Alisson Barreto

Vocações e potencialidades

Alisson Barreto 21 de agosto de 2019
Vocações e potencialidades
Reprodução - Foto: Assessoria

Vocações e potencialidades

Por Alisson Barreto | Publicado em 21/8/2019

Vocação é, primeiramente, o chamado de Deus. Em segundo, a resposta ao anseio do coração para a plena realização pessoal.

Mais que vocativo, vocação.

Não só um chamado, realização.

À felicidade plena do coração.

A vocação traz consigo desafios à própria subjetividade e a consequente realização existencial do indivíduo. O convite de Deus é sempre mais profundo do que a singeleza com que se apresenta. Deus é alteridade e Seu convite é chamado à transcendência. A vocação não é um certificado de zona de conforto, é chamado à superação. A realização do ser humano dá-se em movimento. O chamado realiza-se na paz inquietante, que busca o algo mais com alegria nos lábios e paz no coração.

Vocação é desafio.

Vocação é amar.

Mais que um anseio.

É se superar!

Pensar em vocação, portanto, é olhar para Deus e para dentro de si, perguntando-se qual o plano de Deus para a felicidade em minha vida? É um olhar para as próprias potencialidades e ver como melhor empregá-las para a edificação do Reino de Deus no coração humano. Tal olhar pode gerar alguns equívocos, em função das influências dos locais por onde anda e das companhias ou amizades. Por isso, a audição do chamado requer oração, silêncio e humildade.

Ir ao coração,

mergulho e elevação:

É a felicidade a realizar.

É preciso buscar conhecer-se e conhecer as modalidades de vocação para realizar-se bem nos próprios passos. Alguns são mais plenos na edificação do seio familiar, gerando, catequisando e educando os próprios filhos; outros na convivência em fraternidade, na evangelização missionária, na vida contemplativa, no serviço aos mais excluídos, nos serviços eclesiais ou na celebração dos sacramentos. As perguntas são acerca de quais seus dons e anseios.

Diga sim ao amor.

Sim à verdade.

Não importam os desafios.

Eis onde está a felicidade!

Uma coisa é certa e não pode escapar: a vocação universal é à santidade. A vocação de todos é aprender a amar e viver as virtudes.

Maceió, 20 de agosto de 2019.

Alisson Francisco Rodrigues Barreto1

1 Poeta, filósofo (Seminário Nossa Senhora da Assunção); bacharel em Direito (Universidade Federal de Alagoas), pós-graduado (Escola Superior de Magistratura de Alagoas). Autor do blog “A Palavra em palavras”, em TribunaHoje.com, desde 2011. @alissonbarreto1 (LinkedIn, Twitter e Instagram)