Durante sessão realizada na terça-feira, 16, o vereador Fábio Henrique convidou o secretário de limpeza urbana para explicar o problema do acúmulo de lixo nas ruas de Arapiraca, em virtude da paralisação das atividades por parte da empresa responsável pela coleta. O vereador também quer saber das projeções futuras da limpeza urbana da cidade, que o município pretende executar. Em sua fala, lembrou que Arapiraca é uma cidade de 250 mil habitantes, que não pode ficar sem coleta de lixo. ”Lixo também é saúde pública”, disse.
Noção do problema
O povo pode ajudar não colocando entulhos e lixos nas ruas. Cada um tem que fazer sua parte. Para o vereador, o povo tem que ter noção do problema, enfrentando a falta da coleta do lixo e suas soluções para melhoria da vida da população. “Tenho certeza que tudo vai ser solucionado. A população que votou e acreditou em mim, cobra-me e pergunta se eu não estou vendo o absurdo que está acontecendo em nossa cidade e minha resposta é que estou sempre cobrando e ajudando a solucionar esse problema que tanto aflige nossa população”, afirmou o vereador Fábio Henrique.
Vai ajudar
Na oportunidade, Fábio Henrique recebeu, também, o apoio do vereador Léo saturnino, que se mostrou preocupado com o problema da limpeza urbana de Arapiraca. “Temos certeza que as soluções já estão sendo implementadas”, completou Léo Saturnino. “Vamos estar sempre aqui ao lado do povo e ajudando o nosso município em suas necessidades. Em alguns bairros a coleta e a limpeza das ruas já começaram, e estamos de olho em defesa dos interesses da população arapiraquense”, concluiu Fábio Henrique.
Palmeira
Nada como resgatar o sorriso e alegria nos olhos de uma criança, criança esta que permanece guardada no coração, mesmo diante do avanço dos muitos anos e de lutas travadas neste percurso. Essa é a definição de vida da maioria dos pacientes assistidos pelo Programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios.
Melhor em Casa
Na terça-feira, 15, a equipe do Melhor em Casa realizou o sonho de alguns dos pacientes, entregando os presentes pedidos. A equipe saiu da sede da SMS em clima de muita festa e alegria para a entrega dos presentes de 14 pacientes. A coordenadora do Programa Thais Cavalcante relata a experiência que ela e a equipe passaram na tarde ontem.
Presentes
“Foram perguntados aos pacientes do Melhor em Casa quais presentes eles gostariam de ganhar, se fossem crianças, no dia em que se comemora o Dia das Crianças. A equipe do Melhor em Casa promoveu não apenas a entrega de presentes, essa equipe promoveu o resgate de sorrisos em pacientes que puderam voltar a ser crianças, na alegria de receber a lembrança desse dia que, por muitas vezes, pode ter passado em branco. Um sorriso nos lábios e um coração cheio de esperança. Feliz Dia da Criança. Emoção inexplicável. O que para muitos é uma bobeira, para eles faz uma diferença gigante. Não é o valor, mas sim o amor que for distribuído hoje. Cada sorriso, cada casa sendo cheia de alegria e de esperança de dias melhores, a cada visita um vínculo fortalecido, em cada visita uma lição de vida. Sem palavras para descrever o que vivemos nessa tarde. Apenas gratidão”, disse Thais.
Congresso
O XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, Connepi, vai ter 18 trabalhos de integrantes do Ifal Arapiraca na programação. Ao todo, serão 125 projetos do Instituto Federal de Alagoas.
Novembro
O Connepi está marcado para ocorrer nos dias 27 a 30 de novembro, em Recife. O evento tem o objetivo de impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.
Tema do Connepi
Nesta edição, o Connepi terá como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, buscando fortalecer os debates sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento social e econômico do país e o caráter estratégico da ampliação dos investimentos na ciência e desenvolvimento tecnológico.
Penedo
A ação civil por ato de improbidade ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio das Promotorias de Justiça de Penedo, em desfavor do ex-prefeito José Dirson de Albuquerque Souza e do ex-secretário municipal de Finanças, Carlos José Dantas, ambos daquele Município, teve o recurso de apelação julgado improcedente pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, mantendo a condenação os réus em sentença proferida pelo Juízo da 3ª Vara da Comarca de Penedo, com ressarcimento ao erário, pagamento de multa civil em favor do município, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público a partir da decisão. Não cabe mais recursos.
... Após investigação conduzida em robusto inquérito civil, o MPE/AL apresentou provas eficazes que alicerçaram a ação de improbidade administrativa e, consequentemente, levou a condenação. José Dirson tentou alegar que as contratações ilícitas eram feitas sem seu conhecimento reportando toda responsabilidade à Secretaria Municipal de Finanças.
... Conforme consta nos autos, o Ministério Público acusou os ex-gestores de realizarem obras fictícias, como reforma de uma quadra inexistente; de superfaturamento de serviços, a exemplo de transporte de material em carroças; de contratação de atos de trato habitual sem licitação, como o de coleta de lixo, dentre outras.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.