Edmilson Teixeira

Luzia do Norte, clima de descontentamento!

Edmilson Teixeira 16 de setembro de 2016

Eleitores que na eleição passada depositaram seus votos no prefeito João Pereira (PT), andam indignados com o gestor que há poucos dias foi afastado do cargo, por cometer atos de improbidades administrativas, não por roubo; mas por não efetuar o pagamento do servidor, fornecedores entre outros problemas que resultaram no travamento da máquina pública. “Foi uma administração emperrada, que só vez piorar a situação do município”, comentou um morador, revoltado com o quadro político vivenciado pela população nessas últimas décadas, que pouco fez para o crescimento da região.  

Santa Luzia do Norte 2

O vice-prefeito Luciano Fragoso, que é irmão do prefeito de Coqueiro Seco, Tadeu é quem assumiu o comando da Prefeitura; ele que chegou a ensaiar  sua candidatura este ano, porém foi sua mulher, que se lançou como vice na chapa liderada por Edson Mateus, (PRB). Mas como o esposo agora é o prefeito tampão, ela resolveu retirar sua candidatura. Só que esse caso parece mais uma cena bem articulada. Vejam só: o prefeito afastado João Pereira, teria conseguido uma liminar na Justiça, dando poderes para seu retorno desde a semana passada, só que até agora ele não assumiu. Mas, os comentários na cidade, é que ele agora vai se licenciar até o fim desse mandato, a fim de atender uma negociação feita com o grupo liderado pelo prefeito de Coqueiro Seco.  

Rio Largo

Sobre a crise financeira vivenciada pela Usina Utinga, no município de Rio Largo, com relação a atraso salariais de seus empregados, foi que na quarta-feira o Ministério Público do Trabalho (MPT/AL), garantiu durante audiência  o pagamento de todos os envolvidos. Cerca de cem empregados da indústria ocuparam a sede do MPT para reivindicar o pagamento dos salários em atraso.

 

Rio Largo 2

Após a intervenção do procurador Cássio Araújo, a Utinga Leão assumiu o compromisso de pagar, ontem, quinta-feira, 25% de um mês de salário, pagando 50% de um mês salarial no dia 23 de setembro. Os trabalhadores também devem receber, a partir do dia 30 de setembro, 25% de salário, de modo semanal, até a próxima audiência já designada para o dia 27 de outubro.

 

Rio Largo 3

Por meio do acordo, a Utinga também se comprometeu a garantir o emprego de todos os trabalhadores da indústria, até o encerramento da Safra 2016/2017, prevista para iniciar em 17 de outubro. O MPT também garantiu que os empregados  começarão a trabalhar a partir de 26 de setembro e os dias que não foram trabalhados, entre o período de 18 de agosto a 25 de setembro, não terão desconto financeiro, sendo considerados como trabalhados para todos os efeitos legais, não podendo ser computados tais dias para banco de horas.

Rio Largo 4

 

 

Durante a audiência, os trabalhadores reivindicaram inicialmente o pagamento integral dos salários em atraso, mas os representantes da Utinga alegaram que a usina não tem condições financeiras de quitar todos os débitos, já que o setor está em período de entressafra. Já a cláusula do acordo que garante a manutenção dos empregados na empresa foi definida depois que os trabalhadores informaram que temem sofrer retaliações por denunciar as irregularidades.

 

Anadia

Provocações e xingamentos nas redes sociais já eram esperados nas eleições em Anadia, mas o nível chega a níveis baixíssimos, sobretudo nos últimos dias. É que uma obra de pavimentação asfáltica que está sendo realizada na cidade, passa a ser o pivô de uma briga dos candidatos Paulo Dâmaso - candidato a reeleição, e Celino Rocha, candidato oposicionista. Segundo Celino, do PDT, a obra seria fruto de sua articulação junto ao deputado estadual Galba Novaes, cujo documento circula pelas redes sociais.

 

Anadia 2

 

Paulo Dâmaso rebateu imediatamente e para isso contou com a presença de Renan Filho. O governador esteve pessoalmente em Anadia para dizer que as obras fazem parte de um programa que será realizado em todo o Estado. Em outro caso, o prefeito afirma em redes sociais que "supostos" funcionários da Eletrobrás realizaram o corte indevido da energia do CAPS. Segundo Dâmaso, as contas estariam em dia e o ocorrido contou com o apoio de duas funcionárias efetivas a quais chamou de "incompetentes e desequilibradas", e atribuiu o ocorrido ao candidato da oposição.

 

Anadia 3

 

Uma das funcionárias que teria sido citada afirmou em rede social que os funcionários da Eletrobrás chegaram com aviso de corte e efetuaram a ordem, que tinha como base contas atrasadas há 11 meses. Todas essas informações estão no blog do André.  

 

Penedo - crime

 Um dos acusados de participar do homicídio que vitimou o candidato a vereador por Teotônio Vilela, David Silva Leandro, de 29 anos, morreu final da manhã de ontem, após troca de tiros com a Polícia nas imediações do loteamento Vitória, situado na parte alta do município de Penedo. O candidato a vereador, que também era professor, foi executado com diversos disparos de arma de fogo no dia 22 de agosto no bairro Parque do Futuro, em Teotônio Vilela.

Penedo 2

Antônio Pedro dos Santos, 22 anos, o “Tonho Bode”, como era mais conhecido, estava escondido em uma residência do referido logradouro e ao perceber a aproximação da Polícia tentou fugir pulando muros de residências próximas. Ainda segundo a Polícia, de posse de uma arma de fogo, o indivíduo ainda atirou contra os militares, mas acabou levando a pior. “Tonho Bode” chegou a ser socorrido em uma viatura do 11º BPM, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da UPA de Penedo.

 

Cadastro

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realizou, na terça  e  quarta-feira desta semana, os primeiros cadastros do Cartão do Idoso voltados para comunidades quilombolas e indígenas do Sertão alagoano. O benefício chegou a aproximadamente 50 quilombolas e indígenas com mais de 60 anos dos municípios de Água Branca e Pariconha, que poderão se deslocar gratuitamente para qualquer município do Estado.