Roberto Baia
Agenda cheia
O prefeito Yale Fernandes teve uma agenda de muitos compromissos durante a sexta-feira (12), em Arapiraca. Logo cedo, o prefeito em exercício visitou os canteiros de obras de reforma de 12 escolas em vários bairros da cidade.
No período da tarde ele teve uma reunião com marchantes, com o propósito de intermediar uma solução para o impasse com os empresários do frigorífico Frigovale.
Secretariado
Yale também se reuniu com todo o secretariado, agradeceu pelo apoio e pediu para fazerem o mesmo que ele: ir ás ruas ouvir o povo e atender às demandas dos moradores.
E na manhã deste sábado (13), o prefeito em exercício Yale Fernandes participa de um novo mutirão de combate à dengue e que terá a presença da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
Ataques de piranhas
Um fato inusitado está chamando a atenção dos moradores da cidade de Pão de Açúcar.
Em apenas dez dias, 24 pessoas foram atacadas por piranhas e deram entrada na Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos com ferimentos provocados por mordidas do peixe.
Foram mordidas
Os ataques estão sendo provocados pela piranha branca ou pirambeba, como é conhecida esta espécie de peixe.
As vítimas foram mordidas quando tomavam banho de rio, principalmente durante o período carnavalesco. e somente agora os casos chegaram ao conhecimento público.
Foi atacado
Segundo a diretora do hospital de Pão de Açúcar, um policial militar foi atacado por uma piranha e teve parte do dedo de um dos pés decepada pela mordida do peixe carnívoro.
Diarreia coletiva
Outro fato que está chamando a atenção da classe médica ocorre na cidade sertaneja de Delmiro Gouveia.
Mais de 200 pessoas foram atendidas com diarreia no hospital local.
As causas estão sendo estudadas por especialistas. O clima dessa época do ano e até a suspeita de água contaminada podem estar contribuindo para o registro dos casos de diarréia coletiva na cidade.
Mutirão
A Prefeitura de Arapiraca vai realizar neste sábado (13) mais um mutirão da dengue em nossa cidade.
A concentração se dará na Unidade Básica de Saúde (UBS) do João Paulo II, a partir das 8h. O bairro é um dos que mais apresentam presença do mosquito também causador da zika e da chikungunya.
Vai acompanhar
Na tarde de quinta-feira, 11, o prefeito Yale Fernandes (PMDB) contou que a secretária Nacional de Defesa, Regina Miki, estará acompanhando o mutirão. Os dois conversaram por telefone e definiram detalhes da operação.
Yale também se reuniu com o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, para traçar metas do mutirão. Na ocasião, ficou definida que a logística dos trabalhos se dará após reunião com todos os secretários nesta sexta-feira (12).
Grande ação
“Conversei com a Regina Miki e ela confirmou que estará em Arapiraca, numa grande ação que estamos fazendo com o Governo Federal. Será um dia muito importante, já que vamos chegar às casas de bairros mais afetados, como o João Paulo II e o Manoel Teles. Estamos fazendo nossa parte no combate ao mosquito, mas é preciso que cada cidadão faça a sua também, não deixando água parada em locais abertos. Contamos com a participação de todos nesse combate”, comentou o prefeito.
Índice alto
O índice de infestação na região é de mais de 12%. Para que este percentual diminua, a população deve colaborar deixando os agentes de endemias adentrarem suas residências para fazer o devido trabalho de prevenção e colocação de remédios em tanques e cisternas.
...Em entrevista exclusiva ao Portal 7 Segundos, o advogado de Joyce Soares, Kleber Brandão informou que só vai apresentar a cliente dele à justiça na próxima quarta-feira (17).
... Segundo ele, Joyce Soares, está sendo preparada psicologicamente para entrar em uma unidade prisional. “Ela só tem 20 anos, está fragilizada com a perda do filho, que era seu maior tesouro, e agora precisa se reestruturar emocional para essa injustiça que estão cometendo contra ela”, afirmou o advogado.
...Brandão informou também que já entrou com um recurso na Justiça para reverter o pedido de prisão preventiva contra Joyce. Ele acredita que o juiz Alberto Mesquita vai avaliar o recurso e revogar a prisão de sua cliente.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.