O vereador Fabiano Leão (PMDB) afirma que pretende se reunir com um grupo parlamentares para discutir providências a serem tomadas.
“Do jeito que a SMTT está hoje, com esse coronel, não pode ficar. A fábrica de multas é real em Arapiraca e ela não é de agora, vem desde a administração da Célia Rocha”, afirmou, se referindo ao superintendente da pasta, Jodelmir Souza.
Vereadores
Leão faz parte de um bloco formado por nove vereadores, que mantém uma postura independente em relação à administração municipal. No ano passado, o parlamentar usou a tribuna da Câmara para tecer críticas à administração da SMTT.
Serviços paralisados
R$800 mil. Este é o valor que a prefeitura de Arapiraca está pagando para um novo sistema de informática, responsável por ser a base eletrônica dos serviços no município.
Troca sistema
A informação foi passada por um servidor que não quis se identificar. Segundo ele, a prefeitura desde a gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa trabalhava com um sistema que não gerava custos aos cofres públicos. A mudança também tem afetado o contribuinte, já que desde a semana passada o sistema de toda prefeitura está paralisado, inclusive nos balcões de atendimento do Centro Administrativo. (com Assessoria).
Arapiraca
Dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram apreendidos na noite de quarta-feira (30), após serem flagrados trafegando em uma motocicleta roubada e com uma arma de fogo, no bairro Boa Vista, na cidade de Arapiraca.
Palmeira dos Índios
A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou, na última terça-feira (29), uma lista de 21 barragens que terão fiscalização priorizada em Alagoas. Essas barragens serão classificadas nas categorias de risco alto, médio ou baixo e com dano potencial associado.
Mata da Cafurna
A barragem da Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios, não aparece no relatório da ANA. Mas, o chefe da Divisão Técnica do Ibama - AL, Rivaldo Couto disse, em entrevista ao ALTV2, da TV Gazeta, que para o instituto, “Mata da Cafurna é a única barragem de Alagoas que oferece riscos para a segurança das comunidades”.
Curso
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), através da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati), realiza desde quarta-feira (30), até essa sexta-feira (1), um curso de aperfeiçoamento de utilização do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) para servidores do Fórum de Arapiraca.
Servidores da Diati
Na Comarca, a capacitação foi realizada para a 1ª e a 2ª Vara, e o Juizado de Violência Doméstica. As aulas estão sendo ministradas pelo servidor Bruno Lessa. Durante o curso, os servidores aprendem a utilizar o SAJ de maneira prática e padronizada, organizando e dando celeridade aos serviços. (Com Assessoria - TJ/AL)
Benéfico a todos
Em Arapiraca o aplicativo Urbano Norte chega trazendo muitas vantagens para os passageiros e motoristas. No caso dos motoristas eles podem faturar muito mais pois as taxas que serão descontadas serão as menores do mercado e realização de várias ações de incentivos como bônus e prêmios. Já o passageiro tem a menor tarifa e concorre a prêmios, dia 12 de março de 2019 tem um Iphone 6s novinho para quem baixar o aplicativo e fizer a partir de uma corrida.
... Após determinar a formação de uma força-tarefa para inspecionar as barragens existentes em Alagoas, o governador Renan Filho afirmou que se os proprietários dessas estruturas não estiverem cumprindo a legislação – sobretudo no que diz respeito aos planos de segurança – serão multados e até obrigados a esvaziar esses reservatórios de água.
...“Depois dessa situação de Brumadinho, em Minas Gerais, eu determinei uma fiscalização, iniciando com foco nas barragens que possuam alto risco. As visitas já estão sendo feitas para que a gente cheque se os proprietários dessas barragens estão cumprindo a legislação, porque se não tiverem serão multados e, no limite, até obrigados a esvaziá-las para dirimir qualquer risco”, afirmou Renan Filho.
... A força-tarefa é composta por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
... As equipes visitam os locais onde as barragens estão localizadas para realizar as inspeções.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.