Na manhã de ontem, segunda-feira (15), os moradores do povoado Palmeira Alta, na zona rural de Penedo, cidade que tem como prefeito Marcius Beltrão, tomaram um grande susto. O teto da Escola Municipal Santa Cândido, desabou. Em razão da comemoração do Dia dos Professores, considerado feriado no calendário escolar, as aulas estavam suspensas e não tinham funcionários ou alunos na unidade de ensino. (com 7segundos).
Perigo
Segundo informações de moradores da região, a escola estava em reforma, mas funcionava normalmente. No domingo (14) ocorreu uma festa entre alunos e funcionários da unidade escolar.
Teto desabou
A secretária de educação de Penedo, Cintya Alves, confirmou que a escola estava passando por uma reforma e que o teto que desabou é na área de um novo pátio.
Ela disse ainda que na terça-feira (16) fará reunião com a construtora responsável pela obra, e que buscará explicações sobre o ocorrido.
As aulas de terça-feira estão suspensas em razão do desabamento.
Terceira idade
Considerando ser função institucional do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) zelar pelo efetivo respeito aos direitos assegurados na Constituição, onde está disposto, entre outras determinações como o dever que a família, a 2ª Promotoria de Justiça de União dos Palmares publicou, no último dia 5 de outubro, um edital convocando para uma audiência pública que discutirá a efetivação dos direitos das pessoas da terceira idade.
O encontro
A reunião de trabalho acontecerá na próxima sexta-feira (19), às 8h, na Instituição de Longa Permanência para pessoa idosa casa do pobre, que fica no centro de União dos palmares. O Encontro, que será aberto à participação da população, também contará com a presença de representantes do MPE/AL, dos Poderes Executivo e Legislativo do município, Conselho Municipal de Direito da pessoa Idosa de União dos Palmares, instituições que atuam na defesa do idoso e sociedade civil organizada. Todos poderão falar durante a audiência.
Pessoa idosa
“Teremos um amplo debate sobre os direitos das pessoas idosas, possibilitando neste, que foi o Ano Nacional da Valorização dos Direitos Humanos da pessoa idosa, a conscientização dos mesmos a respeito de seus ditérios. Além disso, teremos conhecimento do que tem sido feito, princialmente pelo poder público, para efetivação desses direitos. É uma discussão ampla, importante e que precisa contar coma participação de todos os envolvidos. A partir dai poderemos definir estratégias de atuação do MPE/AL visando assegurar o cumprimento do que está determinado pela legislação brasileiro “, disse a promotora de justiça Adilza Freitas, titular da 2ª Promotoria de Justiça de União dos Palmares e que presidirá a solenidade.
Delmiro Gouveia
Na manhã de segunda-feira (15), uma barraca de lanches, localizada no centro do município de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas, ficou destruída após um incêndio.
Segundo informações não oficiais, as chamas teriam iniciado após um problema com o botijão de gás que estava no estabelecimento, que não chegou a explodir.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo. Não há informações de feridos, apenas prejuízos materiais. (Com correio de notícias).
Conversa para mulheres
Sexualidade, Planejamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) foram temas abordados durante roda de conversa para mulheres, na última quinta-feira (11), na Unidade Básica de Saúde do bairro Baixão.
Bate-papo
O bate-papo integra um projeto, coordenado por Kelly Bezerra, enfermeira da unidade. Segundo ela, a proposta surgiu a partir da observação, durante atendimentos a mulheres, da importância e necessidade de discutir a temática.
Dificuldades
“As mulheres ainda têm dificuldades para falar abertamente sobre planejamento familiar, DST, sexualidade e as dúvidas e os problemas ou dificuldades relacionadas. “Conversar sobre o assunto é uma maneira de cuidar da saúde dessas mulheres. A ideia é na roda de conversa, que deve acontecer mensalmente, elas sintam-se mais à vontade para perguntar, trocar experiências e aprender com a equipe multiprofissional da UBS”, explicou a enfermeira.
... Para a primeira roda de conversa, as mulheres contaram com Acácia Dantas, psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que também é sexóloga.
... Além dela, participaram a coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Maria Luíza Bezerra, a gerente da UBS, Savanna Luck, a médica Rejane Lins e a dentista Liliane Alves.
... Para Maria Selma, 64 anos, uma das mulheres que aceitou o convite para o bate-papo, foi uma ótima iniciativa da UBS. “Conversar com mulheres é mais fácil. A gente fica mais à vontade para falar de assuntos íntimos. E é sempre bom aprender a cuidar da gente”, declarou.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.