Roberto Baia
Secretário em Marechal
O atual presidente de Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e ex-prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, assumiu esta semana o cargo de secretário de Educação da cidade de Marechal Deodoro. Marcelo Beltrão tem experiência na área educacional, antes de ser prefeito, por oito anos, em Jequiá da Praia, ele assumiu a pasta na cidade de Coruripe.
Bons resultados
Como secretário de Educação de Coruripe, Marcelo Beltrão foi responsável por aumentar o IDEB do município. A frente do executivo de Jequiá da Praia ele, na última avaliação educacional, conseguiu que o município obtivesse média 6.8, ultrapassando a meta do Ministério da Educação, que era 4.1. Além disso, a nota dos alunos de Jequiá da Praia foi maior que a média nacional (5.5) e da média do Estado de Alagoas.
Olho D’água Grande
O prefeito de Olho d'Água Grande, José Adelson (PSDB), revelou em nota que vai precisar de pelo menos 100 dias para reorganizar a máquina pública na cidade. O prefeito eleito alega que encontrou muitos órgãos sucateados e publicou vários decretos, entre eles o que exonera todos os servidores públicos com cargos em comissão e que eram de confiança da gestão anterior.
Recadastramento
Devido aos problemas encontrados na Prefeitura, o prefeito decidiu convocar todos os servidores para um recadastramento que começou na última quarta-feira (4) e termina no dia 20 deste mês de janeiro. O prefeito de Olho d'Água Grande também publicou um decreto de situação de emergência no município agrestino, devido à estiagem que assola as propriedades rurais e está prejudicando agricultores e a população que reside na cidade e também nos povoados.
Sem transição
José Adelson relatou que não houve transição dos governos e que ainda não conseguiu entrar em diversos prédios, como escolas, postos de saúde e creche, para fazer os levantamentos necessários, por não ter recebido as chaves. José Adelson disse ainda que não entende o porquê depredaram os veículos pertencentes à secretaria de transportes do município e pior, até o memento dois veículos pesados não foram entregues a nova gestão.
Crime esclarecido
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) repassou detalhes, na tarde desta quarta-feira (04), sobre uma operação coordenada pela Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) que desarticulou uma quadrilha acusada de ordenar o esquartejamento de um homem em Girau do Ponciano, crime ocorrido em outubro de 2016 e que ganhou grande repercussão no estado.
Todos presos
O grupo também é acusado de homicídios e tráfico de drogas no Agreste alagoano. Na ação de cumprimento de mandados, iniciada em novembro, 18 integrantes foram presos nas cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios.
Crime de encomenda
De acordo com o coordenador da Deic, delegado Mário Jorge Barros, os líderes da quadrilha Gilson Silva Sobrinho, "o Celebridade", de 30 Anos; e Robério Cícero Da Silva, "Betinho", de 39 Anos, estavam presos no Presídio de Segurança Máxima, em Maceió, e de lá ordenaram a morte Genaldo Vieira dos Santos, de 46 anos, que era integrante do grupo criminoso e que supostamente teria desviado armas da quadrilha.
Viçosa 1
O Prefeito de Viçosa, David Brandão, empossou os novos secretários da Princesa das Matas. Das dez secretarias, oito tiveram secretários empossados. Na primeira reunião realizada ontem, o novo chefe do Executivo alertou a todos para os graves problemas encontrados, com base em levantamentos preliminares.
Viçosa 2
De acordo com Brandão, “para resgatar o equilíbrio financeiro e a moralidade administrativa do nosso Município, é preciso tomar medidas de austeridade.” Nos próximos dias, os nomes dos novos titulares do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Viçosa (IPASMV) e da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Defesa Social, devem ser anunciados.
... Em entrevista o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Rafael Rodrigues de Alcântara falou sobre a recomendação feita pelo órgão a todos os prefeitos eleitos e reeleitos, para que eles apliquem os recursos oriundos da repatriação nas áreas prioritárias como o pagamento de salários e do décimo terceiro.
... “No nosso entendimento, essa despesa é prioritária porque tem o caráter alimentar e também é fundamental para manter a continuidade do serviço público para o munícipe”, esclareceu o procurador-geral.
...De acordo com Rafael Alcântara, a iniciativa do MPC de Alagoas é no mesmo sentido de outros ministérios públicos Brasil afora, que é dedicar um cuidado especial a essa receita extra que está vindo aos municípios em virtude do programa de repatriação de recursos lançados pelo governo Federal.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.