Roberto Baia
Réveillon de Arapiraca
O Réveillon de Arapiraca será no Bosque das Arapiracas, com a festa da virada que terá início na noite desta quinta-feira (31), a partir das 22h e só terminará na madrugada de sexta-feira, 1º de janeiro de 2016. Atrações musicais com a cantora Janaína, grupo de pagode Entre Nós e o forró elétrico da banda Fascínio, além da queima de fogos vão atrair muita gente para o Centro da cidade.
Para garantir a segurança das pessoas que irão festejar o Ano Novo no local, a Prefeitura de Arapiraca, por determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) e do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), o trânsito no Bosque das Arapiracas será interditado e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai monitorar o fluxo de veículos com um projeto de segurança viária.
Novo momento
Para a prefeita Célia Rocha, ter as famílias reunidas naquela área verde será o indicativo de um novo momento bem-aventurado para a cidade, assim como aconteceu no período do Natal.
"O sucesso da decoração natalina no Bosque das Arapiracas foi tão grande que decidimos estender aquele espaço para a festa do Réveillon", afirmou Célia Rocha.
Segurança no trânsito
O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, reuniu os departamentos de Trânsito, Engenharia de Tráfego e Fiscalização para elaborar a estratégia de segurança no trânsito em toda a área do Parque Ceci Cunha e Bosque das Arapiracas.
"A expectativa é de que muita gente compareça ao evento do Réveillon e estaremos com as equipes da SMTT para orientar os condutores e pedestres que forem assistir aos shows e a queima de fogos", disse Ricardo Teófilo.
Detalhes da interdição
O croqui elaborado pela equipe do Departamento de Engenharia de Tráfego da SMTT (Detra) mostra todos os detalhes da interdição do Bosque das Arapiracas como ruas interditadas, barreiras, rotas e desvios, além dos locais para veículos credenciados e taxistas.
Virada de ano
O Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da Promotoria de Justiça de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para disciplinar as festividades de virada de ano na região, entre eles o Réveillon dos Milagres. Representantes das três Prefeituras Municipais participaram da audiência pública e aceitaram as condições de realização dos eventos.
Melhoria da segurança
Na ocasião, foram determinadas regras para melhoria da segurança, obrigando os organizadores dos festejos a contratar seguranças em número suficiente, além de promoverem a instalação de câmeras no local. A guarda municipal dará apoio aos agentes de segurança pública, que contará também com reforço no policiamento ostensivo das Polícias Militar e Civil.
Modificações
O trânsito também passará por modificações. Será proibido estacionar nas vias principais e haverá espaços próprios para estacionamento de ônibus e demais veículos. Com apoio do Instituto do Meio Ambiente, a organização dos eventos intensificará o trabalho de educação ambiental e limpeza do lixo após as festas. O combate à poluição sonora e o respeito aos horários de inicio e fim das festividades também serão alvos de atenção especial por parte do poder público.
Ameaçado de extinção
O Pirá, espécie de peixe que só existe no Rio São Francisco, está ameaçado de extinção. Devido a ações predatórias e outros impactos ambientais, o peixe está desaparecendo das águas do Velho Chico. Uma campanha voltada para o salvamento do Pirá está sendo iniciada pela Codevasf nos estados de Alagoas e Sergipe, na região do Baixo São Francisco.
Repovoamento
Técnicos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, localizado município alagoano de Porto Real do Colégio, vão recolher 20 reprodutores do Pirá no Centro de Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Três Marias, em Minas Gerais. A partir de sua reprodução em laboratório, a Companhia busca realizar o repovoamento com alevinos dessa espécie em toda a bacia e, assim, salvá-la da extinção.
Fruto de parceria
A ação é fruto de parceria entre a Codevasf e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A expectativa é de que a mesma ação aconteça no início de 2016, nos municípios de Xique-Xique, na Bahia e Petrolina, no sertão pernambucano. Ouça o boletim da rádio Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf/reprodutores-da-especie-pira-serao-levados-para-alagoas-e-sergipe
... A partir de fevereiro de 2016, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas inicia o calendário de cobrança do IPVA, em atenção às mudanças na legislação aprovadas pela Assembleia Legislativa em outubro.
... Neste ano, será mantida a tabela com vigência entre fevereiro e junho, englobando duas placas por mês e possibilitando o parcelamento do imposto em até seis vezes sucessivas. Confira abaixo.
?... Entre as mudanças previstas para 2016, está a alteração do método para desconto no valor do imposto. A partir de agora, para ter direito ao desconto de 10%, os contribuintes com veículos de placa com qualquer final (0 a 9) devem realizar o pagamento em parcela única até o dia 29 de fevereiro. O boleto com desconto deve ser emitido no site da Sefaz www.sefaz.al.gov.br.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.