Roberto Baia
Praia limpa
Quem for à Praia do Francês neste final de semana vai encontrar um grupo de jovens dispostos a preservar a praia limpa. Eles são estudantes do curso superior de Gestão Ambiental do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) e farão um “faxinaço” no local, a partir das 8h, recolhendo resíduos recicláveis que encontrarem pelo caminho.
Praia do Francês
A atividade faz parte do projeto Tchibum Recicle, criado pelos alunos para conscientizar a população de Marechal Deodoro sobre a importância da reciclagem. “É importante que a gente saia da sala de aula e tenha esse contato com a comunidade. Vamos usar nosso conhecimento para conscientizar e evitar que a praia seja poluída”, explica a estudante Marineide Silva, que está no primeiro ano do curso.
Ética ambiental
O projeto surgiu na disciplina de Ética Ambiental e Responsabilidade Social, ministrada pela professora Karla Pedrosa. “É importante que estes assuntos sejam discutidos nesta etapa inicial do curso para que ética e responsabilidade norteiem a vida acadêmica e a carreira de cada um”, analisa a professora.
Reciclagem
Todo o material recolhido será entregue à Galeria Destak, empresa que já mantém um trabalho de reciclagem em Marechal Deodoro. Na última terça-feira (16), o empresário Wilson Júnior, dono da Galeria, participou de uma palestra na turma, apresentando as ações que desenvolve. Entre elas, estão a reciclagem de resíduos eletrônicos, plástico, alumínio, papelão e óleo de cozinha. Parte dos materiais é vendido e o dinheiro é usado para custear passeios coletivos entre os funcionários da empresa.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.