Na última quinta-feira (29), o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho promoveu ações sobre o combate ao câncer de próstata. O Dia D, em comemoração ao Novembro Azul, atendeu funcionários do estabelecimento.
As atividades foram realizadas no auditório do Hospital e contou com as presenças de médicos, colaboradores e diretoria. Para o Diretor Médico, Ulisses Pereira, o objetivo foi alcançado.
Conscientização
“Queríamos facilitar a conscientização sobre um problema grave como o câncer de próstata. Infelizmente, essa doença está em primeiro lugar entre os pacientes do sexo masculino e também tem altos índices em Arapiraca. Precisamos acabar com essa estatística. Por isso, fazemos a nossa parte no que diz respeito aos esclarecimentos”, disse o médico.
Fisioterapeuta
Os funcionários do Regional puderam contar com atividades diversas, como rastreamento de pressão arterial, exame de glicemia e de PSA, ginástica laboral e uma palestra com a fisioterapeuta Gabriella Karla que tirou dúvidas dos presentes.
Calote em Arapiraca
A ação de cobrança movida pelo empresário Luiz Augusto Lobo contra a gestão do prefeito Rogério Teófilo deve ter sua análise concluída no Ministério Público Estadual (MPE/AL) somente em janeiro de 2019.
A ampliação do prazo foi informada pelo promotor de justiça Rogério Paranhos durante entrevista exclusiva concedida na última quinta-feira, 29.
Está analisando
Restando pouco mais de vinte dias para o início do recesso de fim de ano, no âmbito do judiciário, Paranhos está analisando a réplica do autor da ação de cobrança. Os documentos foram entregues recentemente sobre o processo que Rogério Paranhos considera inusitado e com muitos questionamentos para serem respondidos.
Documentos
“Agora a questão é a seguinte: o que vamos fazer com esse material novo? E o que recebemos agora, confirma ou nega o que já temos aqui? São centenas de documentos e será preciso realizar novas diligências”, resume o promotor de justiça que trabalha praticamente sozinho, com auxílio de estagiários.
Improbidade
Rogério Paranhos acrescenta ainda que será necessário comparar a documentação da ação de cobrança com a denúncia de improbidade administrativa movida contra Rogério Teófilo. O processo que também tramita no MPE/AL e no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) foi movido por Luiz Lobo. (Com Fernando Vinicius – arapiracanews.com).
Delmiro Gouveia
A psicóloga Valdenice Guimarães estará retornando à Cidade de Delmiro Gouveia, onde esteve ano passado ministrando a palestra “Problemas Escolares: Fatores que convergem para um comportamento de indisciplina – Como intervir?”. Agora, sábado 15 de dezembro, o tema será “Compreendendo o TDAH Sob a Perspectiva comportamental”.
Auditório o SEBRAE
O evento acontecerá a partir das nove horas da manhã, no auditório do SEBRAE, Rua 13 de Maio no centro de Delmiro Gouveia, onde o sucesso da palestra anterior será superado, segundo a produção, que assegura já haver ultrapassado à expectativa de inscrições.
A passos largos
“É uma honra retornar a esta cidade linda, que se desenvolve a passos largos, contemplada em sua beleza e desenvolvimento, margeada pelo Rio da Unidade Nacional – Rio São Francisco”. – Disse a psicóloga Valdenice Guimarães, que mais uma vez estará ladeada pela psicóloga Aparecida Silva.
... A conquista de novos mercados e a diversificação de culturas agrícolas ainda são desafios para a fruticultura.
... Para discutir alternativas de ampliação e escoamento da produção, agricultores que atuam no cultivo de frutas nos municípios alagoanos de Limoeiro do Anadia, Arapiraca e Teotônio Vilela participaram de reuniões técnicas promovidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) durante essa semana.
... A proposta da Codevasf é aplicar nesses municípios a mesma metodologia de desenvolvimento agrícola executada pela companhia no polo agrícola de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) e que resultou numa produção diversificada voltada para grandes mercados nacionais e internacionais.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.