O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, que tem como provedor Geraldo Magela Pirauá, realizou na segunda-feira, 22, uma grande ação como parte do Outubro Rosa, que visa chamar a atenção da sociedade para o cuidado, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A programação começou pela manhã, com a distribuição de brindes feita por estudantes do Cesmac as mamães pacientes da maternidade. No local, a equipe técnica do Hospital também apresentou uma palestra informativa e distribuiu panfletos sobre o tema.
Atividades no HRA
Já no período da tarde, a ação ocorreu na área do Estacionamento e foi destinada a equipe do HR. A abertura aconteceu com exercícios de ginastica laboral e encenação do autocuidado, feita por estudantes da Ufal.
Conscientização
As funcionárias do Hospital Regional também puderam marcar exames de mamografia e citologia, de forma gratuita, além de participar do sorteio de brindes e de um coffe break.
O diretor médico do HR, Ulisses Pereira, afirmou que a campanha teve como objetivo conscientizar as pacientes e a equipe interna sobre a importância da prevenção, que para ele é ainda é o caminho mais eficaz para tratamento. (Com Agência Live Comunicação).
Importante
“O autoexame é muito importante, pois é a própria mulher que começa a observar se tem alguma alteração. Quanto antes descobrir a doença, se elevam as possibilidades de cura. E mais uma vez estamos fazendo nossa parte em mobilizar a sociedade para o Outubro Rosa”, comentou.
Presenças confirmadas
O ministro da Educação, Rossieli Soares, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Romero Filho, confirmaram presença na inauguração do Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca. O evento está marcado para sexta-feira, 26.
Atividades
A primeira atividade do dia é uma celebração ecumênica, marcada para as 9h, no auditório do campus. Logo depois, às 10h, será a solenidade oficial com as autoridades. Já no período da tarde, vai ser realizado um Festival de Talentos com os alunos e ex-alunos da instituição. Toda a comunidade está convidada a conhecer o campus e a participar das atividades.
Nova sede
Este ano, o Ifal Arapiraca completa oito anos promovendo a Educação Profissional e Tecnológica em Arapiraca. A nova sede acolhe cerca de mil alunos e 85 servidores que atuam na instituição, além de colaboradores. Atualmente, o campus atende a comunidade do município e cerca de 20 cidades vizinhas.
Cursos oferecidos
A instituição oferece cursos técnicos integrados de Informática e Eletroeletrônica durante o dia, além do curso subsequente de Eletroeletrônica noturno. Também há pós-graduação de Ensino das Ciências e Matemática e Linguagem e Práticas Sociais. A instituição ainda é polo de cursos de licenciatura à distância de Ciências Biológicas e Letras/Português.
Pesquisa e extensão
O campus também promove atividades de Pesquisa e Extensão. Entre as ações de Extensão, está o ProIfal, um reforço para os alunos que pretendem fazer o Exame de Seleção para um dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Ifal. Alunos já matriculados na instituição, sob a orientação de professores, dão aulas de Português e Matemática para cerca de 160 jovens que têm o interesse de fazer a prova.
Marcelino Freitas
Com Bartolomeu Dresch: No próximo dia 30, a partir das 19h, profissionais de comunicação de Alagoas, amigos e familiares do jornalista, relações públicas e cronista esportivo Marcelino Freitas Neto, diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), realizarão um bingo solidário para cobrir despesas médicas.
... A promoção é do Grupo Jornalistas Solidários e do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas. A ação acontecerá na sede do Conselho Regional de Psicologia (CRP/AL).
... Marcelino Freitas Neto atualmente encontra-se na casa de familiares em Maceió, sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar de home custeada pelo Estado, atendendo a uma decisão judicial como resultado de uma ação civil pública da Defensoria Pública de Alagoas.
... Contudo, a existência de outros gastos mensais, não cobertos pela decisão como a contratação de cuidadores, lavanderia e equipamentos para mobilidade entre outras despesas, exigem a realização de ações de solidariedade para auxiliar na cobertura destes gastos.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.