O Ministério Público de Alagoas está investigando, novamente, o município de São Sebastião. Quatro ações novas foram abertas pela Promotoria da cidade; maior parte está relacionada a irregularidades ambientais.
Uma das publicações, divulgadas no Diário Oficial do estado desta terça (16), diz respeito às escolas de tempo integral de São Sebastião. De acordo com a promotora Viviane Karla, o preparatório de inquérito civil trata de uma denúncia sobre instituições de ensino que deveriam funcionar nos dois turnos, e que isto, de fato, não estaria acontecendo. (Com 7segundos).
Recomendações
Um ofício da Promotoria foi enviado à Prefeitura no início de 2018, e teve como resposta que o funcionamento em tempo integral seria retomado em maio. A nova investigação visa garantir que as recomendações foram acatadas.
Irregularidades
Os outros três casos estão relacionados a irregularidades ambientais, como averiguações sobre os problemas apontados na FPI de 2017. Um dos casos diz respeito a uma avícola, já desativada, acusada de descarte irregular de dejetos sólidos. O Ministério Público investiga a parcela de responsabilidade do Município neste caso.
Boa iniciativa
“Essa é uma oportunidade bacana e espero ter sabedoria para aprender. Sei que um futuro brilhante me espera”. Foi com essa expectativa que Juliana Camilo Ribeiro, de 19 anos, começou, na terça-feira (16), o curso profissionalizante para promotora de vendas. Ela é uma das 25 meninas e meninos, todos adolescentes infratores, que estão em cumprimento de medida socioeducativa e vão ter a oportunidade de aprender um ofício a partir de agora, graças a uma iniciativa do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL).
Projeto Recomeçar
O projeto se chama “Recomeçar – Oficina de jovens aprendizes” e, como seu próprio nome já diz, ele quer ser um instrumento de transformação social na vida dos adolescentes infratores que moram na cidade de Arapiraca. Idealizada pelos promotores de justiça Maurício Wanderley e Viviane Karla Farias, respectivamente titular e substituto da 7ª Promotoria de Justiça daquele município, a iniciativa vai beneficiar, até o final deste ano, cerca de 100 pessoas.
Finalmente
A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de porte II, no bairro Baixa Grande, foi retomada na última semana. O Centro de Saúde terá sua estrutura física localizada na Rua Júlio Paixão da Silva e beneficiará todo o município e regiões circunvizinhas.
As fundações já foram concluídas e a obra está em fase de elevação de alvenaria e concretagem e, logo em seguida, entrará na etapa de chapisco e rebocos.
O muro
Segundo o engenheiro civil responsável, Vinicius Leite, será levantado um muro e em breve a execução dos outros serviços. “A partir da próxima semana, cerca de 25 funcionários vão estar colaborando na obra. A marcação e escavação foram finalizadas e vamos concluir a alvenaria interna para darmos início aos próximos procedimentos”, destaca o engenheiro.
A UPA
Com capacidade para receber 250 pacientes por dia, o atendimento Hospital Regional será desafogado, principalmente as filas nos prontos-socorros, após a conclusão da obra.
24 horas
A Upa Arapiraca vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A unidade inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
Livraria Café
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) - campus Arapiraca lançou no último dia 9 seu novo espaço: a EdUneal Livraria Café.
O local — que em seu nome homenageia a professora Maria Madalena Barros de Menezes — fica dentro da própria universidade e é aberto para todos os interessados, sempre funcionando à tarde e à noite.
... Dispondo de um aconchegante ambiente para bater papo, ainda há por lá em suas paredes a exposição “Mesopotâmia – Berço da Civilização”, do artista plástico expressionista Valter Emanuel.
... Além de servir um agradável café expresso, a livraria traz em suas prateleiras, claro, as obras da Editora da Uneal (EdUneal), contando também com publicações da PUCPRess, Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Edufal e outras, indo de temas relacionados à linguagem até a filosofia animal, do fazer literário aos cordéis do Mundaú.
... Vale a pena conhecer o espaço, que atua de segunda a sexta-feira e ainda aceita cartões de crédito e de débito. Para os estudantes da Uneal, os descontos de 20% começam a partir de compras acima de R$ 30.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.