Alisson Barreto

DISCURSO DA DESPEDIDA DE MONS. GERALDO

Alisson Barreto 31 de janeiro de 2019
[embed]https://youtu.be/wcUmDaFwmxE[/embed] Partilho com os ilustres leitores meu discurso, na despedida de nosso querido pároco (Mons.) Pe. Geraldo Valente Villas Boas, em 27 de janeiro de 2019. Pe. Geraldo, por motivos de saúde e idade, entregou a paróquia, deixando a todos nós um grande exemplo de virtuosa vida sacerdotal. Continuará atendendo confissões, ajudando o nosso novo pároco que está por chegar. Segue meu discurso de despedida.  

Discurso da despedida de Mons. Geraldo

Em nossas orações arquidiocesanas, rezamos “Dai-nos, Senhor, os padres de que Alagoas precisa”. Mas quem, realmente, pedimos com essa oração? Precisamos de padres que rezem, que tenham empenhado-se nos estudos e na espiritualidade, ao longo de suas vidas. Padres que nos ensinem o que a Santa Mãe Igreja tem a nos ensinar. Padres que celebrem a missa como missa, sem invenções, mas na fidelidade e unidade com a Santa Igreja. Padres que se dediquem ao ministério sacerdotal, atendendo-nos no confessionário, ensinando-nos a Palavra de Deus e a doutrina da Santa Igreja. Padres orantes, que amem suas ovelhas, as ovelhas de Cristo. Padres que amem o sacerdócio. Padres humildes e exemplares, que amem a Igreja. Eis, pois, em suma, como vejo o testemunho de vida que Mons. Geraldo nos presenteou e pelo qual, graças a Deus, podemos – honrosa e presencialmente – agradecer. Sou grato a Pe. Geraldo (como prefere ser chamado) por motivar-nos a e ler encíclicas preciosa,s como a Ecclesia de Eucharistia: que posicionou meus olhos a realidades mais sublimes e direcionou meu coração à excelsa unidade com as pessoas do Alto. Além de me ter sido tão útil foi em várias catequeses e palestras que proferi. Grato por ter sido tantas vezes socorrido no confessionário, no sacramento que nos restitui ao estado de graça. Grato pelos conselhos espirituais e os exemplos dos santos, que – magistralmente – me relatou tantas vezes. Sou grato pela amizade, o carinho e os exemplos com sua vida e as sábias palavras que tive a satisfação de escutar. Agradeço a Deus por ter dado à nossa amada paróquia de Santa Rita esse padre que tanto abrilhanta a nossa igreja com sua simplicidade, sua paz e seus conselhos sempre sábios. E rogo a Ele que nos envie novos padres santos e virtuosos para nos motivar a sermos melhores, amarmos mais e bem nos prepararmos para a Pátria Celeste. Obrigado, Pe. Geraldo por todo o bem que o senhor fez a nós e à nossa amada paróquia de Santa Rita de Cássia.  

Maceió, 27 de janeiro de 2019.

Com o carinho deste que te admira muito,

Alisson Francisco Rodrigues Barreto[1]

[1] Poeta, filósofo; bacharel em Direito, pós-graduado. Fundador dos Amigos Marianos Missionários da Eucaristia – Amme. Autor do blog “A Palavra em palavras” (TribunaHoje.com) e do livro “Pensando com Poesia”.