Roberto Baia

Eleições em Traipu

Roberto Baia 29 de julho de 2016
Eleições em Traipu
Reprodução - Foto: Assessoria

Juliana Kummer, esposa do ex-prefeito Marquinhos Santos, Erasmo dias (Erasminho) e o candidato da situação, procurador Eduardo Tavares estão na disputa pela Prefeitura de Traipu, umas das cidades mais importantes do Baixo São Francisco alagoano.

A disputa não será nada fácil, apesar de partidários de Marquinhos Santos acreditarem numa possível composição com Erasminho, que é o atual vice-prefeito do município e que não se entende há muito tempo com a prefeita Conceição Tavares.

Pelo jeito, será uma das disputas mais acirradas do interior alagoano.

 

Fato histórico

Uma das cidades com maior representatividade em Alagoas, é a Cidade de Viçosa. O município já fez grandes nomes na política nacional, a exemplo do saudosos Teotônio Vilela. Apesar disso o município nunca teve uma mulher representando o executivo municipal. Com as eleições do próximo dia 02 de outubro, o cenário político local pode mudar devido a uma candidata a prefeita forte e polêmica na cidade, a vereadora de oposição Micheline Fernandes (PV). Na disputa do mesmo cargo ainda estão os pré-candidatos João Bosco e Davi Brandão.

 

Convenções em Viçosa 1

 

Na cidade da Zona  da Mata ainda não foi realizada nenhuma convenção partidária para apresentar oficialmente os partidos coligados e os nomes que disputarão a cadeira de Prefeito. Mas as datas para as convenções já estão marcadas para iniciar neste sábado, dia 30. A primeira convenção é da vereadora do Partido Verde, Micheline Fernandes, que finalmente vai apresentar um nome para a disputar a cadeira de vice.

 

Convenções em Viçosa 2

A segunda convenção será do pré-candidato Davi Brandão, no dia 03 de agosto. Davi está ao lado do vereador Sidney Vilela um bom nome para vice-prefeito. A última convenção será do pré-candidato João Bosco, dia 05, que disputa ao lado de João Victor, filho do presidente do Cooperativa Pindorama, Klécio Santos.

 

Agora é para valer

Dos três pré-candidatos a prefeito de Arapiraca, ainda não está definido o nome do pré-candidato a vice-prefeito de progressista Tarcizo Freire. Como já foi amplamente divulgado, a chapa puro sangue do PMDB é formada por Ricardo Nezinho e Yale Fernandes. Já o tucano Rogério Teófilo, marchará rumo a Prefeitura Municipal de Arapiraca ao lado da vereadora Fabiana Pessoa, do PSB de Kátia Born.

 

Briga boa

Pelo andar da carruagem, a briga pela cadeira da prefeita Célia Rocha (PSL) promete ser boa e bastante acirrada. E os bastidores já estão fervilhando com denúncias de toda ordem envolvendo os candidatos. Como não poderia deixar de ser, o principal alvo é Ricardo Nezinho, candidato apoiado pela situação e que tem o apoio dos governos municipal, estadual e federal.

 

Está confiante

Nezinho, que vem de uma família de políticos respeitados como Manoel Pereira Filho (deputado Nezinho) e Dona Paula, segue tranquilo e demonstra bastante vontade política para tornar realidade o sonho do seu pai, que deseja encerrar a sua carreira política como prefeito da cidade natal. Apesar de jovem, Ricardo já tem uma história na política arapiraquense onde foi presidente da Câmara de Vereadores e atualmente está no seu quinto mandato como deputado estadual.

 

Muita polêmica

Desde a última segunda-feira a polêmica, que tomou dos bastidores políticos, ganhou as ruas e repercutiu nas redes sociais, foi à aprovação na Câmara Municipal de Arapiraca do projeto de lei oriundo do Poder Executivo que autoriza o leilão de 17 terrenos com a finalidade de garantir recursos para assegurar contrapartidas de convênios com o Governo Federal, que prevê a liberação de recursos na ordem de R$ 80 milhões para serem aplicados em obras estruturantes, a exemplo da conclusão do saneamento básico de Arapiraca.

 

Olhos abertos

A polêmica veio não só por conta do período eleitoral. A oposição, que tem como pré-candidatos a prefeito Rogério Teófilo e Tarcizo Freire já se posicionou contrário à venda dos terrenos, alegando algumas ilegalidades no processo. Outra crítica é porque a prefeita não tempo hábil para tocar as obras, já que faltam um pouco mais de cinco meses para concluir o mandato.

 

Promotor aprova

Pelo sim, pelo não, a prefeita arapiraquense segue firme no seu propósito. O Leilão, de acordo com o promotor Napoleão Amaral, da Fazenda Pública, já afirmou que é legal e deve ocorrer até o próximo dia 15 de agosto. Se passar desta só poderá ser feito após as eleições do próximo dia dois e outubro.

 

 

Convenção em Chã Preta

 Outra cidade que fará a convenção dos partidos políticos é Chã Preta. Será apresentado oficialmente o nome do pré-candidato Dr. Paulo Teixeira, e do vice Moab Tenório. Dr. Paulo e Moab estão ao lado da situação municipal, pretendem ocupar a cadeira do atual prefeito Audálio Holanda. A disputa que todos esperavam seria entre Audálio Holanda e Rita Coímbra, ex-prefeita e esposa do deputado estadual Francisco Tenório. Mas Audálio Holanda preferiu, por razões pessoais, não disputar a reeleição. A convenção da situação será neste domingo, dia 31 de julho.

 

 

... Ainda sobre Viçosa, foi de conhecimento estadual que a cidade recebeu esta semana a “visita” da Polícia Federal para apurar irregularidades no processo político local. E investigar denúncias de compra e venda de votos.

 

... A operação intitulada Niagára, uma comparação ao grande volume de água das cataratas e ao grande volume de dinheiro utilizado em compra de votos, chegou ao município da zona da mata após uma solicitação do promotor de justiça Anderson Cláudio Barbosa.

 

... A PF foi apurar a veracidade de um vídeo divulgado em redes sociais onde um eleitor dizia ter recebido dinheiro de pessoas ligadas a um pré-candidato a prefeito. O processo da operação está em segredo de justiça e pode ter ramificações em outras cidades de Alagoas.