Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Arapiraca, o vereador Fábio Henrique lamentou que algumas pessoas que almejam cargos públicos usem as redes sociais para dizer que “os vereadores não trabalham e que a cidade está abandonada por falta de interesse dos parlamentares”.
Ele disse que o vereador cumpre com o seu papel, que é fiscalizar e cobrar do executivo, mas muitas vezes não são atendidos.
Cobram diariamente
Fábio Henrique ressaltou que os vereadores cobram diariamente da administração municipal uma posição para a situação em que se encontra o Lago da Perucaba, que está abandonado, Parque Ceci Cunha, Bosque das Arapiracas e outros logradouros.
Redes sociais
Por sua vez, o vereador Willomaks da Saúde, também usou a tribuna para criticar pessoas que pretendem disputar mandato eletivo e ficam tentando se promover nas redes sociais.
Ele também lamentou que a população não esteja presente para discutir os problemas da cidade em audiências públicas e conferências, sejam elas da saúde, educação ou segurança.
Haja lixo
O vereador Léo Saturnino voltou a falar sobre o lixo em Arapiraca, que continua sendo alvo de críticas por parte da população e espera que a situação seja resolvida.
Ele também falou sobre a falta de entrosamento entre os secretários municipais, onde alguns convênios entre as secretarias não são firmados, justamente por falta de comunicação.
Léo Saturnino, citou como exemplo, a existência de verbas em algumas secretarias, que não são usadas para ofertar serviços à população.
Preocupação
Ao falar sobre o Dezembro Vermelho, mês de combate a Aids, a vereadora Aurélia Fernandes, alertou para o aumento de pessoas infectadas com o vírus da Aids, em Arapiraca.
Falando em números, a parlamentar disse que a situação é assustadora, onde em 2007, foram registrados 18 casos em Alagoas, em 2017, esse número aumentou para 776 novos casos.
Casos de aids
Bastante preocupada com o crescimentos de pessoas infectadas, Aurélia Fernandes, destacou que em Arapiraca, foram detectados só este ano, em 60 casos de HIV e 20 casos, já com a Aids.
Ainda segundo a vereadora, o mais preocupante ainda é que a faixa etária dessas pessoas vai de 20 a 49 anos e é preciso se prevenir, porque não há outro tipo de prevenção, se não for através dos preservativos.
Rede de apoio
Gestores de 21 municípios alagoanos que registram aumento de situação de trabalho infantil durante o verão, se reuniram nesta quarta-feira (5) na Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) para definir as estratégias que serão adotadas até fevereiro, período com maior concentração de fluxo turístico nessas cidades.
Trabalho infantil
A pasta da Assistência Social, com apoio do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipat/AL) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), articulou a campanha “No verão, trabalho infantil não!”, para que os municípios litorâneos e ribeirinhos orientem a população local e os turistas sobre os prejuízos que essa prática traz à vida de crianças e adolescentes.
Mata Grande
Numa operação deflagrada nas primeiras horas de quarta-feira (5), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) afastou seis dos 11 vereadores da Câmara Municipal de Mata Grande.
Mandado de prisão
A ação também fará o cumprimento de dois mandados de prisão, um deles contra o ex-presidente daquele Poder Legislativo, José Júlio Gomes Brandão, que está detido desde setembro último por envolvimento em desvio de recursos públicos.
... O funcionamento do Arapiraca Garden Shopping e das lojas do Comércio será normal durante o próximo sábado, 08, feriado de Nossa Senhora da Conceição.
... No Centro de Compras, as lojas âncoras e satélites, os quiosques, a praça de alimentação e os espaços de lazer abrirão suas portas às 10h e fecharão às 22h. Já o cinema funcionará de acordo com sua programação de filmes.
... Em relação ao Comércio, a informação foi repassada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). “Há muitas datas importantes no calendário. Iniciamos o mês de dezembro, o mais aguardado do ano e com uma grande campanha de prêmios. Estamos focados nela e nos organizando para as compras desse fim de ano. Este sábado será importante para às vendas dos comerciantes”, comentou a presidente Vera Lúcia.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.