O Conselho Municipal de Segurança Pública de Arapiraca (Consepa), que tem como membro a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Vera Lúcia, reuniu-se na última terça-feira (15), na sala de reuniões do Centro Administrativo, para debater soluções para o município.
As principais queixas e problemas da população arapiraquense foram trazidas à discussão e alternativas de solução foram apresentadas pelos membros do conselho.
Videomonitoramento
Ações preventivas e educativas nas escolas municipais, além do videomonitoramento foram algumas alternativas para prevenir e reduzir o índice de criminalidade em vários pontos da cidade, como unidades de saúde, escolas, praças municipais, rodovias, bares e outros estabelecimentos.
Vera Lúcia fez questão de participar da reunião e opinar sobre os cuidados com a segurança no comércio de Arapiraca, preservando lojistas e consumidores.
Praia Sem Barreiras
A Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, em parceria com a Uninassau e a Prefeitura de Marechal Deodoro, lança, neste sábado, 19, o projeto Praia sem Barreiras. O evento será realizado na Praia do Francês, em Marechal Deodoro.
Pessoa com Deficiência
O Praia sem Barreiras tem o objetivo de promover a inclusão, com foco no lazer da Pessoa com Deficiência. Banho de mar assistido, vôlei sentado, jogo de bocha adaptado e xadrez em braile serão algumas das atividades voltadas ao público.
Cadastro Ambiental
Encerra no dia 31 de maio o prazo para inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas prepara um mutirão de atendimento em municípios do sertão a partir da terça-feira, 22.
Mutirão
Instituído pelo Código Florestal o CAR é um registro eletrônico, obrigatório a todos imóveis rurais, que permite o controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico, além de auxiliar no combate ao desmatamento. Os proprietários rurais que estiverem inscritos no sistema garantem diversos benefícios como obtenção de crédito e seguro agrícola.
São João em Palmeira
A Prefeitura de Palmeira dos Índios lançou, ontem, a programação oficial do São João do Povo na Capital da Cultura de Alagoas. A prefeitura preparou uma grande festa, com seis dias de duração, que começa no dia 12 de junho, na “Estação do Forró”, e termina no dia 30 de junho com a ressaca do São João, no bairro de Palmeira de Fora.
Homenageado
O homenageado deste ano é o instrumentista palmeirense Luiz Ricardo da Silva, o Lula Demó, acordeonista do cantor Mano Walter. Lula faleceu no dia 8 de novembro de 2015, aos 37 anos, vítima de complicações por diabetes. Ele era filho do já falecido, e também sanfoneiro, João Demó.
Sindicândia
Após servidores da Secretaria de Serviços Públicos e Convívio Urbano terem sido flagrados depositando lixo em área inapropriada, o prefeito Júlio Cesar determinou a abertura de sindicância para apurar a responsabilidade de cada um deles
Palestra
O prefeito Júlio Cezar recebeu representantes do município de Inhapi, no Sertão alagoano. Eles assistiram a uma palestra ministrada pelo prefeito Júlio Cezar, em Santana do Ipanema, pelo Projeto Escola de Contas Conversando com o Gestor, do Tribunal de Contas do Estado, e se interessaram pela forma de como o Governo Municipal tem administrado Palmeira dos Índios em tempos de crise.
Visitas
O grupo visitou setores importantes da prefeitura como a Controladoria, Sistema de Pagamento, Departamento Financeiro, Contabilidade, Compras, Gerenciamento de Processos Administrativos, fluxograma, entre outros.
... A operação Luz da Infância 2 deflagrada na quinta-feira, 17, no combate à pedofilia - resultou na prisão de três pessoas em Alagoas
... Os detalhes da operação foram repassados em uma coletiva à imprensa.
... Segundo a delegada de Crimes Contra Crianças e Adolescentes da Capital, Adriana Gusmão, foram presos: Paul Jozef de Jonge, 55 anos, foi detido em um condomínio de luxo localizado na Serrraria.
... Roberto Marinho da Cruz, 56, zelador em uma igreja batista localizada na Jatiúca.
... Outro envolvido, José Márcio dos Santos Acioli, de 40 anos, foi preso na cidade de Rio Largo
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.