Roberto Baia

Contratos suspeitos

Roberto Baia 03 de agosto de 2016
Contratos suspeitos
Reprodução - Foto: Assessoria

O ministério público de Alagoas está investigando os pagamentos realizados pela prefeitura de Palestina a empresas de iniciativa privada, onde o próprio município foi o executor das obras. Para isso, a Promotoria de Justiça de Pão de Açúcar, Martha Bueno Marques Pinto, expediu ofícios a empresas responsáveis por locação de veículos, pintura de prédios, reforma de quadra poliesportiva, calçamento, manutenção de logradouros e consultoria e treinamento de pessoal nos anos de 2014 e 2015.

 

Imbróglio 1

Um dos pagamentos investigados refere-se a contratação de uma locadora de veículos de Feira Grande (BA). De acordo com o MP a empresa contratada recebeu R$ 356.275,00, no período, mas nenhum veículo chegou da empresa foi ao Município e por isso a Prefeitura alugado outros carros particulares.

 

 

Imbróglio 2

Outra denúncia aponta que uma empresa recebeu R$ 448.036,41 para execução de obras de uma Quadra Poliesportiva, mas de acordo com a acusação do MP, tal empresa utilizou máquinas doadas pelo Governo Federal, através do PAC em seus trabalhos. O MP ainda acrescenta que nem mesmo essa maquinaria teria sido utilizada na obra licitada porque o próprio Município seria o autor do serviço.

 

Convenção Viçosa

A semana está bem movimentada em Viçosa. Os pré-candidatos ao executivo municipal já começaram a fazer suas convenções partidárias e se apresentarem na disputa oficialmente para os viçosenses. No último sábado foi a convenção da atual vereadora Micheline Fernandes, ela apresentou a professora Martha Freire como vice. Hoje será a convenção de Davi Brandão, e no sábado João Bosco fará a última convenção para o executivo de Viçosa.

 

 

Vacina contra HPV

A procura pela vacina contra o vírus HPV, que previne contra o papiloma vírus humano, que pode provocar o câncer de colo do útero, tem sido pequena nas unidades de saúde de todo o Estado, onde está sendo ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O balanço negativo foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que faz um alerta sobre a importância da imunização.

 

Imunização

De acordo com a assessora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Claudeane Nascimento, a vacina deve atingir uma cobertura vacinal de 31,8 mil crianças e adolescentes, sendo ministrada em duas doses. A primeira dose está com uma cobertura de 21,54% e a segunda – que deve ser aplicada seis meses após a primeira – está com apenas 10,13%.

 

Colo do útero

“Esta situação é preocupante, porque a vacina, comprovadamente, é eficaz para prevenir o câncer de colo do útero, um dos que mais afetam as mulheres. Ela está disponível nos postos de saúde e os pais devem levar suas filhas para serem vacinadas”, evidenciou Claudeane Nascimento, ao destacar que a Sesau incentiva a realização de ações com as Redes Estadual e Municipais de Educação para atingir o público-alvo.

 

Seguindo adiante

Após sair perdendo e ver o adversário colocar dois gols de vantagem no jogo, a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) teve forças para lutar e buscar o resultado em um jogo de grandes emoções diante do Clube do Remo, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, no último sábado.

 

Destaque

O destaque alvinegro ficou por conta do atacante Reinaldo Alagoano, que inspirado marcou duas vezes e evitou o Fantasma de Alagoas de conhecer a sua primeira derrota jogando em casa no Campeonato Brasileiro da Série C.

 

Fumeirão

Figurando na seleção da rodada da competição do site esportivo Futebol Interior, o atacante do Gigante Arapiraquense foi o responsável pela façanha alcançada no último sábado no Fumeirão.

- Por um momento, o torcedor arapiraquense quase perdeu as esperanças, já que o Remo abriu a vantagem de dois gols no placar. Mas Reinaldo Alagoano não deixou a torcida sair do Municipal de Arapiraca sem gritar gols. E ele não economizou. Fez o primeiro e ainda deixou o segundo, garantindo o empate por 2 a 2.

 

 

... Números divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) apontam que Alagoas registrou um aumento no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) — homicídio doloso, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal com resultado de morte — no mês de julho, em comparação com o mês anterior. De 1º a 31 de julho foram registrados 164 assassinatos, contra 143 no mês de junho, um aumento de 21 CVLIs.

 

... Já no primeiro semestre do ano, isto é, de janeiro a junho, foram registrados 921 CVLIs, uma média de 5,12 homicídios por dia. Se comparamos com o mesmo período do ano de 2015, houve um aumento na criminalidade no Estado.

 

... Das cidades alagoanas que registraram maior número de homicídios dolosos no 1º semestre, Maceió aparece em 1º lugar com 188 crimes, Arapiraca em 2º lugar, com 74 CVLIs e Rio Largo em 3º, com 36 mortes.