Roberto Baia
Reeleição em Palmeira
O médico Pedro Gaia foi reeleito como provedor do Hospital Regional Santa Rita, para o biênio 2017/2018. A eleição aconteceu na noite de quarta-feira (17), onde os onze membros da mordomia da Unidade Hospitalar escolheram, por unanimidade, a permanência de Dr. Pedro Gaia na provedoria. O cargo de vice provedor será ocupado pelo médico Roberto Salgueiro.
Penedo
Na tarde desta segunda-feira, 15, a Prefeitura de Penedo, através da Comissão de Sindicância, cumpriu a penúltima etapa para a entrega definitiva das 245 residências do Conjunto Velho Chico II, localizado do Bairro Raimundo Marinho. Mais um residencial conquistado pelo prefeito de Penedo, Marcius Beltrão e construído pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
Contemplados
Nesta etapa, 150 inscritos foram contemplados automaticamente, e os outros 157, participaram de um sorteio público. Prestar a completar 37 anos, Ana Lúcia, por atender quatro critérios do estabelecidos pelo Ministério das Cidades, automaticamente teve seu sonho realizado.
Grande sonho
“Desde o meu primeiro filho que moro de aluguel. Ser contemplada com a casa própria foi uma das coisas mais importantes da minha vida, depois dos meus filhos. É um grande sonho sair do aluguel, e passar para a minha casa. Agradeço ao prefeito Marcius por lutar pela realização deste sonho”, disse emocionada a futura morada da casa de Número 02, Quadra J03.
A última etapa para entregar definitivamente o Conjunto Velho Chico II será a assinatura dos contratos, com passagem das chaves. O que deve ocorrer no próprio residencial, nos próximos dias.
Apreensão
No início da noite de terça-feira (16), agentes públicos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco apreenderam 1,4 tonelada de carcaças suínas com prazo de validade vencido ou sem identificação de origem. A apreensão ocorreu numa unidade de beneficiamento de produtos cárneos, localizada no bairro Caititus, em Arapiraca. No local, que foi interditado, a força-tarefa também encontrou carne que só poderia ser vendida no Estado de Goiás e até mesmo peças sem rótulos.
Motivação
A ação teve como motivação uma denúncia recebida pelo Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de Alagoas. Segundo a representação, um estabelecimento clandestino de produtos de origem animal realizava a distribuição da carne para localidades de Arapiraca.
Ao entrar na unidade, a força-tarefa encontrou um ambiente repleto de carcaças, cortes, vísceras, miúdos de suínos e bovinos com diversos problemas e possivelmente destinadas ao consumo humano.
Gasto de energia
“Certamente seriam comercializadas porque ninguém gasta energia com câmara fria para manter essas carnes e jogar fora depois”, avaliou um fiscal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
Produção de linguiça
Para o agente público, há indícios de que o material apreendido seria processado e transformado em embutidos: “No local, havia todos os itens necessários para isso: carne, condimentos, envoltórios e maquinário específico. Por essa razão, entende-se que a unidade pode estar fabricando linguiça”.
Procedência
Além dos produtos clandestinos, outro aspecto que chamou a atenção da fiscalização foi à procedência de parte das carnes. Algumas peças tinham selo da agência de fiscalização do Estado de Goiás, que só permite a comercialização delas lá.
Eventos e ações
A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca realizou na manhã da última terça-feira, 16, uma reunião para planejamento de ações dos próximos meses.
Liderados pela presidenta Tânia Núbia, os membros da diretoria discutiram sobre calendário de eventos e ações, além das perspectivas alcançadas nos primeiros meses. Eles também falaram sobre os projetos voltados exclusivamente aos associados.
... “Essa é uma reunião mensal par discutirmos as ações realizadas no mês anterior e também planejar as novas. As decisões que saem daqui são muito importantes para melhorar o desempenho do nosso comércio e da própria entidade. Sempre vamos buscar soluções e benefícios para os nossos associados e os clientes”, explicou Tania.
... Além da presidenta, participaram da reunião os dirigentes Ibn Pinto, José Barbosa dos Santos Filho, Adriano Arestides, Samyra Felisberto, Adelmo Galdino, Carlos Roberto Sampaio, Maria Correia da Silva, Vera Lucia e Antônio Bento.
... As inscrições do III Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), promovido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e com o Fórum para Erradicação do Trabalho Infantil e para Proteção do Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat/AL), foram abertas a partir desta quinta-feira (18) e vão até o dia 28 de maio.
... Em 2017 a campanha terá como tema “Alagoas Unida Contra o Trabalho Infantil”.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.