Alisson Barreto

OUVIR, ADORAR, COMER

Alisson Barreto 24 de fevereiro de 2016

Ouvir, adorar, comer

Por Alisson Francisco

Ouvir, adorar, comer.

Ouvir, ver, levar.

Essa é a sequência do amar!

Eis como buscar o Senhor!

 

Começa com a Mesa da Palavra, onde ouvimos e nos pomos de prontidão. Dali para a Comunhão é um passo, das leituras e proclamação seguimos para a Mesa da Eucaristia. É assim a nossa caminhada, na Missa, do ambão ao altar, eis um rito de perfeição!

A santa Missa tem dois ritos, que são duas mesas onde recebemos o Senhor. Primeiro, nós O ouvimos, nas leituras, juntamente com o cântico dos salmos e a proclamação do Evangelho. Daí, tendo recebido o “ruar” do Espírito, pela escuta da Palavra, dirigimo-nos ao altar do Senhor, onde podemos recebê-Lo no Pão do Céu, a Eucaristia.

Recebemo-Lo pelos ouvidos, olhos e paladar, sempre para no coração amar!

Para as mesas, nós sempre nos preparamos. Assim como lavamos as mãos para uma refeição, para a Mesa da Palavra, passamos antes pelo caminho da humildade, com o ato penitencial, complementando a Confissão. Para a Mesa da Eucaristia, preparamos os nossos corações com o ouvido, enriquecendo-nos com a Mesa da Palavra, coroamos as nossas ações.

Depois de comungar a Eucaristia, como uma sesta de meio-dia, temos o silêncio eucarístico. Tempo de entronização de Cristo no coração, absorção do Altíssimo, mergulho na Comunhão. Como o alimento se deixa consumir para nos fornecer os nutrientes; o Corpo de Cristo consome-se em amor por nós, ao recebermo-Lo, fornece tudo do que precisamos: o Cristo. O Amor Se deixa consumir para nos nutrir de amor e para Ele podermos ir!

E quando nutridos de Amor, cheios do Espírito Santo por recebermos Deus na Eucaristia, a luz de Cristo brilha em nós, Igreja, para levarmos a Cristo o mundo, levando o Amor, ajudando na salvação.

E se um dia cairmos em tentação, que não desanimemos com o chão, o Céu é o nosso lugar, para isso existe a Confissão. O que não nos será motivo de relaxar, pois Deus é justo e nos ensina a amar e isso nos afasta do pecar. Pois quem ama a Deus não se rende ao Mal, sabe que existe um rival, mas viver com Cristo é o seu lugar!

Esse é o convite que quero deixar, de o tempo quaresmal aproveitar e a Cristo se entregar!

Não desista de amar, não se permita desanimar! Deus é o Amor que nos quer resgatar!

Um forte abraço a todos!

Paz e Bem!

Maceió, 23 de fevereiro de 2016.

Alisson Francisco Rodrigues Barreto*

*Poeta, filósofo; bacharel em Direito, pós-graduado. Autor de A Palavra em palavras, na Tribuna (desde 2011) e do livro Pensando com poesia.