Roberto Baia
Recursos da Caixa
O prefeito Júlio Cezar assinou ontem, terça-feira (15), na Caixa Econômica Federal, em Maceió, dois importantes contratos que irão beneficiar o município de Palmeira dos Índios. O primeiro contrato diz respeito à construção de portais para as entradas da cidade, e o segundo está relacionado à reforma da quadra poliesportiva da Escola Municipal Douglas Apratto Tenório, localizada no bairro de Palmeira de Fora. Os recursos a serem utilizados nas duas obras são do Ministério do Turismo, a partir de emendas parlamentares do ministro Marx Beltrão.
Novos projetos
De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a próxima etapa será a elaboração dos dois projetos, além da fase do processo de licitação. “Palmeira vai ganhar portais na entrada da cidade e ficará ainda mais bonita. Também vamos reformar a quadra poliesportiva da Escola Douglas Apratto. Tudo isso com recursos do Ministério do Turismo, com emendas do ministro Marx Beltrão, a quem agradeço o esforço, a parceria e por sempre olhar com cuidado e carinho para o nosso município. Com muito trabalho, aos poucos, vamos construindo o desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito.
Arapiraca violenta
Com 7segundos - Após atentado ocorrido na noite de segunda-feira (15), em Arapiraca, em que um sargento da reserva acabou baleado no quadril durante uma tentativa de assalto, a PM lançou uma ofensiva no bairro Manoel Teles.
Durante a operação, a Polícia Militar capturou três homens, dois deles apontados como suspeitos de participação na tentativa de homicídio contra o sargento da reserva Itamar.
Acusados
Os acusados foram levados para a Central Polícia de Arapiraca e foram identificados como João Pedro Oliveira dos Santos (18), Pedro Henrique Cesar da Silva, vulgo Pio (20), e Eldson da Silva dos Santos (19).
Segundo informações obtidas na Central de Polícia Civil, Eldson e Pedro Henrique são apontados como autores do disparo que atingiu o policial.
Assaltante
João Pedro é acusado de assaltar uma ótica no Centro de Arapiraca na madrugada desta terça-feira (16). Foi também encontrado maconha em sua casa.
Questionado sobre tiroteio ocorrido na manhã de hoje no bairro Manoel Teles, o BPM da cidade nega que os suspeitos tenham oferecido resistência.
MP recorreu
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) recorreu à decisão monocrática do desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly que, resultou na soltura do prefeito de Campo Grande, Arnaldo Higino Lessa, no dia 26 de dezembro. O gestor é acusado de ter cometido atos de corrupção ao cobrar propina de uma empresa que supostamente prestava serviços para o município administrado por ele. Até o momento, o prejuízo aos cofres públicos daquela cidade chega a meio milhão de reais.
Reforma da decisão
De acordo com informações da assessoria de comunicação do MPE, o órgão requereu ao Poder Judiciário que reconsidere a decisão que concedeu liberdade a Arnaldo Higino e que, caso assim não entenda, apresente o agravo para que o plenário possa determinar ou não a reforma da decisão, o que pode restabelecer a prisão de Arnaldo Higino.
Aguarda apreciação
Ainda segundo a assessoria, o recurso foi interposto no último dia 10 e, agora, aguarda apreciação do próprio desembargador que revogou a prisão preventiva, homologada anteriormente pelo desembargador Sebastião Costa Filho, logo após Arnaldo Higino ser preso em flagrante no momento em que recebia o dinheiro fruto de cobrança de propina. A decisão foi assinada pelo procurador de justiça Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que estava na função de procurador-geral substituto, e pelo promotor de justiça Luciano Romero da Matta.
Teste de elenco
O cineasta Laís Araújo estará nesta quinta-feira (18) em Arapiraca fazendo um teste de elenco para o seu próximo curta-metragem “Laura”.
O encontro será no auditório da Casa da Cultura, localizada na Praça Luiz Pereira Lima, no bairro do Centro, a partir das 14h30.
O enredo
Sendo o primeiro trabalho ficcional da diretora, o enredo trata de uma adolescente que tem conflitos internos — existenciais e de memória — quando precisa acompanhar seu pai ao interior alagoano em uma viagem. As filmagens serão feitas na cidade de Anadia ainda neste primeiro trimestre de 2018.
Personagens
Por sua vez, o perfil dos personagens é: mulheres com idade entre 14 e 18 anos; mulheres entre 30 e 40 anos; e homens entre 40 e 50 anos.
“Laura” é um dos 21 roteiros selecionados pelo IV Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual de Alagoas. Já Laís Araújo foi destaque na última Mostra Sururu de Cinema Alagoano com o documentário “Cidade Líquida”.
... A febre amarela tem gerado grande preocupação em todo o país nos últimos dias. O surto que tem acometido as regiões Norte e Centro-Oeste, e recentemente o Nordeste, com uma morte registrada na Bahia, tem chamado à atenção daqueles que pretendem viajar para as áreas de risco.
... A única forma de imunização é a vacina contra a febre amarela, que está disponível para a população.
... Em Palmeira dos Índios, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta a vacina contra a febre amarela, gratuitamente, às quintas-feiras, no Posto de Saúde do São Francisco. Apenas as pessoas que forem viajar para as áreas endêmicas ou para o exterior podem tomar a vacina. É necessário apresentar o comprovante da viagem (passagem) e o cartão de vacina. A SMS recomenda que a pessoa tome a vacina 15 dias antes de viajar.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos diagnósticos estava concentrada em Minas Gerais, mas muitas ocorrências já foram registradas também em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Pará e Tocantins, consideradas agora áreas de risco para quem for viajar.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.