O Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, Zezito Guedes, comemorou seus 83 anos de idade junto com a população arapiraquense na sexta-feira (16). Seu aniversário foi, na verdade, no último dia 9, mas aproveitando o ensejo, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, resolveu fazer esta singela homenagem ao passo que o Museu Zezito Guedes também está em festa.
10 anos de existência
A instituição museológica está completando 10 anos de existência no próximo mês de outubro. O evento de sexta (16) fez o Lançamento Oficial das Comemorações dos 10 anos do Museu Zezito Guedes, onde na oportunidade, foi aberta a exposição “Reisado Alagoano”. Até o dia 29 de outubro, aniversário do local, diversas outras atividades culturais acontecerão.
Conferência Municipal
Com o tema “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”, a Secretaria de Assistência Social de Olho D´água Grande, realizou a IX Conferência Municipal, na última quinta-feira (15). O prefeito Zé Adelson, a secretária Patrícia Sandes, técnicos da pasta e membros da sociedade civil, participaram do evento que contou com apresentações e debates.
Instrumento de comunicação
O prefeito destacou a importância do encontro como instrumento de comunicação entre a Prefeitura e comunidade. “Essa conferência demonstra a preocupação da nossa gestão em ouvir a opinião da sociedade civil. É uma oportunidade de avaliarmos o trabalho que o poder público, por meio da secretaria de Assistência Social e demais setores, vem realizando em prol da nossa população”, disse Zé Adelson. (Com Assessoria).
Situação precária
Em pleno século 21, a Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) flagrou a lamentável situação em que subsistem indígenas em Alagoas. Na aldeia Sítio Jarra, a forma como vivem 14 famílias da etnia Xucuru-Kariri, no município de Palmeira dos Índios (AL), foi a que causou maior espanto à equipe da FPI. Visitada pela equipe responsável pelas comunidades tradicionais e patrimônios culturais, a aldeia está localizada em terras ainda em disputa, e os conflitos pela terra causam insegurança e medo para as famílias. A demarcação é uma necessidade urgente que demanda atenção das instituições competentes.
Desumano
Mas não é só a terra, os maiores problemas são mesmo as condições de existência dessas pessoas. Os indígenas apontaram a péssima qualidade da água armazenada para consumo, isto por que a caixa d’água não possui tampa há mais de um ano, servindo de depósito de sujeira e propício para a proliferação de vetores transmissores de doenças como a dengue. Precariedade – A situação em que vivem esses indígenas chega a ser de desumanidade. Sobrevivem do que conseguem plantar, como feijão, milho, macaxeira e banana. Há criação de animais domésticos como galinha e porcos, mas no dia em que a equipe da FPI esteve na aldeia registrou cenas de indignidade na pocilga.
Dificuldades
Sem ração suficiente para alimentar os porcos, os animais estavam bastante magros e se alimentando das próprias fezes. Os porcos pequenos estão sendo vendidos para poder comprar algum tipo de ração para os maiores, mas como não têm recebido cestas básicas, as vezes precisam vender os porcos para comprar alimentos para os moradores da comunidade”, relatou dona Helena, uma das indígenas da aldeia. (Com Assessoria FPI).
Acidente
Um acidente envolvendo um carro de passeio e duas motocicletas ocorreu na noite de domingo (18), na rodovia AL-110, bairro Canafístula, em Arapiraca, Agreste do estado. Ao todo, seis pessoas ficaram feridas, dentre elas, dois bebês. Todos deram entrada no Hospital de Emergência do Agreste (HEA).
Preso o responsável
A polícia prendeu o responsável por causar um acidente e deixar seis pessoas feridas, dentre elas dois bebês, na noite de domingo (18), no bairro Canafístula, em Arapiraca. José Aparecido Tavares, de 36 anos, estava dirigindo um carro, modelo Ford Ka, de cor vermelho, quando atingiu as motocicletas e fugiu em seguida. Momentos depois, guarnições da Polícia Militar o localizaram e fizeram o teste do bafômetro na base da PRF em Palmeira dos Índios e foi constatado 1,06 Mg/ L de álcool. Ele foi encaminhado para a Central de Polícia Civil, em Arapiraca, para os devidos procedimentos. (Com Já é Notícia).
... A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), realizou a publicação do resultado preliminar para o credenciamento de instrutores/maestros e músicos instrumentistas para bandas e fanfarras da Rede Municipal de Ensino.
... Os nomes dos selecionados estão disponíveis no Diário Oficial do Estado de Alagoas.
... O objetivo do edital é para contratação de instrutores e maestros para atuarem nas bandas de fanfarra das escolas municipais durante os desfiles cívico-militares em comemoração ao Dia da Independência, 7 de setembro, e Emancipação Política de Arapiraca, 30 de outubro.
(Com Assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.