Com Fernando Vinicius - O Hospital de Regional de Arapiraca, que tem como diretor administrativo Adailton Reis, está ampliando sua estrutura física e investindo em novos equipamentos, trabalho coordenado pela Sociedade Beneficente Nossa Senhora de Bom Conselho, mantenedora da instituição filantrópica que se consolida como referência positiva.
Rotary Club
Localizado no centro da cidade mais importante do interior de Alagoas, o hospital construído pelo governo estadual na década de 1950 supera períodos de crise e chega ao século XXI revigorado.
O processo iniciado em agosto de 1990, quando o Rotary Club de Arapiraca fundou a sociedade beneficente que administra a unidade de saúde, é um marco na história do hospital que atende, em média, onze mil pessoas por mês.
Atendimentos
Até novembro deste ano, foram registrados 114.775 atendimentos ambulatoriais, sendo mais de cento e nove mil (109.228) de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2017, foram realizados 128 mil procedimentos e onze mil internações.
Esperança
“O Hospital Regional de Arapiraca é a última e a única esperança desse povo. Se ele não for atendido aqui, não vai ser atendido em lugar nenhum e isso não é fácil”, explica o diretor médico Ulisses Pereira em depoimento inserido no vídeo institucional publicado no canal Gonzaga Home Vídeo no You Tube, produção da Live, empresa arapiraquense que faz a assessoria da instituição de saúde.
Nota de esclarecimento
Ao contrário do que foi divulgado por alguns órgãos de comunicação sobre as prisões efetuadas em Traipu pela Polícia Federal, o ex-secretário de Administração Francisco Albuquerque não foi detido. Na verdade, os mandados foram direcionados para o ex-prefeito daquela cidade e o seu filho.
Penedo
Fazendo uso das novas tecnologias, o prefeito de Penedo Március Beltrão (PDT), anunciou na sexta-feira, 14, o pagamento do 13º salário dos servidores efetivos, contratados e comissionados. Além disso, também divulgou as programações artísticas dos festejos em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes e da 1ª Festa Penedo Náutica.
Pagamento
Diferentemente de outros municípios que não sinalizaram ainda o pagamento do 13º, a administração atual cumpri o que vem realizando nos últimos anos, pagando o abono em dia e dentro das determinações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Prioridade
“Desde o meu primeiro mandato que priorizo o servidor público e o que determina as Leis trabalhistas vigentes. Isso, somado a uma boa gestão. O resultado é o equilíbrio de todas as contas públicas e nunca ter atrasado uma folha de pagamento sequer. Pontualmente, pagamos sempre dentro do mês trabalhado. E, adianto, que desde as primeiras horas desta sexta-feira, 14, os nossos servidores já podem contar com o pagamento do 13º salário em suas respectivas contas. Responsabilidade e respeito é a marca da nossa administração”, frisou o prefeito Március.
Atrações das festas
Pela primeira vez, Penedo vai realizar uma festa náutica, antecedendo os festejos do Bom Jesus dos Navegantes. No sábado dia 05 de janeiro as bandas Marcelo Magalhães, Grupo Gingado e Rafa e Pipo Marques (Filhos de Bel Marques) vão animar a festa em um palco montado na Nova Prainha Doce do São Francisco.
Bom Jesus
Na semana seguinte, nos dias 11 sexta, 12 sábado e 13 domingo, acontecem os festejos em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes. No primeiro dia a animação vai ficar por conta de Gabriel Diniz, Deivinho Novaes e Anita; no segundo dia Ray Ramalho, Saia Rodada e Xand Avião. E no domingo, no palco montado ao lado da Igreja de Santa Cruz - Anjos de Resgate -, encerra a programação.
Catadores de resíduos
Com dificuldades de formarem os preços dos materiais produzidos e reciclados, a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara) tem recebido o apoio da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Associação
Fundada há 10 anos e desde 2014 com a sede no Povoado Mocó, os dezoito catadores que formam a associação participaram, nesta sexta-feira (14), da palestra “Formação de Preços de Venda” com o diretor de Empreendedorismo Francisco Carlos.
... De acordo com a presidente da Ascara, Maria do Socorro da Silva, os catadores sabem fazer os trabalhos, mas o problema é cobrar pelos serviços e materiais que são produzidos.
... “Com a palestra ficará mais fácil calcular os custos e, dessa forma, passaremos a cobrar um preço justo”, destacou a presidente.
... Além dos esforços da gestão municipal em preparar os catadores na formação de preços, ela oferece ainda a logística no transporte dos produtos recolhidos pelos catadores no Centro de Arapiraca. O caminhão que transporta os reciclados recolhe no Largo Dom Fernando Gomes, no centro, e entrega na sede da Ascara, no Povoado Mocó.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.