Roberto Baia
Fogo amigo
Após a polêmica do programa Escola Livre, onde os deputados derrubaram o veto do governador e aprovaram pela segunda vez - durante uma sessão tensa realizada na última terça-feira, 26, o projeto do deputado Ricardo Nezinho, não se pode deixar de observar a existência de uma verdadeira queda de braço nos bastidores da política arapiraquense.
Forças contrárias
Pré-candidato a prefeito pelo PMDB, Ricardo Nezinho, talvez não tenha percebido que dentro do governo da prefeita Célia Rocha, sua principal aliada, e até do próprio PMDB, existem forças contrárias que tentam derrubá-lo.
União importante
A sua união com Yale Fernandes tem sido fundamental para enfrentar o “fogo amigo”, disparado por políticos e assessores mal intencionados que pretendem se perpetuar no poder e veem em Ricardo Nezinho uma espécie de entrave para suas pretensões gananciosas. Nezinho sempre agiu com independência e age com firmeza nas suas ações.
“Anjos do mal”
É certo que até a data das convenções partidárias, um grupinho, já denominado de “Anjos do Mal”, continue mostrando as garras, na tentativa desesperada para tirar o deputado do páreo e, assim, poder apoiar um nome que garanta a sobrevivência do “bando”, que tem usado as redes sociais para disseminar maldades contra o deputado. Pelo menos, Ricardo Nezinho e Yale Fernandes estão mais do que unidos, um fato positivo para enfrentar o “fogo amigo” e os adversários políticos que estão se articulando para disputar as eleições do dia dois de outubro próximo.
Um absurdo
O frigorifico Frigovale continua provocando problemas para o meio ambiente desde o seu funcionamento, no inicio deste ano, em Arapiraca. Na próxima terça-feira, 03, às 15h, está confirmada a realização de uma audiência pública, no plenário da Câmara Municipal, para discutir os transtornos para milhares de moradores e que estão sendo provocados pela empresa privada.
Sangue e restos de animais, que são abatidos diariamente, estão sendo jogados em lagoas de decantação, o causador do mau cheiro.
Audiência pública
A audiência pública, proposta pela vereadora Fabiana Pessoa (PRB), devem participar o secretário municipal de Meio Ambiente, Ivens Leão, o secretário municipal de Agricultura, Rui Medeiros, representantes do Ministério Público Estadual, Vigilância Sanitária, os dirigentes da Frigovale, representante dos moradores do conjunto Brisa do Lago e os vereadores arapiraquenses.
Prejuízos e doenças
Entre os assuntos a serem discutidos no encontro, estão os prejuízos apontados pelos marchantes, como também, o mal cheio que exala dos tanques de depósito de resíduo orgânico do frigorífico e gera poluição, forte mau cheiro para os moradores do Conjunto Brisa do Lago, que estiveram recentemente na Câmara Municipal de Arapiraca, pedindo aos vereadores o apoio para suas reivindicações.
De acordo com o pastor Marcelo, líder comunitário, o mau cheiro da Frigovale tem deixado várias pessoas doentes, que recorrem aos hospitais públicos para se tratarem.
Trabalhador de Arapiraca
A programação festiva pela passagem do Dia do Trabalhador teve início na manhã desta quinta-feira (28), com um café da manhã na sede da Casa Integrada do Trabalho, em Arapiraca. Centenas de trabalhadores e trabalhadoras participaram das atividades. Na ocasião a secretária de Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, destacou o quanto a cidade cresceu e gerou milhares de empregos em Arapiraca.
Tapera
Os moradores de São José da Tapera receberam esta semana o mutirão da Justiça Itinerante. Coordenada pelo desembargador Domingos Neto, a ação realizou 110 sentenças de conciliação nesta semana. Para o projeto foram designados cinco magistrados que conduziram as audiências. De acordo com o magistrado responsável pela ação foi atingido um percentual de 55% de conciliações.
Prevenção à violência
A promotora de Justiça da 38ª Promotoria de Justiça da Capital, Maria José Alves da Silva, ministrou nesta quinta-feira (28) a palestra “O trabalho no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a mulher: dificuldades e desafios”, que integra o quarto módulo do Curso de Capacitação para Prevenção da Violência contra a Mulher, realizado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
... O Instituto do Meio Ambiente (IMA) interditou, quarta-feira (27), o lixão do município de Rio Largo por funcionar de forma irregular, dispondo os resíduos a céu aberto, sem proteção, o que acaba atraindo aves e apresentando risco para o controle de tráfego aéreo, já que o depósito fica nas proximidades do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
...A prefeitura tem até 20 dias para regularizar a situação. Durante esse período, o município deve procurar o IMA e apresentar uma solução. A ideia é que o lixo recolhido na cidade seja direcionado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Pilar.
...Caso a prefeitura não apresente uma solução dentro do prazo estipulado, o IMA encaminhará uma cópia da documentação para os ministérios públicos Federal e Estadual, que devem ajuizar uma ação civil pública.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.