Ao que parece, o vice-governador Luciano Barbosa teve uma derrota no mínimo vergonhosa. É que ontem, terça-feira (27), a Facomar elegeu um novo presidente. A disputa, que teve chapa única, consagrou como vencedor o desconhecido Thiago Aguiar, conhecido popularmente como Thiago da Brita.
Manobra ilegal
O resultado final foram 16 votos para a Chapa vencedora, 6 votos em branco e 8 votantes se abstiveram do voto.
Ao que parece, o atual presidente se candidatou pela terceira vez, uma manobra ilegal que o tirou do páreo, deixando como candidato legal Thiago Aguiar.
Brás não quis soltar o osso, e enveredou pela contra mão.
Histórico
A Federação das Associações Comunitárias do município de Arapiraca (Facomar) é uma instituição sem fins lucrativos e desenvolve trabalhos sociais nas comunidades, em parceria com as associações de bairros.
Atualmente, cerca de 100 associações de bairros estão cadastradas à Facomar, o que faz da Federação uma instituição com forte influência política.
“Manobras externas”
A frente da presidência, por dois mandatos consecutivos, Braz Antônio de Farias, falou sobre os impedimentos para o registro da sua candidatura, o que ocasionou uma chapa única. Segundo ele, sua chapa estaria completa, mas pouco antes de ser registrada, alguns membros saíram do grupo, o que ele chama de "manobras externas".
Chapa única
Já o vencedor Thiago da Brita, explicou que eram poucas pessoas para duas chapas e na computação dos apoios ele conseguiu adesão de 4 novas pessoas, o que possibilitou o registro de uma única chapa.
Curso de música
O público arapiraquense pôde prestigiar um Concerto Instrumental com os participantes do Curso de Música no Sesc edição 2018, que ocorreu no dia 25/11, às 15h, no Teatro Hermeto Pascoal, na unidade Sesc Arapiraca.
Há 20 anos o Sesc realiza Cursos de Música com o objetivo de fomentar a aptidão do público na área da arte musical. Este ano foi desenvolvido, junto aos músicos de bandas filarmônicas e fanfarras de Arapiraca e cidades circunvizinhas, um momento de estudo e vivência musical junto às instituições que são reconhecidamente colaboradoras na formação de novos músicos, além de cidadãos mais completos.
Bom de bola
O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire em parceria com dois ex- profissionais do ASA, Delmir Alves e José Jonathas, mais conhecido como “Jota”, desenvolveram o projeto “Bom de Bola, Nota 10 na Escola”.
Futuros cidadãos
A ideia surgiu dos ex-jogadores em apresentar ao idealizador da instituição, o deputado estadual Tarcizo Freire, um projeto, que visa estimular a melhoria do aproveitamento escolar, incentivando a prática esportiva, bem como, contribuir para formação de futuros cidadãos.
Formar cidadãos
“Tanto eu como Jota conseguimos realizar esse sonho em ser jogador profissional. Tivemos o privilégio de passar por grandes clubes brasileiros. Então, porque não ajudar esses meninos? Mas nosso objetivo é formar cidadãos”, observa o ex-jogador e professor Delmir Alves.
... O projeto atende 85 garotos do município de Arapiraca, e cerca de 50 já estão na lista de espera a fim de garantir uma vaga.
“Aqui a gente ensina que é preciso ter respeito ao próximo, disciplina e bom rendimento escolar”, falou o ex-goleiro Jota.
... Para participar o aluno precisa seguir alguns critérios. Tem que ter autorização dos pais, idade entre 10 e 16 anos, seja da rede de ensino estadual ou municipal. Deve registrar frequência escolar e apresentar bom comportamento atestado por uma assistente social do Complexo Tarcizo Freire.
... De acordo com os ex-jogadores, alguns garotos já apresentam um bom desempenho, e os mesmos serão apresentados e encaminhados para avaliação em clubes como Vitória da BA, Esporte, CSA e CRB.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.