O presidente do ASA, Isve Leão, deve renunciar à presidência do clube, ainda neste ano devido à precariedade financeira do clube. O time, que há seis anos venceu o Palmeiras na Copa do Brasil, está totalmente falido e defendendo apenas o Campeonato Alagoano deste ano.
Encontros macrorregionais
O Conselho Estadual de Saúde e o Ministério Público de Alagoas promovem hoje (20) e amanhã, dois encontros macrorregionais de saúde destinados a promotores, conselheiros municipais de saúde, secretários municipais de saúde e prefeitos, nas cidades de Arapiraca e Maceió, a partir das 8h30 da manhã.
Palestra
O presidente do CES, Jesonias da Silva, fará a primeira palestra, destacando a necessidade da organização dos conselhos municipais para atuarem em defesa de políticas públicas de saúde. Em seguida o promotor de justiça do Núcleo de Saúde Pública do MP AL, promotor Paulo Henrique Carvalho Prado, falará sobre o protagonismo dos conselhos na parceria com o Ministério Público.
MP e controle social
O objetivo é aproximar o MP e o controle social, além de qualificar os conselheiros e gestores, acerca do papel que cada um exerce na politica municipal de saúde e como o Ministério Público, como órgão de controle externo pode contribuir na garantia da implantação dessas politicas.
Programação
De acordo com a programação, que tem como tema central, “a ousadia de assegurar o atendimento universal do SUS”, no dia 20, quinta-feira próxima, estarão reunidos em Arapiraca, no Teatro Cenecista Thereza Auto Teófilo, ao lado do Colégio Cenecista Bom Conselho, o público alvo das comarcas e dos municípios que compreendem a 2ª macrorregião de saúde, das 8h30 até às 13h. Na sexta-feira, dia 21, serão contempladas as comarcas e os municípios da 1ª macrorregião, com sede em Maceió. Com a mesma programação, o encontro será no auditório Procurador de Justiça Edgar Valente de Lima Filho, no prédio sede do Ministério Público do Estado De Alagoas, no bairro do Poço.
Acidente
Um carro de som, tipo trio elétrico, bateu na base do semáforo no cruzamento das ruas Estudante José de Oliveira Leite e João Ribeiro Lima, no Centro de Arapiraca. Mas, o superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, determinou as providências de reparos de imediato.
Belém
A ação civil pública com obrigação de fazer, ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Taquarana, para que o município de Belém disponibilize transporte escolar adequado e seguro para os estudantes locais, foi acatado pelo juiz Lucas Tenório de Albuquerque. O promotor de Justiça, Márcio José Dória da Cunha, havia requisitado que, em caráter urgente, se abstivesse de usar “pau-de-arara”.
Descumprimento
De acordo com o promotor de Justiça, após inspeção in loco aos veículos que transportam os estudantes do município de Belém, foi constatado o descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro, colocando em risco a vida de crianças e adolescente.
Salários atrasados
Sem expectativas de receber salários atrasados, funcionários municipais de Arapiraca seguem com as atividades paralisadas. Na manhã de quarta (19), profissionais da Creche Sebastiana Bezerra Guimarães, situada no bairro Mangabeira, e da Creche Deusdeth Barbosa da Silva, localizada no bairro Brisa do Lago, decidiram manter as portas fechadas.
Contratos cancelados
O site arapiraquense 7Segundos tem noticiado a 'saga' desses profissionais, que tiveram os contratos cancelados com as Oscips e em razão do longo atraso no pagamento dos salários decidiram cruzar os braços. Na terça (18), os motoristas de ônibus escolares e cuidadores de alunos também paralisaram as atividades. “Se eu não pagar a pensão do meu filho até dia 20, eu vou ser preso”, desabafou um dos funcionários.
... Uma dupla foi presa na noite de terça (18), na cidade de Delmiro Gouveia, em ação que uniu as policias Civil e Militar do estado. Os suspeitos vinham sendo procurados por diversos assaltos na região.
... A pista final que levou os agentes até os acusados tem relação com roubos de telefones celulares levados das vítimas momentos antes da prisão dos suspeitos.
... A identidade dos suspeitos não foi revelada e foram levados à Delegacia Regional de Delmiro Gouveia (1ª DRP). Existe ainda um terceiro comparsa que está sendo procurado pela polícia.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.