Roberto Baia
Eleições em Traipu
Com a desistência de Jualiana Kummer de concorrer às eleições no próximo dia dois de outubro, a campanha rumo a Prefeitura de Traipu ganhou nos rumos. Erasminho Dias, que antes era candidato a vice-prefeito na chapa encabeça por Juliana, esposa do ex-prefeito marquinhos Santos, é candidato a prefeito. Na mudança de planos, Erasminho terá como vice em sua chapa um irmão de Jualiana.
Erasminho vai disputar as eleições com o ex-procurador Eduardo Tavares, que é candidato da situação com apoio da prima-prefeita Conceição Tavares.
ASA de Arapiraca 1
A Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) permanece no G4 do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C, e para permanecer nesse seleto grupo de equipes que se classificam para a fase de mata-mata, os alvinegros terão de trabalhar duro durante toda esta semana para enfrentar no próximo domingo (21), às 19h, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, a equipe do América de Natal.
ASA de Arapiraca 2
O técnico Paulo Foiani elaborou uma programação visando no recondicionamento físico dos atletas e aprimoramento das partes técnicas e táticas com todo o elenco alvinegro.
O elenco do Fantasma de Alagoas se reapresentará no Fumeirão a partir das 15h30 para um trabalho preventivo com o preparador físico Rodrigo Albuquerque e com o fisioterapeuta Leonardo Novaes.
Coruripe 1
Por recomendação das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Coruripe, o Município deverá instaurar, a partir deste sábado (13), procedimento administrativo para interdição de todos os bares, casas de shows, boates, danceterias, restaurantes e estabelecimentos similares da cidade que estão sem alvará de licença para localização e funcionamento.
Coruripe 2
A medida implicará em lacração de suas portas e fixação de auto de interdição até regularização do empreendimento, com a observância das normas de segurança, higiene, sonora, sossego alheio, moralidade, silêncio e outras exigidas por lei. A Prefeitura Municipal aceitou o procedimento recomendatório.
Marechal Deodoro
As estudantes Laiane da Silva Alves e Maria Yasmin Costa dos Santos foram agraciadas com medalhas de bronze na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O evento aconteceu no último dia 11 em solenidade realizada no Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió.
Premiação
Na ocasião, foram entregues 65 medalhas, sendo 62 de bronze e 3 de prata, kits de matemática para as escolas destaques, premiações para diretores e professores e 406 menções honrosas.
Yasmin Costa, à época, aluna da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo; e Laiane Alves, da Escola Municipal Altina Ribeiro Toledo, receberam ainda como premiação bolsas de iniciação científica e formações pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Classificação
As deodorenses medalhistas foram classificadas pela edição de 2015 das olimpíadas. Em entrevista à imprensa, Yasmim Costa, de 15 anos, ressaltou que vai continuar participando da competição.
“Estou muito feliz. Estudei e me dediquei bastante, além de ter sempre o apoio por parte dos professores. Vou continuar participando das competições e espero estar sempre melhorando", finalizou a estudante.
Recomendação
O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou na última terça-feira, 9 de agosto, por unanimidade, a proposta de recomendação que estabelece a Política de Comunicação Social do Ministério Público. O texto regulamenta princípios e diretrizes que devem nortear a comunicação social da instituição, incluindo a divulgação da atividade-fim, a comunicação interna, e a estruturação do setor de comunicação.
Proposta
A proposta é de autoria do corregedor nacional do MP, Cláudio Portela, então presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP. A recomendação teve como ponto de partida o documento elaborado, discutido e aprovado pelo Comitê de Políticas de Comunicação do Ministério Público (CPCom), instituído pela Portaria CNMP-PRESI nº 58/2010, com o objetivo de incentivar o planejamento, a articulação das ações e a difusão de boas práticas em comunicação pública.
... Cláudio Portela, atual corregedor nacional do MP, destacou que a norma é fruto do trabalho realizado por assessores de comunicação do CNMP e das unidades do MP. Os conselheiros elogiaram a iniciativa e enfatizaram a importância de haver uma política que trate do assunto no MP brasileiro.
... Na instrução do processo, o relator, conselheiro Otávio Brito, abriu prazo para os procuradores-gerais do Ministério Público da União e dos Estados apresentarem emendas.
... Após o recebimento de sugestões do Ministério Público Federal, do Trabalho e dos Estados de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina, as propostas foram enviadas ao corregedor nacional do MP, Cláudio Portela, que apresentou manifestações
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.