Pelo menos, os vereadores de Arapiraca, agora, são unânimes em um assunto que foi desconcertante neste período de final de ano: anulação das eleições antecipadas, realizadas em maio de 2017, que elegeu Léo Saturnino presidente para o biênio 2019 -2020.
Tanto Léo, quanto a ex-presidente do Poder Legislativo da terra de Rogério Teófilo, Professora Graça, agora fazem coro: “Agora, queremos paz”.
Soltou os cachorros
Com 7Segundos: E por falar em Arapiraca, o presidente da Câmara Municipal, Léo Saturnino (MDB), empossado na terça-feira (01), depois que o Desembargador Otávio Praxedes, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), negou recurso da vereadora Graça Lisboa, que tentava impedir sua posse, disse em um programa de rádio local que “não há mais espaço para grupo A ou B em Arapiraca”.
Legislativo independente
Léo disse que vai fazer o seu papel e procurar conversar com todos os vereadores. Ele acrescentou que vai continuar trabalhando com o compromisso de manter o Poder Legislativo independente, respeitando os poderes.
Vai cobrar
O novo presidente acrescentou que irá conversar com o Chefe do Executivo arapiraquense, prefeito Rogério Teófilo, para discutir pautas que estão sendo cobradas pela população de Arapiraca e citou a iluminação pública e a coleta de lixo.
Primeiros contatos
A situação dos servidores da Câmara de Arapiraca também foi pauta da entrevista do presidente. Segundo ele, o seu trabalho será feito em harmonia com a Associação da Categoria, e que, inclusive, já manteve os primeiros contatos com a nova direção que assume nos próximos dias e descartou qualquer ação que venha prejudicar os servidores, os quais, na sua opinião “são a mola mestra dos trabalhos de toda a Casa”.
Imprensa
Léo Saturnino, ao concluir sua participação, agradeceu a imprensa arapiraquense, afirmando que durante o processo de cancelamento da sua eleição, soube informar com responsabilidade e compromisso à população sobre o que estava acontecendo.
E afirmou que vai manter este relacionamento com os órgãos de comunicação de Arapiraca que, no seu modo de ver” “são os olhos e os ouvidos do gestor e do serviço público”, completou.
Decisão coerente
Mesmo não comparecendo à posse s nova mesa diretora da Câmara Municipal, o presidente Léo Saturnino comunicou que eles serão empossados. Léo defende harmonia e paz dentro do Legislativo arapiraquense: “É isso que o povo de Arapiraca espera da política com coerência”, completou.
Momento de reflexão
A ex-presidente Graça Lisboa afirmou que a crise vivida pela Câmara de Vereadores de Arapiraca, com a tentativa de anulação da eleição de Léo Saturnino, serviu para uma reflexão de todos os membros da Casa.
“Que essa reflexão nos guie nas discussões sobre as melhorias que o povo de Arapiraca espera Câmara”, disse (Com Carlo Bandeira)..
Movimento
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, registrou 708 atendimentos de sexta-feira (28) até a noite de terça-feira (1°).
Conforme relatório divulgado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), cujas informações nos foram repassadas pela assessoria do HE do Agreste, os casos que mais chamaram a atenção foram os 178 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, sendo 170 pacientes vítimas de quedas e colisões com motos.
... De acordo com a assessoria, o HEA ainda registrou 92 atendimentos a vítimas de quedas da própria altura, três vítimas de agressão com arma branca (faca/facão) e cinco assistências a vítimas de agressão com arma de fogo.
... Também foram contabilizados 28 atendimentos a pessoas com corpo estranho no olho, 13 atendimentos a vítimas de picadas de escorpião e 13 assistências a vítimas de mordida de cachorro.
... Dos 708 pacientes que receberam atendimento no HE do Agreste de sexta-feira até a noite dessa terça-feira, 670 pacientes receberam alta médica, foram registrados dois óbitos e 36 pessoas continuaram internadas e em observação médica.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.