Um dos principais municípios do estado, Palmeira dos Índios, com pouco mais de 80 mil habitantes, promete ter uma das campanhas políticas mais disputadas no ano de 2020.
Segundo especulações, três candidatos devem fazer a disputa do cargo de prefeito do tradicional município: o atual gestor, Júlio Cézar; Mosabelle Brasileiro, esposa de James Ribeiro, prefeito que antecedeu o mandato de Júlio Cézae; e a deputada estadual Angela Garrote ou alguém próximo a ela.
Dessa maneira, o eleitorado palmeirense terá que refletir ainda mais sobre a escolha do próximo prefeito que conduzirá os destinos da Princesa do Sertão durante o período de 2021 a 2024.
Ex-prefeito detona
Conforme declarações do ex-prefeito James Ribeiro, ele foi o gestor que mais trabalhou pelo município nos oito anos, quando esteve chefiando o Executivo municipal. “Construí duas creches com capacidade para 550 cada; UPA na Vila Maria; 2.200 residencias; fiz o maior concurso público da história da cidade e nomeiei mais de mil pessoas; pavimentei mais de 300 ruas distribuídas em sete bairros; criei o Centro de Especialidades de Palmeira dos Índios (CEPI) - onde profissionais especialistas como Neurocirugiões, Neuropediatras, Urologistas e demais especialidades - atendiam a sociedade de forma plena, assim como fizemos mais de 3 mil ultrassonografias todos os meses e hoje se faz em média 400 e existe usuário com mais de um ano tentando realizar esse exame”.
Projeto de gestão
James Ribeiro afirma ainda ser o responsável por implantar o Plano de Cargos e renegociei débitos da Palmeira Prev, os servidores públicos Carreira (PCC) dos educadores e dos fiscais. Ele diz também que foi durante a sua gestão que se começou a pagar o piso salarial de engenheiros e técnicos em edificações, conforme determina o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.
“Cada matriculada na rede municipal de ensino tinha fardamento e merenda de qualidade; paguei 23 folhas salariais atrasadas - onze do meu pai, onze de Maria José Carvalho, tia do atual prefeito e uma de Albérico Cordeiro. Também recebiam dentro do mês trabalhado, doei ao Cesmac o terreno para que a instituição se instalasse em Palmeira e abrisse o curso de Direito - algo sonhado por muitos palmeirenses”, relata James Ribeiro. (Com Éder Patriota).
Vítima de arma branca
Foi assassinado a golpes de arma branca, na manhã de ontem, sexta-feira (30), o professor e suplente de vereador Vandiele da Silva Araújo Rocha, 41 anos. O crime ocorreu dentro da residência de Vandiele Araújo, localizada no bairro São Luiz, em Arapiraca.
Bebendo com amigos
De acordo com informações colhidas, o professor estava bebendo com um grupo de amigos em um escritório de eventos, por volta das 4 horas da madrugada o dono da residência afirmou que iria amanhecer o dia e não poderiam mais beber no local. Momento em que o professor decidiu que iriam beber em sua residência. No caminho para a residência de Vandiele Araújo, o professor encontrou mais dois amigos em um Posto de Combustível, que também foram para a casa da vítima, com mais bebidas.
Residência arrombada
Na casa do professor, a testemunha foi dormir e o professor ficou bebendo com os dois amigos que havia encontrado no Posto de Combustíveis. Ao acordar, a testemunha afirma que já encontrou o professor em óbito. Vandiele Gomes foi morto a golpes de arma branca, com uma faca de serra, parte da arma ainda estava no pescoço da vítima. A porta da residência foi arrombada e o carro do professor, um UP de cor branca e placa QLA4817, foi levado do local. A polícia encontrou um aparelho telefônico, que pode ser do assassino. (Com Já é Notícia).
Eleição suspensa
Uma decisão da Justiça cancelou a eleição para a diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), que aconteceria este sábado , 31 de agosto. A decisão é da juíza Silvana Albuquerque, titular da 3ª Vara Cível de Arapiraca, que atendeu a um pedido do vereador Eduardo Tenório de Oliveira (PMN), de Quebrangulo, um dos candidatos a presidente da Uveal cuja chapa foi indeferida por unanimidade pela Comissão Eleitoral.
Disputa
O vereador disputa a presidência com Fabiano Leão (MDB), de Arapiraca, que busca a reeleição no comando da Uveal. Na ação ingressada na Justiça, Eduardo Tenório alega que o processo eleitoral apresenta diversas irregularidades: o parentesco entre os membros da comissão eleitoral e membros da atual diretoria da UVEAL, a presença, na comissão eleitoral, de integrantes que manifestam apoio a Chapa 1, o estabelecimento de exigências antidemocráticas e absolutamente desnecessárias, a inobservância das exigências quando da análise da documentação da Chapa 1, sob a alegação de que o membro José Edson dos Santos, candidato ao cargo de Tesoureiro Geral, exerce função de secretário Municipal de Meio Ambiente, estando, portanto, afastado do mandato de vereador". (Com Gazetaweb).
Proposta UFAL
Representantes da Prefeitura de Arapiraca, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), vão se reunir com professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Na tarde de sexta-feira (30), para avaliar proposta da universidade sobre mobilidade urbana no centro da cidade.
Mobilidade urbana
A primeira etapa do projeto de Mobilidade Urbana e Ruas Completas, baseado pela iniciativa da ONG (Organização Não-Governamental e Conservacionista Americana) World Resources Institute Brasil (WRI Brasil), ocorreu em 6 de agosto, no Campus Arapiraca. Naquela ocasião, as equipes da turma do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufal apresentaram um diagnóstico urbanístico sobre o Centro de Arapiraca com foco na temática da Mobilidade Urbana e Ruas Completas, definido pela WRI Brasil.
... Após denúncias de roubo, policiais militares do 3° BPM localizaram um suposto desmanche e conseguiu deter suspeitos de roubo no bairro João Paulo II. A ação aconteceu na noite de quinta-feira (29).
... Segundo dados da polícia, a guarnição recebeu informações que uma motocicleta havia sido roubada por dois jovens em uma pop vermelha na Rua José de Anchieta.
... No bairro Zélia Barbosa Rocha, mais precisamente na Rua José de Anchieta, no loteamento Porto Seguro em Arapiraca, onde a motocicleta subtraída estava sendo rastreada no bairro João Paulo II.(Com Ag
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.