O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e Televisão no Estado de Alagoas (SINDRÁDIO/AL) emitiu nota de repúdio contra a fala do Secretário de Educação de Arapiraca, Janeo Melanias, que foi flagrado chamando radialistas de "vagabundos."
O sindicato pede ao secretário para nominar os profissionais e lembra que é papel dos comunicadores "servir como porta vozes da população".
A nota na íntegra
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e Televisão no Estado de Alagoas (SINDRÁDIO/AL), vem a público repudiar a atitude antidemocrática do então Secretário de Educação do município de Arapiraca, Janeo Melanias, onde o mesmo desrespeita uma categoria profissional com relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas, onde diz em sua fala que: “90% do pessoal da imprensa trabalha desse jeito. Isso é radialista. Conheço meia dúzia que trabalha direito. O resto é vagabundo”, afirma Janeo no vídeo que se encontra nos sites.
Porta vozes
Ainda na nota, o SINDRÁDIO afirma que “temos a plena consciência que a imprensa não tem o direito de fabricar fatos ou notas para servir como conteúdo a seu favor, preservando inclusive a integridade moral e intelectual dos profissionais, no entanto vossa excelência deveria nominar quais são os profissionais, o qual os chama de vagabundos. Se a administração do secretário não é satisfatória, é natural que a população faça reclamações e cobranças. Este é o papel dos comunicadores em geral: servir como porta vozes da população do município”.
Lei da mordaça
O que não cabe mais, diante de tantas conquistas e avanços para a modernização democrática, resgatar a lei da mordaça, com pessoas tentando amedrontar e calar a imprensa! A censura que havia na ditadura militar, já não existe há muito tempo.
Apoio da Comunidade
Os nossos profissionais só estão cumprindo seu papel e contam com o apoio da comunidade arapiraquense para enfrentar as represálias que estão sofrendo. Ora, francamente, na sociedade de informação cabe as grandes empresas de comunicação darem voz ao clamor da sociedade, através do trabalho de seus profissionais. PAULO GUEDES – PRESIDENTE.
Nota do colunista
Olha, sou radialista e já fui sindicalizado por muitos e muitos anos. Na minha opinião, essa nota oficial do SINDRÁDIO não foi uma resposta à altura da grandeza da nossa categoria, pelo menos em Arapiraca. Uma agressão dessa natureza merece uma resposta mais enérgica, digna de uma ação na justiça por danos morais. O secretário de Educação de Arapiraca, caro Paulo Guedes, jogou na lama e maculou uma classe que trabalha com decência. Sinceramente, acredito que existe um Departamento Jurídico que possa cuidar desse caso escabroso. Ou não?
Batalha
Encerrada no último domingo (16), a edição anual da Expo Bacia Leiteira foi um sucesso em todos os nichos da cadeia produtiva do leite. Segundo a comissão organizadora do evento, durante o período de 13 a 16 de setembro, a exposição registrou um público de 30 mil pessoas no Parque Mair Amaral, em Batalha.
Venda de animais
O público se dividiu entre a programação técnica com criadores e animais, feira, venda de animais, julgamentos e torneios, além da visitação de stands de empresas e entretenimento para as famílias sertanejas.
Setor fortalecido
A aprovação do evento, segundo Hibernon Cavalcante, superintende de políticas agrárias da Seagri/AL, é unânime para o setor. "O setor conclui mais uma exposição fortelecido, sabendo que somente com essa integração entre todos é possível reativar o potencial econômico do leite visto que genética temos de sobra", pontuou.
Arrastou multidão
A programação artística, que celebra a tradição leiteira da região com apresentações de bandas no palco da Expo Bacia Leiteira, arrastou uma multidão em duas noites de shows. Com conforto e segurança, o público festejou ao embalo de oito bandas: Arrastão do Pagode, Zé Bahia, Garota Sertaneja, Avine Vinny, Penha Melo, Forrozão das Antigas, Geninho Batalha e Peruano.
... A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), iniciou ontem (18) as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que será encerrado no próximo dia 25, Dia Nacional do Trânsito. O objetivo das ações é incentivar a educação no trânsito não como forma punitiva, mas de conscientização e respeito às leis que regem o trânsito.
... A atividade iniciou com uma carreata que percorreu as principais ruas da cidade, e envolveu órgãos como Samu, Upa, SMTT, autoescolas e secretarias de Educação e Saúde, e finalizou com uma blitz educativa no Centro.
... De acordo com o superintendente da SMTT, Jaime Farias, a proposta é chamar a atenção da população sobre a importância da mudança de atitudes da sociedade em ser responsável por mudar o cenário do alto número de acidentes de trânsito.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.