Edmilson Teixeira

Palmeira dos Índios – festa da ressaca

Edmilson Teixeira 16 de fevereiro de 2016

Palmeira de Fora foi invadida por uma multidão de foliões na tarde do domingo,  sedenta por frevo, axé, alegria e festa de rua. Estimativas da Polícia Militar apontam que, ao menos, 20 mil pessoas prestigiaram o evento, que foi comandado por Luciano Rei e orquestra, Doce Desejo e o cantor nacionalmente conhecido Galã, que inclusive têm raízes palmeirenses. Os alimentos arrecadados com a troca dos abadás serão destinados a várias entidades de caridade no município. O bom é que tudo transcorreu segundo a organização de forma pacífica e ordeira

Palmeira dos Índios – cultura

Durante seu agradecimento aos patrocinadores da festa, o fundador do bloco, jornalista e vereador, Júlio Cezar, destacou a importância do resgate da cultura palmeirense. “A riqueza de um povo é a sua cultura e isso não podemos deixar morrer, temos que resgatar. Sou apenas um simples vereador, essa festa não é minha, ela é feita com muito carinho para vocês. Agora, se for desejo de vocês e do coração de cada um aqui, ano que vem Palmeira dos Índios terá um Carnaval do tamanho que ela merece” garantiu.  

São Miguel dos Campos

Em São Miguel, o projeto Integração do Conhecimento  superou todas as expectativas em seu primeiro ano de execução. Somente no ano passado foram mais de 900  miguelenses qualificados, seguramente é um marco nas políticas públicas voltadas à qualificação de jovens e adultos da região. O projeto visa integrar de maneira inteligente os serviços nas unidades municipais de ensino digital, tudo em uma plataforma unificada e programática, tanto ao que se refere ao início conjunto das inscrições e aulas, como também de conclusão dos cursos

Região Norte

Entre os dias 25 e 28 deste mês, o artesanato  dos artistas da régio Norte de Alagoas estará nas vitrines durante a VI edição da Mostra Sesc de Artesanato. O evento acontece na unidade Sesc Guaxuma. A programação reúne  22 expositores que lidam com matérias-primas típicas como: madeira, fuxico, barro, palha e filé. As peças serão produzidas, exibidas e comercializadas com diversos tipos dentre elas: brinquedos de madeira, laços, carrinhos de coco, bonecas de pano, objetos decorativos de palha de ouricuri, luminárias de pvc, bordados, renascença, tanerife, entre outros. Além da exposição, a ação contará com atrações culturais. Acesso gratuito.

Santa Luzia do Norte  

Fátima Barros (PMDB) que foi prefeita de Santa Luzia do Norte,  está se articulando, a fim de garantir seu retorno ao comando da Prefeitura. Domingo promoveu na cidade, uma grande festa com um bloco carnavalesco na rua, que segundo ela, foi a farra da ressaca. A ex-prefeita tem o reforço do pai, Deraldo Lima um dos maiores líderes políticos da região. Já foi prefeito durante duas oportunidades.    

Carnaval

Por falar em Carnaval, o conselheiro Otávio Lessa, presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TC/AL), já adiantou que o órgão atuará firme numa operação, a fim de  apurar se houve abuso dos prefeitos  nos gastos com as festividades neste período carnavalesco. O pior é que na cara de pau, muitos gestores por aí que estão se pagar seus funcionários, sobretudo cargos de comissão, tiveram a ousadia de contratar bandas e mais bandas para os quatro dias de festa de momo. Tudo em nome da política nesse ano de eleição.

 

Maragogi

 

O tão espertado aeroporto de Maragogi ganha outra cena, em meio a essa expectativa de quando será construído. A recente diz que o aeroporto terá nova área para sua construção. A Secretaria de Aviação Civil, disse que o primeiro sítio escolhido, que consta no projeto inicial do aeroporto, encontrava-se em desconformidade com o modelo que atualmente é exigido pelo órgão, precisando, dessa forma, ser modificado.

Maragogi

 

Por essa razão, a Secretaria da Aviação Civil  elaborou um novo estudo de seleção de sítios, no qual a área definida previamente foi otimizada, sofrendo, assim, alterações devido a uma série de fatores como topografia, impactos ambientais e curva de ruídos, o que resultou em um novo espaço que ora dispõe de todos os pré-requisitos determinados pela SAC.

 

Importância

 

Para o prefeito de Maragogi, Henrique Madeira, o empreendimento representará crescimento e avanço na região. “Este aeroporto é essencial para o maior desenvolvimento econômico e turístico de Maragogi e de toda a região. Iremos trabalhar incansavelmente, para que as instalações sejam no nível que a cidade e nossos visitantes merecem”, afirmou. 

 

Mosquito 01

 

Sexta-feira em Maceió, secretários municipais e gestores de Saúde de Alagoas, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, discutiram em videoconferência realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems/AL) o alinhamento de ações para o combate ao aedes aegypiti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus, isento que tem preocupado autoridades públicas do país com o crescimento dos casos de microcefalia.

 

Mosquito 02

 

Na ocasião, a assessora técnica do Cosems/AL, Sylvana Medeiros, destacou que desde dezembro os municípios alagoanos vêm se mobilizando com mutirões de eliminação de criadouros, antes de a força-tarefa coordenada pela Defesa Civil entrar em ação. Um dos entraves que, segundo ela, tem dificultado o combate ao vetor transmissor destas doenças é a falta de uma política pública de saneamento ambiental.

 

Mosquito 03

 

O diretor do Cosems de Alagoas e integrante da Diretoria do Conasems, Alessandro Moreira, dirigiu a videoconferência e reforçou a importância destes debates para a interação entre estados e alinhamento de pensamentos para fortalecer a sala nacional de comando e controle de vetores. A secretária de Saúde de Matriz de Camaragibe, Nilza Malta, reforçou que, desde dezembro último, o trabalho entre agentes comunitários e agentes de endemias tem sido cada vez mais integrado.