A informação é de um advogado que pediu para não ter o seu nome citado:
“O ato normativo que alterou dispositivos do regimento interno, com a finalidade de convocar a eleição da mesa diretora para o biênio 2019/2020, padece de vícios que precisam ser corrigidos. Diante desse cenário, um grupo de vereadores avalia que deve ser feito novo projeto de resolução, a ser submetido à apreciação de seus pares, inclusive com a revogação da eleição ocorrida em 04 de maio de 2017, no qual foi eleito como presidente do Poder Legislativo de Arapiraca, Léo Saturnino, e posterior convocação de outra eleição”.
Trocando em miúdos: um grupo de vereadores quer anular a eleição antecipada que elegeu Léo Saturnino.
Repercutiu na Câmara
A decisão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), anunciada esta semana, de retaliar os ex-aliados políticos e demitir pais de família e servidores lotados em várias secretarias continua repercutindo negativamente na Câmara de Arapiraca.
O vereador Rogério Nezinho (MDB) criticou veementemente a atitude do prefeito. “Ele mesmo disse que iria acabar com a influência política e agora está cuspindo no prato que comeu”, disparou.
Sem transparência
O parlamentar também condenou a falta de transparência da gestão de Teófilo. “O prefeito não revelou a quantidade de servidores demitidos e não teve a coragem de citar os nomes dos políticos, os mesmos que foram os responsáveis por sua vitória na eleição de prefeito”, acrescentou Rogério Nezinho.
Obras paralisadas
Em pronunciamento feito no plenário da Câmara Municipal, o vereador emedebista fez um elogio ao colega Willomaks da Saúde (PRP), que cobrou da administração municipal uma explicação de tantas obras paralisadas em Arapiraca.
“É uma gestão lenta e sem nenhuma ação para o povo do município”, reafirmou Nezinho.
Fato “histórico”
Ainda de acordo com o vereador, nunca na história de Arapiraca a cidade passou um ano sem um cronograma de inaugurações, durante as comemorações alusivas à emancipação política da cidade.
Ele lembrou que, em outras administrações, como da ex-prefeita Célia Rocha e Luciano Barbosa, hoje vice-governador de Alagoas, no mês de outubro, quando se comemora o aniversário de Arapiraca, as obras eram realizadas por todo o município e nessa gestão nenhuma foi realizada.
Não aparecem
“É grande o número de licitações de obras em Arapiraca, anunciadas pelo prefeito Rogério Teófilo, mas essas obras nunca aparecem”, declarou.
Rogério Nezinho disse que há dois anos vem cobrando da administração municipal mais empenho na máquina administrativa, principalmente com relação às indicações dos vereadores, e que quase sempre não são atendidas.
O parlamentar cobrou do Poder Legislativo de Arapiraca uma posição quanto às indicações enviadas para as secretarias municipais, e que não tiveram resposta dos secretários da gestão de Teófilo.
Sem atenção
“Ele só responde a quem quer. Não dá a mínima atenção para as indicações dos vereadores e que são feitas em nome da população”, comentou o vereador, afirmando que o Poder Legislativo não está omisso em suas cobranças para a administração municipal e, segundo ele, cumpre o seu papel de fiscalizar a gestão em nome da sociedade arapiraquense.
Salário atrasado
E os servidores contratados do município de Teotônio Vilela, no agreste alagoano, estão com o salário referente ao mês de outubro. A informação foi confirmada no início da noite desta quarta-feira, 07, por alguns servidores que ainda não receberam os proventos.
Recebem hoje
A Prefeitura de Teotônio Vilela realiza o pagamento de todos os servidores, geralmente, no último dia do mês trabalhado. Mas, até o momento, os funcionários da folha dos contratos não tiveram seus salários depositados em conta, e não há previsão para os pagamentos.
Porém, por meio de sua assessoria, a Prefeitura informou que apenas uma ou outra secretaria ainda não efetuou o pagamento, mas até esta sexta-feira, todos servidores receberão seus salários. (com 7segundos).
Usou a tribuna
Na tarde da última quarta-feira (07), o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), fez uso da tribuna na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), para parabenizar o presidente eleito, Jair Bolsonaro pela vitória.
“No dia 7 de outubro, a nação brasileira, num movimento nunca visto, foi buscar nos arquivos do coração um sentimento muito tempo silenciado. O povo brasileiro estava sendo vítima de uma ideologia liderada por um partido, que tinha em vista o poder absoluto da nação e, por isso, usou toda espécie de artimanha para sufocar o sentimento de brasileiros, usando como arma a mentira, falcatruas diversas, que pudessem alienar e corromper os poderes constituídos e aos poucos foi levando o país ao caos econômico, financeiro e moral”, disse Tarcizo.
... A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Infraestrutura, assinaram hoje (7) as Ordens de Serviços que autorizam o início das reformas e ampliações do Centro de Reabilitação de Deficientes Físicos de Palmeira dos Índios (Credefipi) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Nova.
... O recurso na ordem de R$ 750 mil, para a realização das obras, fazem parte de uma emenda dos deputados federais Cícero Almeida e Marx Beltrão. As duas unidades receberão novos mobiliários, equipamentos, computadores, climatização e, além disso, o Centro de Reabilitação receberá uma piscina nova, com sistema de aquecimento.
... Segundo a coordenadora do Credefipi Patrícia Cotrim, o Centro de Reabilitação presta serviço à população há 14 anos. “Mas desde 2013 saímos da sede do Centro, que passaria por uma reforma, e nunca mais voltamos.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.