No último final de semana o deputado estadual Tarcizo Freire esteve visitando as comunidades indígenas Karopotó Terra Nova, de São Sebastião e Cariri Xocó, em Porto Real do Colégio, para uma avaliação das condições de vida dos índios das regiões.
Apresentações culturais
Durante a visita do parlamentar os índios realizaram várias apresentações culturais, uma delas, contou com a participação de Tarcizo Freire.
“Atendendo ao pedido do Cacique Juarez de Souza e de sua esposa Dinalva Souza, fui visitar a aldeia Karopotó e participar deste momento ímpar. Aproveitamos para levantar as dificuldades enfrentadas pela comunidade, e em breve, com o retorno parlamentar, iremos trabalhar na busca de melhorias”, falou Tarcizo.
Porto Real
Em Porto Real do Colégio, ao lado de amigos, o deputado visitou a aldeia Cariri Xocó, onde conversou com lideranças indígenas, Freire ainda esteve na residência da índia Ianí. A indígena falou um pouco dos problemas daquela comunidade.
Cultura indígena
O parlamentar destacou a importância da força da cultura indígena para a história do país. Lembrou de suas tradições e lutas, e ainda defendeu, que os índios necessitam de mais apoio e reconhecimento.
Na ocasião, o deputado Tarcizo Freire colocou-se à disposição para trabalhar em favor do desenvolvimento das aldeias.
Encerramento do lixão
Após o encerramento do lixão no povoado Gameleiro, localizado no município de Olho d'Água das Flores (AL), o Ministério Público Federal (MPF) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – a fim de recuperar área ambiental degradada – com a prefeitura do município, com o Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres) e com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).
O TAC foi firmado durante reunião realizada na última quarta-feira (25), na sede da Procuradoria da República no Município de Arapiraca.
Olho d´água
A reunião, mediada pelo procurador da República Bruno Lamenha, é um esforço do MPF em tentar solucionar, extrajudicialmente, os problemas ambientais decorrentes da falta de elaboração e de execução do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD). O "lixão" no povoado Gameleiro teve suas atividades encerradas, entre outros pontos, pelo início das atividades do aterro sanitário gerido pelo Cigres, também localizado em Olho d'Água das Flores.
Antigo “lixão”
Prefeitura e Cigres reconhecem que são responsáveis pelo passivo ambiental decorrente do funcionamento do antigo “lixão” do povoado. Assim, no TAC, comprometem-se a elaborar o plano de recuperação em até um ano e, posteriormente, executá-lo integralmente.
Prazo inicial
Caso ocorra algum entrave no processo de licitação para a contratação da empresa responsável pela execução do plano, este prazo poderá ser prorrogado, no máximo, por igual período, desde que a solicitação seja encaminhada ao MPF antes do término do prazo inicial.
Teotônio Vilela
Na manhã de quarta-feira (1º) o segundo suspeito no desaparecimento de Ailton Alysson da Silva, de 35 anos, se entregou à polícia.
Arthur César, delegado responsável pelo caso, disse que o homem resolveu se entregar após uma conversa, por telefone, entre a polícia e seu advogado. O delegado acrescentou que há parentesco entre os dois suspeitos presos, que são primos.
Disque denúncia
Ainda segundo o delegado, a motivação para o sequestro pode ter sido causado por Alysson ter feito disparos de arma de fogo na porta de uma senhora, em março desse ano. Um dos tiros atingiu a motocicleta do primeiro suspeito preso. Com relação ao paradeiro da vítima, ainda não pistas conclusivas. Arthur César pede que se alguma testemunha souber de informações que ajudem na localização de Alysson, liguem para o disque-denúncia (181).
A polícia não revelou o nome dos suspeitos. Os dois foram encaminhados para o Sistema Prisional de Alagoas, em Maceió – Com 7segundos.
... A partir dessa sexta-feira (3) a Prefeitura de Lagoa da Canoa estará iniciando uma grande ação voltada à prevenção do câncer. Os últimos detalhes da programação foram definidos nesta segunda-feira (30) durante reunião envolvendo todos os secretários municipais.
... O evento, intitulado como “A Informação salva Vidas – Todos na Luta contra o câncer”, será realizado a partir das 9 horas na Praça Benício Alves, no centro da cidade.
... Na oportunidade serão realizados gratuitamente testes rápidos de HIV e Sífilis, aplicação de vacina contra HPV, tendo como público alvo meninas com idades entre 9 e 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos.
... Paralelamente haverá exposição de cartazes sobre os tipos de câncer e formas de prevenção.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.