Roberto Baia
Fim do mistério
Finalmente o prefeito eleito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB) divulgou a lista dos nomes que irão compor seu secretariado. Os nomes foram divulgados na manhã da última sexta-feira (30), através da página oficial no Facebook do prefeito eleito e liberado para a imprensa através do assessor político, Erick Balbino.
A novidade da gestão é a redução de 16 para 10 secretarias municipais. “A equipe mais enxuta, segundo o prefeito, faz parte da política de austeridade que o atual momento exige dos poderes públicos”, diz a nota divulgada.
Nomes conhecidos
Na lista de novos secretários está o nome da vereadora reeleita Aurélia Fernandes que, como já era esperado pela população arapiraquense, irá assumir a Pasta da Saúde Municipal. Outro nome já esperado é o de Ricardo Barreto, que irá assumir a pasta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Uma novidade foi a Pasta da Educação, segundo especulações a Secretaria ficaria sob a responsabilidade do advogado Adriano Soares, mas a Secretaria ficará com a ex-coordenadora da 5º CRE, Mônica Leonia Nunes Teixeira Pessoa.
Lista de secretários
Outros nomes que figuram a lista de Teófilo são: Antonio Lenine Pereira Filho, secretario do Planejamento, Orçamento e Gestão; Antônio Fernando Costa Lôbo, secretario da Fazenda; Amilka Andréa Couto Melo, secretaria da Assistência Social e Políticas para a Mulher; Daniel Soares de Freitas Oliveira, secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras; Vanessa Rousse Cavalcante Sampaio, secretaria de Serviços Públicos; José Júlio de Almeida Filho (Júlio Houly) secretario da Agricultura e Meio Ambiente; Silvestre Rizzatto, secretario da Cultura, Lazer e Juventude.
Primeiro escalão
Ainda fazem parte do primeiro escalão, os seguintes cargos com seus respectivos representantes: IMPREV, Bergson Brito Leite; SMTT, Coronel Jodelmir Pereira de Souza; Procuradoria Geral do Município, Henrique Correia Vasconcellos, Controladoria Geral do Município, Fabrizio Araújo Almeida; e Coordenadoria Geral de Comunicação, Guilherme Lamenha.
Poço das Trincheiras
Alagoas continua avançando com a execução de uma série de obras viárias em todas as regiões do Estado, garantindo mobilidade urbana e segurança viária à população. No Sertão e Agreste alagoanos, o governador Renan Filho garantiu, nesta quinta-feira (29), durante a entrega da estrada que dá acesso a Poço das Trincheiras, a reconstrução de estradas importantes que dão acesso aos municípios.
Olivença
Renan Filho declarou que vai concretizar demandas antigas da população do Sertão de Alagoas. Em Olivença, o governador garantiu a reconstrução da rodovia da AL-130, que dá acesso ao município. Segundo ele, é um local onde acontecem muitos acidentes.
Igaci e Palmeira
O governador ressaltou a construção da rodovia que liga o município de Igaci a Palmeira dos Índios e Arapiraca, no Agreste alagoano. Ele explicou que o Governo do Estado está trabalhando para reconstruir o acesso para a cidade de Pão de Açúcar, que também está precisando bastante.
Prevenção de acidentes
A campanha de prevenção de acidentes e paz no trânsito já está no ar. Isto é, nas faixas aéreas nas principais ruas, avenidas e cruzamentos do município, através da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Alertas
Com frases de alerta sobre a utilização de acessórios de segurança para motociclistas e condutores de veículos automotivos, a campanha também alerta para a paz no trânsito, no sentido de manter a harmonia entre condutores e pedestres. "Proteja-se, use capacete", diz uma das faixas direcionadas para os motociclistas que precisam usar o capacete para se proteger de uma queda ou qualquer outro tipo de acidente com moto.
Mais atenção
"Precisamos sempre alertar os motociclistas porque o índice com acidentes de motos em nossa cidade ainda é alto. Mesmo divulgando nas ruas a campanha "Maio Amarelo" em parceria com o Detran, a imprudência de muitos motociclistas causa acidentes no trânsito da cidade", alertou Ricardo Teófilo, superintendente da SMTT.
... Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Maceió e candidato a reeleição ao cargo no legislativo municipal, Kelmann Vieira fez um balanço do ano de 2016, com mudanças internas e uma eleição concorrida neste ano.
Em entrevista para um site de notícias, o parlamentar falou também que a saída do PDMB e afirmou que não foi um “suicídio políticos" como muitos apontavam e reforçou a parceria com o prefeito Rui Palmeira.
... Entre as decisões internas na Casa de Mário Guimarães, uma das mais polêmicas foi a implantação do ponto eletrônico, que gerou insatisfação de parte dos servidores da casa. “O ano de 2016 foi muito produtivo. Muitas medidas administrativas precisavam ser tomadas”, disse.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.