Ao inaugurar o novo prédio da Câmara Municipal de Arapiraca, a vereadora Professora Graça cravou seu nome na história política da terra de Manoel André. O Poder Legislativo arapiraquense teve como sede um prédio localizado na Avenida rio Branco onde funcionou há mais de 80 anos. Hoje, como instalações modernas, passou a funcionar, desde do último dia 21 na Rua Estudante José Jailton, no bairro de Santa Edwiges.
Autoridades
E a solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades. Além da presidente da Casa, vereadora Professora Graça, prestigiaram o evento o senador eleito Rodrigo Cunha, deputados Tarcizo Freire e Ricardo Nezinho - que representou o governador Renan Filho, prefeito Rogério Teófilo, Defensor Público, André Chalub, juiz Geovane Jatubá, procurador Geraldo Magela, além de outras autoridades.
Faz justiça
O primeiro a falar foi Geraldo Magela Pirauá, lembrando que a grandiosidade do novo prédio do Poder Legislativo faz justiça a sua população que a partir de agora, terá um espaço maior para acompanhar o trabalho dos vereadores.
Ele disse, ainda, que a antiga sede da Câmara Municipal de Arapiraca, localizada na Avenida Rio Branco, não atendia aos anseios da sociedade arapiraquense e que hoje todas as dependências fazem justiça ao nome da segunda maior cidade do estado de Alagoas.
Novas acomodações
O deputado estadual e senador diplomado, Rodrigo Cunha, disse que o povo de Arapiraca estava de parabéns com as novas acomodações e que os vereadores, teriam a partir de hoje, um espaço mais adequado para receber este mesmo povo e finalizou, lembrando que o mesmo sonho da presidente da Casa, Professora Graça, em ter uma Câmara Municipal com maior espaço e conforto para os municipes, ele também acalentou este sonho e hoje, representa o povo de Alagoas, no Senado e que não mediraá esforços para trazer os recursos necessários, não só para o estado, mas especialmente para Arapiraca.
Ricardo Nezinho
O deputado estadual Ricardo Nezinho lembrou de suas duas gestões como presidente do Poder Legislativo, destando a sua partcipação no processo de resgate da história da Câmara Municipal através das Atas.
Ricardo Nezinho também falou da parceria entre os Poderes Legilativo e Executivo, que não mediram esforços para que hoje o sonho de se ter uma Casa condizente com a força de seu povo fosse realizado.
Foi homenageado
O prefeito Rogério Teófilo, que foi pego de surpresa pelo gesto da presidente da Casa, que lhe prestou uma homenagem com uma placa em agradecimento pela parceria entre os dois Poderes, destacou o papel de cada vereador para a realização de um sonho.
Quer fortalecer
Ele disse ainda, que na condição de prefeito, está pronto para fortalecer ainda mais esta parceria e nome da população de Arapiraca e também destacou o papel da presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça, que hoje, entrega um prédio-sede do Poder Legislativo, digno de uma cidade do porte de Arapiraca, com uma população superior a 250 mil habitantes.
Agradeceu parceria
Por sua vez, a presidente Graça, disse que mesmo já acostuma em falar em público, a emoção tomava conta, mas que em nome dos demais vereadores, agradeceria a parceria com o prefeito Rogério Teófilo, que aceitou fazer a troca dos prédios.
Ainda durante o seu pronunciamento, em público ela fez questão de lembrar, que se hoje estava entregando o novo prédio da Câmara Municipal, devia isso ao deputado estadual e eleito deputado federal, Severino Pessoa, que foi um maior responsável para que ela chegasse à presidência, fazendo uma grande articulação.
Gratidão
Professora Graça, também fez questão de externar em público o seu sentimento de gratidão ao prefeito Rogério Teófilo, que sempre atendeu as reivindicações dos vereadores, por isso, rendia a ele naquele momento, os mais sinceros votos de gratidão.
Ex-presidentes
Ela fez questão de parabenizar os ex-presidentes presentes à solenbidade, Eronides Monteiro, Fernando Rezende, Mácio Marques, Moisés Machado, o deputado Ricardo Nezinho e Gilvania Barros, que muito contribuíram para o fortalecimento do Legislativo em suas respectivas gestões.
Bastante emocionada, Professora Graça, disse que sem o apoio da família, não teria conseguido chegar aonde chegou. (Com Claudio Roberto).
... Mais de 80 músicos, dentre eles, maestros e instrumentistas não receberam o pagamento dos serviços prestados à Prefeitura Municipal de Arapiraca em eventos públicos referentes às festividades de datas comemorativas deste ano.
... De acordo com a denúncia que chegou ao Portal 7Segundos, o contrato foi realizado em agosto por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Os músicos contratados trabalharam nas comemorações alusivas a Independência do Brasil, em 7 de setembro; e no dia 30 de outubro, data em que o município comemorou 94 anos de emancipação política.
... Os denunciantes afirmaram que já estiveram na Secretária Municipal de Educação várias vezes, mas não houve nenhum avanço.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.