Roberto Baia

Campanha tranquila

Roberto Baia 10 de agosto de 2016
Campanha tranquila
Reprodução - Foto: Assessoria

Até agora o comportamento dos candidatos a prefeito de Arapiraca, Ricardo Nezinho (PMDB), Rogério Teófilo (PSDB) e Tarcizo Freire (PP) tem arrancado elogios de eleitores e correligionários. Ao que parece, existe um clima de cordialidade e respeito entre eles, já que até agora não ocorreu qualquer atrito ou algum tipo de agressão.

Mas esse clima deve mudar já que entidades já estão se mobilizando para promover um debate entre eles ainda neste mês de agosto.

Agora, é só aguardar.

 

Renovação na Câmara

A disputa pelas 17 vagas na Câmara de Arapiraca conta com um total de 358 candidatos, número ainda não confirmado, já que as atas das convenções partidárias ainda não chegaram ao Cartório da 22ª e 55ª Zonas.

Este número é o resultado de um levantamento feito junto às onze coligações, e ainda não é oficial.. Se confirmado, pode-se constatar que houve um aumento de mais de 100% do número de postulantes a vereador nas eleições deste ano em Arapiraca, se for comparada a eleição de 2012, quando o número de pretendentes da ordem de 150.

 

Estão fora

Os atuais vereadores terão que se desdobrar para garantir o mandato. Lembrando que apenas dois não vão para reeleição: Adalberto Saturnino que apoia um sobrinho e Fabiana Pessoa (PSC), que é candidata à vice-prefeita na chapa liderada por Rogério Teófilo (PSDB)

 

Expectativa

Nesse contexto existem três novas vagas, mais duas deixadas por vereadores de mandato (Fabiana e Adalberto), totalizado cinco vagas sem titulares. As onze vagas restantes têm vereadores de mandato lutando para se manterem. A expectativa de analistas políticos é de uma renovação da ordem de 40%.

 

Feliz Deserto

O TJ/AL manteve, por unanimidade de votos, uma ação civil de improbidade administrativa contra o prefeito de Feliz Deserto, Maykon Beltrão Lima de Siqueira. O gestor é acusado de praticar irregularidades na aplicação de recursos da educação, provenientes de convênios federais.

 

 

Desvio de verba federal

Segundo o TJAL o crime de improbidade em Feliz Deserto foi relatado pela CGU, entre os meses de agosto e setembro de 2011, quando a Controladoria-Geral da União elaborou relatório de fiscalização, em cumprimento à 34ª etapa do Programa de Fiscalização, com o objetivo de analisar a aplicação dos recursos federais no Município. O relatório apontou a prática de atos de improbidade administrativa. A Controladoria-Geral da União, ao constatar as irregularidades, remeteu o relatório ao Ministério Público Estadual (MP/AL), e não para apuração por órgão federal.

 

Curso de capacitação

Agentes das Guardas Municipais de Viçosa e Chã Preta participaram durante a última semana de um curso de capacitação operacional para segurança pública. O curso foi uma iniciativa da Guarda Municipal de Viçosa que convidou profissionais da área de segurança, que atuam no BOPE e na ROCAM para treinarem os agentes de segurança municipal.

 

Ações de combate

O curso ocorreu na cidade de Viçosa, na sede da Guarda, localizada no anexo do prédio da Escola Municipal São José. Cerca de 50 guardas, atuantes nas cidades de Viçosa e Chã Preta, participaram da formação. As guardas das duas cidades da Zona da Mata Alagoana são conhecidas por ajudarem as Polícias Civil e Militar no combate ao crime na região. As equipes realizam rondas frequentes nas duas cidades e já ajudaram a capturar inclusive assaltantes procurados pela polícia.

 

 

Precatórios

O Tribunal de Justiça de Alagoas divulgou, ontem (9), no Diário da Justiça Eletrônico, um edital de convocação de credores e advogados que devem comparecer a Diretoria de Precatórios e RPV's (Requisição de Pequeno Valor), na sede do TJ/AL, para receber seus alvarás. Os pagamentos totalizam R$ 158.519,60 e são referentes a dívidas dos municípios de Porto Calvo, Palmeira dos Índios, São José da Laje e Maceió, além do Estado de Alagoas.

 

Dados importantes

    Os credores pessoas físicas deverão apresentar cópia legível de documento oficial com foto e do CPF. Em se tratando de Pessoa Jurídica, deverá ser entregue cópia autenticada do contrato societário e suas respectivas alterações, certidão de regularidade da Junta Comercial, assim como documento oficial com foto do representante legal. Somente deverão comparecer os convocados neste edital, os demais serão convocados de acordo com uma lista de ordem cronológica.

 

 

...O Ministério Público Federal em Alagoas, através da Procuradoria da República no Município (PRM) de   Arapiraca, realizou audiência pública para informar à sociedade os resultados obtidos com o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), na cidade de Cacimbinhas (AL), no último dia 3 de agosto.

 

... Foram apresentados dados obtidos com as vistorias realizadas nos dias 29 de abril de 2015 e 5 de maio de 2016, bem como a resposta, encaminhada pelo município, às recomendações feitas pela PRM, foram mostrados aos presentes.

 ... Compareceram ao evento mais de 150 pessoas, entre eles diretores, professores, pais e alunos de 13 escolas municipais, representando 2.291 estudantes. Além da Procuradora da República Aldirla Albuquerque, titular do 1o ofício da Procuradoria da República em Arapiraca, responsável pela condução da audiência pública, também estiveram presentes representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal.