Na manhã de segunda-feira (14) o deputado federal Severino Pessoa (PRB) esteve na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), onde participou de uma reunião com prefeitos que apresentaram uma pauta de reivindicações municipalistas.
Pediram apoio
Durante o encontro, onde também estiveram presentes outros três deputados federais, os prefeitos pediram o apoio dos representantes de Alagoas na Câmara Federal apresentando alguns reivindicações, entre eles o aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), aprovação da reforma da Previdência, Lei Kandir; nova lei para licitações; ISS e ampliação do prazo para a construção dos aterros sanitários.
Compromisso
Ao presidente da entidade, Hugo Vanderley, o deputado federal Severino Pessoa reafirmou o seu compromisso com os interesses municipalistas.
“Em Brasília serei um parlamentar parceiro das causas municipalistas, em especial dos municípios do Agreste e Sertão, onde as portas do meu gabinete permanecerão abertas para receber os prefeitos, vereadores e lideranças de todo o estado, em especial da minha região”, assegurou Pessoa. (Com Adalberto Custódio).
Acidentes de trânsito
O Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, registrou 406 atendimentos de sexta-feira (11) até a noite de domingo (13).
Conforme relatório divulgado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), os casos que mais chamaram a atenção foram os 87 atendimentos a vítimas de acidentes no trânsito, sendo 84 pacientes de quedas e colisões com motos.
Atendimentos
O hospital ainda registrou 77 atendimentos a vítimas de quedas da própria altura, 4 vítimas de agressão com arma branca (faca/facão) e 1 assistência à vítima de agressão com arma de fogo.
Também foram contabilizados 24 atendimentos a pessoas com corpo estranho no olho, 9 atendimentos a vítimas de picadas de escorpião e 4 assistências a vítimas de mordida de cachorro.
Um óbito
Dos 406 pacientes que receberam atendimento no Hospital de Emergência do Agreste, na sexta-feira (11) até a noite deste domingo (13), 377 pacientes receberam alta médica, foi registrado um óbito e 28 pessoas continuaram internadas e em observação.
Padroeira de Arapiraca
Arapiraca recebe o Fiesta Park nesta sexta-feira (18), em uma estrutura montada no Parque Ceci Cunha, centro do município. Esta é uma das atrações que compõem a programação de comemoração da padroeira da cidade.
Atrações do parque
Com brinquedos que agradam aos mais radicais até as crianças, as atrações contam com a popular Montanha Russa, além do Xtreme, Ranger, Waka Waka, Ove the top, Auto Pista, Roda Gigante, Jumbo, Happy e muitos outros.
O Parque de diversões funcionará de segunda a sexta-feira das 17:00 às 23:00, sábado, domingo é feriado das 16:00 às 23:00.
A estrutura fica disponível no local até o dia 10 de fevereiro. (Com 7Segundos).
Penedo
Um recurso ajuizado contra o edital do Processo Seletivo Simplificado para preencher vagas na Secretaria Municipal de Saúde levou a prefeitura de Penedo decidir pela suspensão do andamento do concurso.
Comissão julgadora
Em sua decisão, o prefeito Március Beltrão preferiu paralisar os prazos contidos no edital até o dia 09 de fevereiro, dando prazo para que a comissão julgadora se manifeste sobre os itens questionados no recurso e para que a Procuradoria Geral do Município emita um parecer sobre o caso.
Critérios de escolha
O recurso, que pede a impugnação do edital, alega que o processo seletivo desrespeita o Estatuto do Idoso, por não colocar o fator idade como principal critério de desempate; a falta de clareza nos critérios de escolha dos candidatos, porque não havia previsão de provas escritas e nem método de avaliação das entrevistas; e também a restrição de acesso ao certame e ao direito de recurso, uma vez que esses passos - de acordo com o edital - só poderiam ser feitos pessoalmente.
... O Estado de Alagoas deve pagar indenização de R$ 50 mil a um homem que foi preso ilegalmente, em 2006. A decisão do juiz Giovanni Alfredo de Oliveira Jatubá, da 4ª Vara de Arapiraca, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico de segunda-feira (14).
... O homem foi preso em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo Estado do Pará e ficou 22 dias na Delegacia Regional de Arapiraca. Ele disse que não era a pessoa citada no mandado e que sua prisão foi ilegal. Por esse motivo, ingressou com ação na Justiça.
... De acordo com o magistrado, o nome e o número de registro contidos no mandado não eram os mesmos do autor da ação.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.