O vice-prefeito de Maribondo, Serginho Marques, realiza neste sábado e domingo um importante evento. Trata-se do Saúde na Comunidade, que tem como finalidade atender moradores com profissionais de diferentes áreas da saúde.
Neste sábado, 4, serão atendidas as famílias que residem no povoado Mata Verde e amanhã os trabalhos serão concentrados no bairro Planalto.
Profissionais da saúde
Segundo Serginho Marques a equipe de profissionais prestará serviços de aferição da pressão, exame de prevenção de câncer de colo do útero, teste rápido de glicemia, corte de cabelo e maquiagem.
Para encerrar o evento, haverá um grande show, a partir das 20h, com Xandy dos Teclados.
Pão de Açúcar
Em operação desencadeada na manhã desta sexta-feira (3), nos estados de Alagoas e Sergipe, o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) está dando cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão nas residências de 10 pessoas e nas sedes de quatro empresas acusadas de participar de um esquema que fraudava licitações no município sertanejo de Pão de Açúcar.
Contratos ilegais
Para os investigadores, todos os envolvidos teriam se beneficiado, até agora, com o desvio de R$ 2 milhões em recursos públicos após firmarem contratos ilegais com a prefeitura daquela cidade. A ação conta com o apoio do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.
Mandados
Em Alagoas, os promotores de justiça Antônio Luiz dos Santos Filho, Luiz Tenório Oliveira de Almeida e Elísio da Silva Maia Júnior cumprem 10 mandados em três municípios diferentes. Nessas cidades, o Gaeco está nas sedes das empresas Tavares Locações de Veículos e Palcos Eirelle EPP, em Satuba; JG Transporte Escolar e Locação de Veículos Ltda - EPP, em Maceió; e Nativa Construtora Ltda - Epp, em Jacaré dos Homens.
Os envolvidos
A operação também realiza busca e apreensão nas residências dos donos dessas mesmas empresas. Emanuel Kayke Pereira Fidélis de Lima, sócio-proprietário da Tavares Locações; Jorge Gonzaga Pereira, dono da JG Transporte Escolar; Maria Isabel Oliveira dos Santos, também proprietária da JG; Jefferson Holanda da Silva, representante da mesma pessoa jurídica; Gabriela Maria Figueiredo Souto, sócia da Nativa Construtora; Paulo Jorge Silva, também sócio; e Anderson César Farias de Melo, que representa a Nativa, tiveram documentos e equipamentos apreendidos pelos promotores de justiça que comandam a Engodo. Paulo, Gabriela e Anderson já haviam sido presos pelo Ministério Público, pelo mesmo motivo, numa outra operação do Gaeco, em março deste ano.
Porto da Folha
Já em Sergipe, os promotores Hamilton Carneiro Júnior e Eloá de Carvalho Melo dão cumprimento às outras quatro medidas cautelares. No município de Porto da Folha, eles foram até a sede da Portoserv Serviços e Empreendimentos Ltda e na casa de Henrique de Santana, que seria auxiliar administrativo da referida empresa. E, na capital Aracaju, os mandados de busca e apreensão foram executados nas residências de Maria Dáfne Emanuela Delfino Santos e de Kamila Vanessa de Lima, ambas proprietárias da Portoserv.
Frigovale
Em virtude do impasse entre os marchantes do município e a FrigoVale, concessionária responsável pelo abate de animais bovinos, caprinos e suínos em Arapiraca, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através do procurador geral do município, Rafael Gomes Alexandre, se reuniu com o defensor público Marcos Antônio Silva na tarde de quinta-feira (02). A categoria tem reivindicado o ajuste no valor da taxa de abate, enquanto a empresa alega que o valor novo é previsto no contrato de concessão do serviço.
Defensoria
Na oportunidade, o procurador Rafael Gomes tratou com a Defensoria Pública do Estado de Alagoas, que representa os marchantes, questões que envolvem a empresa e os açougueiros e analisou os documentos e questões burocráticas.
Entendimento
“O município vem ao longo da atual gestão discutindo com a FrigoVale e os marchantes, na representação da Defensoria Pública de Alagoas, a melhor forma de prestação de serviço e entendimento entre ambas as partes, visando uma melhor qualidade de produto aos arapiraquenses”, declara Rafael Gomes.
... Dados divulgados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), nesta sexta-feira (3), apontam para uma redução no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) — homicídio doloso, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal com resultado de morte — no mês de julho, em Alagoas.
... Segundo o levantamento, julho registrou ao todo 103 homicídios, menor taxa dos últimos três anos, uma redução de 7,2% em comparação com o mesmo período do ano passado: o número caiu de 111 para 103.
... Ainda conforme os dados, se comparado a taxa de CVLIs entre janeiro e julho deste ano com o de 2017, registra-se uma redução de 18%.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.