Já mudou de autor o livro sobre a vida da ex-prefeita e candidata a deputada estadual, a médica Célia Rocha. A jornalista Eliane Aquino havia sido contratada para redigir a obra, mas, após mais de um ano, não cumpriu o prazo estabelecido.
Bandeira
Esta semana, Célia contatou o, também jornalista e publicitário, Carlo Bandeira, para editar a sua história.
Agora, de acordo com a jornalista Cinara Corrêa, o livro finalmente deve sair. Pelo menos, é a esperança dos incrédulos.
Polêmica em Arapiraca
E o secretário de Educação de Arapiraca, Janeo Melanias, foi a “sensação” das redes sociais dessa semana, mas, infelizmente, por uma atitude agressiva e covarde. Esse senhor, que segundo relato de testemunhas e registro policial, atropelou, em um passado recente, e matou um pai de família em Arapiraca, aparece em um vídeo, gravado durante reunião com ex-servidores das Oscips que estão com salário atrasado, onde afirma que 90% dos radialistas de Arapiraca são “vagabundos”.
A vítima
A vítima de Melanias foi o jovem comerciante Edvaldo Jacinto da Silva, de 28 anos.
Janeo conduzia um Fiesta Sedan MVA-6676. O caso aconteceu na AL 220, em trecho que corta a cidade de Arapiraca e o atual secretário apresentava sintomas claros de embriaguez.
Mais ataques 1
Sobre as denúncias, o secretário criticou a oposição e disse que havia pessoas que eram contratadas só para falar das coisas erradas ou “inventar”. A declaração continua com um ataque direto aos veículos de comunicação e aos profissionais.
Mais ataques 2
“90% do pessoal da imprensa trabalha desse jeito. Isso é radialista. Conheço meia dúzia que trabalha direito. O resto é vagabundo”, afirma Janeo no vídeo.
No vídeo, Janeo diz que a gestão se desorganizou porque houve muitas denúncias e que o Ministério Público achou por bem solicitar ao juiz o cancelamento dos contratos (Com Oscips).
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Arapiraca se manifestou por meio de nota oficial, onde “ esclarece, sobre vídeo com a fala de um secretário municipal, que o conteúdo não reflete o pensamento da administração pública acerca dos profissionais de imprensa ou veículos de comunicação. A relação da prefeitura e seus funcionários com jornalistas e radialistas sempre foi pautada no respeito mútuo, na ética e na transparência. A fala do secretário expressa uma opinião pessoal e não representa o pensamento do Poder Executivo Municipal”.
Trocando em miúdos: O secretário não será punido e continua trabalhando como se nada tivesse acontecido.
Nota do SINDIRÁDIO
O SINDRÁDIO (Sindicato dos Radialistas) também se manifestou, meio que acanhadamente. O sindicato pede ao secretário para nominar os profissionais e lembra que é papel dos comunicadores "servir como porta vozes da população".
Esqueceu, no entanto, um principio básico que acusar sem provas é um crime e também “esqueceu” de informar que vai entrar ou não com ação na Justiça buscando punição para os danos causados aos profissionais arapiraquenses.
Alerta de prevenção
O aumento de casos de suspeita de dengue, atendidos no Hospital Regional de Arapiraca no mês de agosto (154 contra 129, detectados em julho), reforçam a preocupação do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia para os cuidados com a prevenção.
“A população precisa ficar alerta e nunca deixar de lado a prática dos rituais preventivos”, disse a chefe do departamento, Nelva Rubia.
Maior vigilância
Apesar do aumento ser considerado pequeno, não provocando riscos de uma epidemia ( 19% se comparado ao mês de agosto), os casos suspeitos atendidos no Regional refletem a necessidade de uma maior vigilância doméstica.
Ações caseiras
Para a Coordenadora, o mosquito transmissor da dengue, chamado Aedes Aegypit, precisa ser combatido cotidianamente com ações caseiras, a exemplo de se evitar acúmulo de água em recipientes, tapar recipientes para o lixo e usar repelentes.
... “Depois de todas as campanhas é natural que as pessoas fiquem mais acomodadas, mas esse é o risco. Então é preciso reforçar sempre as informações”, comentou o Diretor Médico do Hospital, Ulisses Pereira.
... Para o provedor Geraldo Magela Pirauá - que recebeu semana passada o Prêmio Melhores do Ano, Trofeu Imprensa Tv OOPS, pelo trabalho realizado à frente do Hospital- as medidas preventivas devem ser sempre priorizadas.
... “Estamos aqui para atender a população, que precisa de informações para se precaver de doenças que podem ser evitadas. A prevenção sempre será o melhor remédio”, falou.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.