Roberto Baia
Agência fechada
A agência central dos Correios em Arapiraca, localizada na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, foi alvo de bandidos. Por conta de uma perícia a ser realizada pela Polícia Federal, a unidade está fechada para o público e também funcionários.
Foi invadido
A suspeita é que o local tenha sido invadido no fim de semana, quando não havia ninguém no prédio. No entanto, a empresa não informou se houve invasão e roubo ou apenas uma tentativa de arrombamento ao portal principal do prédio.
Crime descoberto
O crime só foi descoberto na manhã desta segunda-feira (20), quando os funcionários chegaram para trabalhar. A assessoria de imprensa dos Correios informou que a unidade só será reaberta após o término da perícia, mas não informou quando ocorrerá.
Investigações
As imagens das câmeras de monitoramento da agência e também de prédios próximos poderão ajudar nas investigações.
Apesar do fechamento da agência, os serviços de entregas continuam normais.
São Francisco
Visita a nascentes do São Francisco, plantio e distribuição de mudas nativas, peixamento e passeio educativo pelo rio em barco-escola integram em Alagoas a programação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e do São Francisco (Codevasf), junto com diversos parceiros, para marcar o Dia Mundial da Água, 22 de março – data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 durante a Eco 92, no Rio de Janeiro. O destaque da programação será um peixamento realizado na sexta-feira (24), que irá repovoar as águas do rio São Francisco com milhares de pirá, peixe símbolo da bacia hidrográfica e praticamente extinto na região do Baixo São Francisco.
Penedo
Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Prefeitura Municipal de Penedo, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Penedo (SAAE), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Alagoas e Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (CBHRSF) participam da agenda de eventos em Penedo, município sede da 5ª Superintendência Regional da Codevasf.
Codevasf
Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, a data representa um importante momento de reflexão sobre o que cada cidadão pode fazer para preservar os recursos hídricos.
Batalha pela vida
“Conseguimos reunir em Penedo todas essas instituições que de alguma forma atuam para proteção dos recursos hídricos com o objetivo de sensibilizar a população para se unir a nós nessa batalha pela vida, pois água é um recurso natural essencial para a sobrevivência humana. Assim, o dia 22 de março simboliza essa união para preservação da água e, consequentemente, da espécie humana”, destacou.
Preservação
A programação do Dia Mundial da Água em Penedo terá início na quarta-feira (22), às 8h30, com palestras no auditório do Campus do IFAL no município. A primeira exposição será realizada pelo diretor interino do SAAE Penedo, Francisco Guerra, que discutirá a preservação da água a partir do ambiente doméstico. A segunda palestra será realizada pela professora Aline Alves, do Campus Penedo do IFAL. Ela irá apresentar o esgotamento sanitário como ferramenta para manutenção dos cursos hídricos.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.