeito”, afirmou Teófilo Pereira. “Contudo estou analisando a possibilidade e no momento certo definirei isso”, explica o empresário que já foi candidato por duas vezes e pode ser o nome da oposição contra o escolhido pelo grupo da situação para suceder o prefeito Ediel Leite. (Com Eder Patriota).
Criticas
Entre os apelos feitos por apoiadores de Teófilo Pereira estão críticas à administração de Craíbas. Segundo declarou ao Jornal de Arapiraca, o empresário aponta que faltam remédios nos postos de saúde, a limpeza urbana deixa a desejar, cargos de confiança da prefeitura estão loteados para os grupos que dividem o comando do município e o aterro sanitário está aquém do que é determinado pelo Ministério Público Estadual.
Falta liderança
Ainda de acordo com as queixas relatadas pelo empresário à reportagem do JÁ, falta liderança do governo atual para conduzir os destinos de Craíbas, os acessos à cidade não são pavimentados e faltam até pratos para servir estudantes em escolas da rede pública municipal, onde alunos e alunas se revezam para poder pegar um prato e assim se alimentar, como ocorre na Escola Carandiru.
Missão difícil
Teófilo Pereira já foi aliado político da família Leite, grupo com o qual rompeu em 2008. Ele ressalta que não pretendia sair mais candidato a prefeito de Craíbas, porém muitas pessoas estão lhe convocando para essa difícil missão, inclusive alguns vereadores, o que está sendo levado em consideração pelo agropecuarista que pode unir a oposição craibense em torno de seu nome.
Escola 10
Com 24 deputados presentes na sessão de terça-feira, 10, o plenário da Casa, discutiu e votou 11 matérias, entre elas, o projeto de lei nº 150, de origem governamental, que dispõe sobre a criação do Prêmio Escola 10 e autoriza o Poder Executivo estadual a premiar os municípios que atingiram as metas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Pelo projeto, os municípios premiados irão receber a premiação em dinheiro mediante depósito em conta. No total serão R$ 10.000.000,00 para a etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental e R$ 10.000.000,00 para a etapa dos anos finais do Ensino Fundamental.
Projeto aprovado
O projeto que foi aprovado em primeira votação, teve uma emenda aprovada, uma rejeitada e outra adiada. A emenda aprovada de autoria do deputado Davi Maia (DEM), dispõe sobre o prazo de 45 dias, contados da entrada em vigor da lei, para efetuar a distribuição de todos os valores autorizados para serem entregues como premiação aos municípios. (Com Assessoria).
Educação
A segunda emenda, que foi rejeitada, também é de autoria do deputado Davi Maia, e destinava os recursos da premiação também para as escolas estaduais e para os professores da rede estadual de ensino. Já a emenda que teve sua votação adiada é de autoria da deputada Jó Pereira (MDB), e determina que os recursos da premiação serão utilizados exclusivamente na educação, sem vinculação, podendo ser utilizado para pagamento de salário de profissionais da área. O adiamento foi feito pelo deputado Antonio Albuquerque (PTB), que pediu mais um tempo para estudar a matéria.
4º Centro de Saúde
A Prefeitura de Arapiraca leva, nessa quinta-feira (12), o programa “Cria mais perto de você” ao 4º Centro de Saúde, no bairro Itapuã. Nesta edição, que segue a proposta da Administração Municipal de ampliar a assistência de saúde à população, vai contar com a oferta de exames e consulta médicas de cinco especialidades.
Alergista, ginecologista, oftalmologista, urologista e endocrinologistas estão entre as especialidades, do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), no atendimento aos usuários da Unidade de Saúde, que também serão assistidos com exames de ultrassonografia, ecocardiograma e inserção do DIU. (Com Assessoria).
Ação conjunta
Uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, resultou na prisão de um homem suspeito de tráfico de drogas, na manhã de quarta-feira (11), na rua Nair Rodrigues, no bairro Vila Maria, em Palmeira dos Índios.De acordo com informações, a prisão de Bruno Lima Santana, 25 anos, ocorreu em cumprimento expedido pela 4ª Vara Criminal do município, após denúncias anônimas e investigações por parte de agentes da Delegacia Regional de Polícia e Policiais Militares do 10º Batalhão.(Com Todo Segundo).
Troca de lâmpadas
Dando continuidade às atividades de incentivo ao consumo consciente e com objetivo de estar mais próximo de seus clientes, a Equatorial Energia Alagoas realiza a campanha de substituição de lâmpadas de tecnologia obsoleta por equipamentos mais eficientes e econômicos em Arapiraca. Ação acontecerá nos dias 09 e 10 de setembro na agência de atendimento da Equatorial, localizada Rua Marechal Floriano Peixoto, 772, Baixão (por trás da escola Quintela Cavalcante) e nos dias 11 a 13 de setembro no Arapiraca Garden Shopping, no horário das 8h às 17h. (Com Assessoria).
... A Prefeitura de Arapiraca, através do Instituto Municipal de Previdência social (Imprev), publicou, na terça-feira (10), o edital n° 009/2019, convocando aposentados e pensionistas nascidos no mês de agosto para recadastramento, na sede do órgão, localizado na rua Padre Jefferson de Carvalho, 191, bairro Alto do Cruzeiro, das 8h às 14h.
... O recadastramento é previsto pelo decreto n° 2.411/2015, e tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos.
... O não comparecimento acarretará a suspensão do pagamento do benefício. (Com Assessoria)
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.