Roberto Baia

Parecer favorável

Roberto Baia 29 de setembro de 2017
Parecer favorável
Reprodução - Foto: Assessoria

Durante sessão na Câmara Municipal de Arapiraca, foi aprovado requerimento dos vereadores Léo Saturnino e Fábio Henrique, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo para que seja cumprida a Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento  do Ensino  Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), uma vez que o Supremo Tribunal Federal deu parecer favorável a Educação o recurso, sendo de 60%, destinados aos professores e 40% em capacitação e infraestrutura.

 

Vila Bananeiras

Também foi aprovado requerimento do vereador Melquisedec de Oliveira (PRP), solicitando ao prefeito Rogério Teófilo (PSDB), providências para que sejam instituído o Conselho  Municipal de Organizações das Associações.

Outra indicação aprovada foi do vereador Fabiano Leão, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo e ao secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Roberto Amaral e também a Eletrobrás, um balneário, uma pista em torno da barragem da Vila Bananeiras e um projeto de alta tensão para os pequenos produtores.

 

Revitalização do parque

Ainda na Câmara arapiraquense, foi aprovada indicação da vereadora Professora Graça (PDT), solicitando a administração municipal promover meios  para revitalizar o Parque Ceci Cunha II, restaurando os equipamentos, brinquedos de metal e artesanais.

 

Que bobagem 1

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, sancionou a lei que cria o Dia do Evangélico Maragogiense, a ser comemorado em 31 de outubro.

E, conforme a sanção publicada no Diário Oficial dos Municípios de quarta-feira, 27, a data será feriado facultativo em Maragogi.

Trocando em miúdos, segundo abordou bem uma matéria do site cadaminuto.com.br, os servidores públicos não precisarão trabalhar neste dia. (Na teoria, o “facultativo” não impede o trabalho, mas, na prática, todo mundo sabe que a história é outra).

 

Que bobagem 2

Só falta agora a Câmara aprovar e o prefeito sancionar o Dia do Católico, o Dia do Candomblé, o Dia do Espiritismo e quem sabe o dia da Macumba.

Diga aí, o prefeito deveria adotar medidas para melhorar a vida da população e deixar de fora “picuinhas” religiosas de interesse de vereadores. Não é não????

Assim, fica difícil.

 

Projeto Robótica

Implantado em 2016, pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Projeto Robótica nas Escolas já contempla 95 unidades de ensino na capital e no interior.

A iniciativa está dotando as escolas de nova tecnologia, proporcionando a oportunidade de os estudantes da rede pública estadual desenvolver o raciocínio lógico e serem inseridos no universo digital.

 

Arapiraca

Em Arapiraca, o projeto já chegou às escolas Quintella Cavalcanti, Senador Rui Palmeira (Premem), Isaura Lisboa (Epial) e Pedro Reis.

O Robótica nas Escolas é um programa que propõe um novo despertar para o ensino na área das ciências exatas, de forma que os alunos tenham um novo entendimento em disciplinas como Matemática e Física, por exemplo.

 

Laboratórios

Por conta disso, os laboratórios de Robótica estão atraindo cada vez mais a atenção dos estudantes, fazendo com que eles se interessem pelas disciplinas exatas e não faltem às aulas.

O professor Kenison Sidney Silva de Oliveira, que leciona a disciplina de Química, também atua como formador de  Robótica Educacional para os alunos da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, em Arapiraca.

 

Raciocínio lógico

“A robótica ajuda a desenvolver o raciocínio lógico dos alunos, pois eles adquirem noções de mecânica e programação, como também trabalham em grupo e desenvolvem o espírito de cooperação”, destaca o educador.

Devido ao sucesso do programa, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, revela que o governo vai continuar investindo na adoção de novas tecnologias e projetos inovadores nas escolas.

 

Novas experiências

“Apoiamos, recentemente, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, no Cepa, em Maceió. Nossos alunos participaram ativamente e mostraram muita competência e habilidade no uso da tecnologia como importante instrumento de pesquisa, aprendizado e troca de novas experiências em sala de aula”, completou.

 

 

... Devolver ao município de Palmeira dos Índios os equipamentos culturais sucateados pela ação do tempo e, também, pelo descaso de gestões passadas, é um dos compromissos do governo Júlio Cezar.

... Assim, além da revitalização da estrutura física da Casa Museu Graciliano Ramos, que está sendo feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prefeito também autorizou a reforma do auditório da casa onde viveu o escritor Graciliano e que ganhará novos ares. A obra do auditório deverá ser concluída até o dia 20 de outubro.

 

 

 

... Para a secretária de Cultura do município Isvânia Marques, a necessidade de abrir as portas do auditório da Casa Museu é urgente. “O lugar é propício e receptivo para as artes e a cultura. Estamos muito felizes com isso.

 

... O prefeito Júlio Cezar disse que há oito anos a população espera a revitalização e modernização da Casa Museu. Mas, agora, o sonho se tornará realidade. “