Na presença do vice-prefeito de Penedo Ronaldo Lopes (MDB), de secretários e vereadores, o prefeito Marcius Beltrão (PDT), assinou Termos de Permissão de Uso de Imóvel voltados à prática esportiva. No Gabinete, na quinta (08), o gestor também oficializou a liberação de recursos através do Programa Bolsa Atleta. Três desportistas que irão participar da Corrida Internacional de São Silvestre foram beneficiados.
Grupo de capoeira
A primeira permissão foi assinada para o Grupo de Capoeira Mandingueiro, que a partir desta data fará uso das dependências da antiga extensão da Escola Douglas Apratto, localizada no início da Rua do Fogo, bairro Santo Antônio. O grupo dirigido pelo Mestre Bentinho atua com atividades culturais, esportivas e recreativas, que buscam contribuir com a formação das crianças também da comunidade.
Igreja Nova
A justiça de Igreja Nova condenou o vereador Manoel Messias dos Santos por ato de improbidade administrativa. De acordo com informações, Messias utilizou um cheque da Câmara Municipal como garantia ao comprar gado. A decisão do juiz Guilherme Bubolz Bohm foi proferida na quarta-feira (7).
Na época, em 2012, Messias era presidente da Câmara de Vereadores de Igreja Nova. A sentença diz que ele assinou o cheque de R$ 4.400 entregue a Jailton Vasconcelos, que vendeu os animais e também foi condenado por improbidade, pelo fato de ter aceitado a forma de garantia.
Decisão
A decisão determina para ambos a suspensão dos direitos políticos por oito anos; multa civil de R$ 8.800 (para cada um); e a proibição, pelo prazo de dez anos, de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios.
Pouco importa
O juiz Guilherme Bubolz destacou na sentença que “pouco importa que o cheque não tenha sido compensado para a configuração de atos de improbidade […], a aplicação das sanções nela previstas independe da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público, salvo quanto à pena de ressarcimento”. O magistrado também ressaltou que houve tentativa de compensação do cheque. (Com cadaminuto).
Ambiente estruturado
Os pacientes atendidos, diariamente, no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, estão, agora, em um ambiente melhor estruturado, mais amplo e confortável, o que reduziu o tempo de internação. Em julho deste ano, a unidade ganhou mais 80 novos leitos, triplicando sua capacidade de internação para 120, que também receberam modernos equipamentos, como ventiladores pulmonares, desfibriladores e eletrocardiogramas, entre outros aparelhos.
Mais leitos
Antes das obras de triplicação dos leitos da enfermaria e da UTI, que passou de sete para 21 leitos, o tempo médio de permanência do paciente variava entre sete e dez dias. Entretanto, o aumento da capacidade de internação, possibilitou agilizar o atendimento, qualificando a assistência aos pacientes e o trabalho da equipe multidisciplinar.
Pacientes
“Antes da expansão, as equipes médicas aguardavam, na Área Amarela, a liberação de leitos na internação. Agora, com o aumento dos leitos, desafogamos aquele antigo setor e o paciente fica internado, no máximo, entre dois e três dias”, revela a gerente do Hospital de Emergência do Agreste, médica Regiluce Santos
Delmiro Gouveia
O gerente de Saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Antonio de Padua, participou na quinta (8), em Santana do Ipanema, e na sexta-feira (9), em Delmiro Gouveia, de uma Oficina de Geofonamento. Ofertado pela Casal, o treinamento visa ensinar os técnicos da área a manusearem o geofone, equipamento de detecção de vazamentos de água e ligações clandestinas.
Novo equipamento
"O novo equipamento tem por finalidade detectar, por meio de ultrassom, vazamentos de líquidos não visíveis. Com a utilização desta tecnologia, a Casal conseguirá detectar vazamentos na rede que não são vistos a olho nu, bem como encontrar mais facilmente ligações clandestinas, os populares gatos”, explicou Antonio de Padua.
Segundo ele, a modernização dos procedimentos para controle de vazamentos e de ligações clandestinas sempre foi uma recomendação constante da Agência Reguladora à Companhia de Saneamento durante as fiscalizações realizadas pela Gerência de Saneamento da Arsal.
Qualidade da água
“A Arsal fiscaliza a qualidade da água distribuída nos municípios regulados, prezando também pelo equilíbrio econômico-financeiro do ente regulado, por isso entendemos que essa ferramenta é muito importante. Com ela, a Companhia reduzirá vazamentos e as perdas físicas, combatendo as ligações clandestinas, diminuindo o desperdício e, consequentemente, ampliando sua receita para investimentos no sistema", completou o gerente.
... A preocupação com a qualidade da merenda escolar em Santana do Mundaú não se resume apenas no momento de servi-la aos alunos.
... O cuidado com os alimentos que serão inseridos no cardápio das escolas inicia desde a sua aquisição, fato atestado pelo SEBRAE/AL, que em um levantamento, apontou o município como um dos três exemplos de Alagoas em boas práticas de compras, resultado de um trabalho em conjunto que envolve os funcionários da administração, merendeiras, nutricionistas e, principalmente, os produtores rurais, importantes parceiros e fornecedores.
... O prefeito Arthur Freitas destaca a importância de comprar alimentos da agricultura familiar, o que implica na diminuição da evasão do campo, no aquecimento da economia, na geração de mais emprego e renda, além de contribuir para que sejam fornecidos produtos de melhor qualidade e com maior valor nutricional
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.